34 anos a transformar eventos em experiências únicas e exclusivas

Há 34 anos, a Casa do Marquês começou como um projeto familiar com uma visão ambiciosa: tornar cada evento único e inesquecível. Desde então, esta empresa líder no setor de catering e eventos em Portugal tem construído uma reputação sólida e estendido o seu alcance internacional. Em entrevista, Miguel Seijo, CEO da Casa do Marquês, revela os princípios que orientam a missão da empresa e a forma como a equipa mantem a excelência em tudo o que faz, desde a gastronomia à decoração e responsabilidade social. Na Casa do Marquês, a excelência é a norma e o memorável é garantido.

Miguel Seijo, CEO

 

A Casa do Marquês tem raízes profundas no cenário português. Como a empresa conseguiu se destacar no setor de catering e eventos em Portugal ao longo dos últimos 34 anos? Quais são os princípios e valores que orientam a missão da empresa?

A Casa do Marquês é um projeto familiar que nasceu da resposta à questão: “E se pudéssemos tornar cada evento único – seja um jantar, um casamento, ou uma celebração de grande escala?”. Foi, justamente, essa irreverência e ambição que nos permitiu construir uma reputação sólida no mercado e liderar o setor Catering & Eventos em Portugal desde 2000, com presença no mercado internacional. Somos orientados pelo compromisso com colaboradores e clientes, estando cientes da responsabilidade de estar presente nos momentos mais especiais das suas vidas. Promovemos a qualidade em tudo o que fazemos, a ética e transparência, e defendemos que a atenção ao detalhe é imprescindível para garantir a perfeição em cada serviço.

A Casa do Marquês destaca que a sua cozinha é o coração da organização, capaz de produzir mais de 3.000 refeições. De que forma esta capacidade desempenha um papel fundamental na qualidade e diversidade dos serviços de catering oferecidos? Como equilibram paixão e rigor na preparação de pratos para uma ampla gama de eventos?

É verdade que dispomos da maior cozinha industrial do setor em Portugal; são mais de 1400 metros quadrados que nos permitem ter uma capacidade de resposta assinalável. No entanto, considero que o coração da Casa do Marquês é a sua incansável equipa. Os nossos profissionais são multifacetados e aliam coordenação e criatividade, conseguindo reproduzir e entregar na perfeição uma criação gastronómica em dose industrial – sem perder o paladar, o requinte e o seu toque de individualidade.

A decoração desempenha um papel importante na criação da atmosfera de um evento. Qual é a abordagem da Casa do Marquês para tornar cada evento único e inesquecível em termos de design e decoração, atendendo às necessidades específicas de cada cliente?

Consideramos que a individualidade de cada evento é primordial e é nesse âmbito que inaugurámos o showroom, uma área onde os clientes podem realizar provas e experiências e testar cores e materiais para o seu evento. O nosso armazém dispõe de centenas de elementos decorativos personalizáveis, de acordo com as necessidades em questão. Adoramos idealizar conceitos e realizar festas temáticas, onde não há limites para a imaginação e todos os materiais são da máxima qualidade.

O aluguer de material e animação são conveniências valiosas para muitos anfitriões de eventos. Qual destes serviços é o mais procurado pelos clientes? E que elementos exclusivos a Casa do Marquês incorpora nestes serviços para se destacar no mercado?

O aluguer de material e animação estão incluídos nos nossos eventos e são igualmente procurados. Temos bons contactos e relações com artistas e músicos e uma vasta seleção de material que disponibilizamos, adicionalmente, para aluguer em eventos externos. É uma vertente mais secundária do modelo de negócio, que permite aproveitar o material que não está em utilização de momento.

A equipa da Casa do Marquês é fundamental para o sucesso da empresa. Como descreveria a cultura e o espírito da equipa que trabalha na empresa? E como a empresa promove o desenvolvimento profissional e a motivação dos seus colaboradores?

Promovemos uma cultura de proximidade e entreajuda. A nossa equipa é composta por mais de 100 profissionais especializados em diferentes áreas. Valorizamos a experiência e a sabedoria dos que estão connosco há décadas e fomentamos o talento e a criatividade das novas gerações. Os novos colaboradores passam por um processo de integração especializado: por exemplo, uma nova comercial irá passar um dia a trabalhar na cozinha e na pastelaria e outro no armazém e na hotelaria. O feedback tem sido muito positivo.

 

O setor de catering e eventos está em constante evolução. Como a Casa do Marquês acompanha as tendências e inovações no mercado para oferecer aos clientes experiências únicas e atualizadas? Há algum projeto ou abordagem inovadora que a empresa implementou recentemente?

Cada vez mais existe uma preocupação crescente com a saúde e a origem dos alimentos e aqui não somos exceção. Na Casa do Marquês optamos pelos produtos locais, sazonais e biológicos para a confeção de menus mais saudáveis, elaborados em parceria com Chefs renomados na indústria. Na era digital, onde tudo é partilhado, procuramos trabalhar o modo como apresentamos a comida e novos métodos para tornar os serviços mais dinâmicos e interativos. Queremos proporcionar emoções únicas aos nossos clientes e transformar cada serviço numa experiência sensorial, o que resulta inevitavelmente, em recomendações para familiares e amigos, e assim por diante.

A Casa do Marquês demonstra um forte compromisso com a responsabilidade ambiental e social. Quais as principais iniciativas e ações que a empresa tomou para minimizar a sua pegada ecológica e apoiar instituições de solidariedade social?

Estamos conscientes da influência da Casa do Marquês e, por isso, estabelecemos diversas medidas que contribuem ativamente para a sociedade. Neste momento, a nossa frota é 100% elétrica e optámos pelas energias renováveis com a construção de um telhado fotovoltaico. A nível social, doámos meio milhão de euros à REFOOD em 2019 e intervimos na comunidade de forma contínua através da entrega de alimentos a instituições de solidariedade.

São 34 anos de sucesso baseados na excelência, qualidade, inovação e dedicação. Quais são os planos e objetivos futuros da Casa do Marquês? Como planeiam continuar a aprimorar e expandir as ofertas?

Nos próximos 34 anos, desejamos solidificar-nos como uma empresa totalmente “verde”, na vanguarda da tecnologia e da alta cozinha, ampliar a nossa presença no meio digital e continuar a representar o nosso país em eventos internacionais. Foi a cultura de “sim ao sim” que nos possibilitou participar na organização do Estoril Open, do Euro 2004, do Tratado de Lisboa e da Cimeira da Nato – e ansiamos pelos próximos desafios e surpresas que nos aguardam no futuro.

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