“A Europneumaq é um facilitador da compreensão das tecnologias industriais”

Com mais de duas décadas de existência, a Europneumaq está vocacionada para a resolução dos desafios apresentados pelos clientes, no que respeita à área da indústria. Para além de apostar na formação contínua dos colaboradores, preocupa-se com o seu bem-estar, garantindo as melhores condições no local de trabalho, conta Pedro Simões e Miguel Costa, sócios-gerentes da empresa.

Pedro Simões e Miguel Costa, Sócios-Gerentes

A Europneumaq tem mais de 20 anos de experiência no mercado e, desde então, apoia os projetos mais exigentes na área da indústria. Como caracteriza o percurso da empresa, ao longo das últimas duas décadas?

Ao longo dos anos, a Europneumaq reuniu um leque de fornecedores de alto nível para oferecer ao mercado tecnologia de ponta, vocacionada para a resolução dos desafios apesentados pelos clientes. Hoje, após mais de 20 anos no mercado nacional, somos uma empresa de referência junto dos nossos clientes.

Este ano, com a mudança de instalações e a criação de um laboratório de robótica, único a nível nacional, pusemos ao serviço dos clientes um vasto conjunto de ferramentas que nos permite demostrar as tecnologias da área da robótica, realizar ensaios e testar conceitos concebidos pelos clientes.

 

A empresa fornece aos seus clientes soluções integradas e equipamentos industriais e acredita que a produtividade é o que dá vida a uma indústria. De que forma procuram manter-se produtivos e estar continuamente a inovar?

A Europneumaq não é um integrador, mas sim um facilitador da compreensão das tecnologias industriais. Queremos ser a ponte entre o cliente final e os fabricantes de máquinas e integradores de sistemas.

As marcas que representamos foram alvo de uma seleção criteriosa onde um dos fatores determinantes foi a capacidade para solucionarem os problemas que a indústria portuguesa apresenta a nível da robotização móvel, colaborativa e convencional.

A nossa equipa de engenheiros mantém-se atualizada e detém conhecimentos técnicos aprofundados sobre cada modelo de robot, que é a única forma de conseguirmos assegurar um serviço de excelência aos nossos clientes.

No passado mês de novembro, inauguraram as novas instalações, destacando o novo Centro de Robótica. Qual a maior utilidade que este vai ter para os clientes da Europneumaq e que papel é que a empresa pretende assumir no futuro da iN?

A nossa missão como fornecedor e parceiro é, também, a de formar e demonstrar aos clientes e utilizadores finais as tecnologias de vanguarda.

Com este centro de robótica, o nosso objetivo foi o de criar um “Robot Academy” que irá permitir proporcionar a integradores uma formação de nível, substancialmente, mais avançado, certificando-os nestas tecnologias.

Neste laboratório, dispomos de vários demonstradores de aplicações que nos permite esclarecer dúvidas aos clientes, ensaiar conceitos de soluções e formar técnicos.

Numa palavra, descomplicar aos clientes a aplicação dos nossos produtos.

 

Os vossos principais pilares são a inovação e o know-how. São estes que fazem com que se tornem no parceiro ideal para concretizar as ideias dos clientes?

O nosso know-how advém diretamente das multinacionais que representamos, que têm uma grande capacidade de inovação. Os nossos colaboradores são capacitados com formação continua junto desses nossos parceiros.

Complementarmente, proporcionamos um serviço de consultoria que, entre várias outras vantagens, permite evidenciar aos clientes quais os processos mais rentáveis a robotizar. Ligamos esses clientes a fabricantes de máquinas nacionais, que estão devidamente formados nos nossos produtos.

 

Tendo em conta que a Europneumaq valoriza a inovação e está inserida num mercado em constante evolução, a aposta na formação permanente da equipa é um fator crucial?

A formação é um ponto fulcral num mercado sempre em mudança. Os nossos recursos são preparados através de planos de formação anual e de partilha de conhecimentos técnicos.

Temos também uma relação muito próxima com algumas universidades e institutos técnicos, com quem estamos a criar planos de estágio e workshops, entre outros eventos, para preparar os técnicos industriais do futuro.

 

 

Para terminar, gostaríamos de saber que projetos é que a empresa está a desenvolver e quais as expectativas para este ano de 2023.

A Europneumaq tem em curso um ambicioso projeto de I+D, ao abrigo da Agenda Mobilizadora em co-promoção com a Stellantis Portugual e o ISEC e estamos a ampliar, ainda mais, os veículos de colaboração com as universidades.

Este ano, vamos obter o Selo ID de reconhecimento de idoneidade para a prática de atividades de I&D atribuído pela ANI.

No plano industrial, 2023 tem potencial para ser um ano positivo. Os desafios a que a indústria portuguesa está a ser sujeita fazem com que o nível de oportunidades de robotização seja cada vez maior. E, nessa perspectiva, a Europneumaq está preparada para dar o seu contributo.

 

You may also like...