“Oferecemos ao cliente um fato feito à medida”

Nesta entrevista, explorámos a forma como a Buildcode se destaca no domínio da tecnologia da informação. O CEO, Luís Ferrete, revela os marcos da empresa, as parcerias estratégicas e a visão para o futuro que mantém a Buildcode no topo das tendências tecnológicas.

 

Luís Ferrete, CEO

O Luís tem um percurso de mais de 20 anos no setor de tecnologia da informação. Como o seu vasto conhecimento influenciou a identidade da Buildcode e a abordagem da equipa? Quais os marcos significativos na evolução da empresa?

Mais do que a minha experiência profissional, diria que a génese da minha educação e vivência influenciaram mais na identidade da empresa e aí tenho de destacar uma pessoa ímpar na minha vida: o meu avô, um homem de família, político e empresário de sucesso que sempre se preocupou com as pessoas e trabalhou em prol delas. É neste exemplo que me espelho, seja com colaboradores, parceiros, clientes ou fornecedores. Aliado a isso, valores como honestidade, responsabilidade, respeito e humildade, que me foram transmitidos pela minha família, são fundamentais na cultura da Buildcode. Estes princípios refletem-se na identidade da empresa e contribuem para uma taxa de retenção de clientes elevada. Ao longo destes 20 anos, a minha maior experiência profissional tem sido a construção de relações duradouras com clientes que me acompanham desde o início da minha atividade, isto acontece porque os valores pessoais e profissionais que defendo transmitem-lhes total confiança e só conseguimos ter soluções tecnológicas inovadoras quando temos clientes que confiam em nós.

A Buildcode é uma empresa jovem, criada em meados de 2016, como empresa incubada no Citeve, em Vila Nova de Famalicão. Um dos nossos maiores marcos foi no início de 2020 quando saímos do Citeve para uns escritórios próprios, com uma área total de 140m2 e com muita luminosidade, no centro de Vila Nova de Famalicão, próximo ao Parque de Sinçães. Outro marco importante foi em 2018, quando fomos distinguidos pela Primavera BSS como Fast Shining Award no evento Primavera Partner Award, não apenas pelo reconhecimento, mas também porque a Primavera era e continua a ser o nosso maior parceiro de negócio. Mais recentemente, em 2021, demos um passo importante na estrutura da empresa ao estabelecer um departamento de marketing, criado com o objetivo de oferecer determinados serviços aos nossos clientes com base na nossa própria experiência. Para além disso, é um apoio para a nossa área de desenvolvimento interno, ao permitir que os nossos desenvolvimentos e aplicações tenham outra preocupação com a imagem, funcionalidade e design. Por último, 2022 foi o ano da nossa internacionalização para o mercado de Cabo Verde, como suporte de segunda linha e desenvolvimentos específicos para um parceiro Primavera local.

A Buildcode tem um compromisso forte com a inovação. À medida que a tecnologia evolui rapidamente, como a empresa se mantém à frente das últimas tendências e inovações no setor?

Estar sempre na vanguarda da inovação não é uma tarefa fácil! Temos alguns fatores que nos ajudam a manter este forte compromisso, desde logo os nossos clientes que, muitas vezes, nos desafiam, ou por vezes aceitam desafios connosco. Outra forma é através dos nossos fornecedores, que nos dão a oportunidade de conhecer, aprender e aprofundar as últimas inovações tecnológicas. A formação é também um fator importante para consolidar os conhecimentos e, nesse sentido, investimos em formação anual para os nossos colaboradores. A relação próxima que mantemos com algumas universidades permite-nos acompanhar as tendências académicas na área e, por último, também vou lendo algumas revistas da especialidade que me informam sobre o que se vai fazendo nesta área em outros países.

O valor é um dos princípios fundamentais da empresa. Quais os principais serviços que a Buildcode oferece e os benefícios que trazem para os clientes? Como a empresa se diferencia ao fornecer soluções de tecnologia inovadoras?

Os serviços que prestamos aos clientes são idênticos aos que outras empresas da nossa área apresentam. A nossa diferenciação reside no nosso compromisso para com os clientes. Mantemos valores pessoais e comerciais que, atualmente, são cada vez mais raros, esse é um dos fatores que nos diferencia. Centramos o nosso negócio no cliente e temos a pretensão de ser o seu único parceiro tecnológico. Tentamos que o cliente apenas tenha um interlocutor das suas necessidades, depois os serviços ou produtos podem ser comercializados e realizados diretamente pela Buildcode ou por outros parceiros nossos. Por exemplo, se uma fábrica pretender digitalizar o seu processo produtivo, nós fazemos a consultoria das necessidades e levantamento dos requisitos, ajudamos a melhorar processos e dinâmicas na empresa, comercializamos, implementamos e damos suporte ao software, mas depois podemos adicionar parceiros para auxiliar em áreas específicas, como financiamento do projeto ou atualização de infraestrutura elétrica e de rede. Este é o valor agregado que oferecemos. Para além disso, outro fator diferenciador é o facto de valorizarmos e vermos cada cliente como único: fazemos uma análise individual de cada cliente. Cada proposta de valor é personalizada.

A empresa atende a uma variedade de setores, desde indústria e construção até hotelaria e restauração. Como a Buildcode adapta as suas soluções de tecnologia para atender às necessidades específicas de cada setor?

O principal fator é a nossa equipa multidisciplinar, com apetência e vontade de adquirir novos e constantes conhecimentos. Além disso, estabelecemos parcerias estratégicas de forma a abranger várias áreas. Embora muitas empresas também o façam, a minha origem na área de desenvolvimento permite-nos oferecer customização e desenvolvimentos específicos para cada cliente, no fundo oferecemos ao cliente um fato feito à medida. Cada cliente é único, independentemente do seu setor de atuação, e, por isso, analisamos individualmente as suas necessidades. Enfrentamos desafios comuns, mas as especificações variam de cliente para cliente, muitas vezes influenciadas pelo setor de atuação. Por exemplo, temos um produto que nasceu de uma necessidade específica de um cliente, que desejava controlar o número de horas consumidas por cada colaborador em cada obra para melhorar o controlo de custo/beneficio por projeto. Mais tarde, percebemos que essa necessidade era comum no setor e convertemos uma necessidade específica num produto genérico, que se tornou um sucesso. O desafio central é compreender quais são as principais dificuldades do cliente e encontrar maneiras de resolvê-las.

A Buildcode tem estabelecido parcerias estratégicas com empresas líderes, como a Microsoft, Primavera e Wintouch. De que maneira estas parcerias beneficiam os clientes e contribuem para a oferta de soluções tecnológicas avançadas?

Quando estabelecemos essas parcerias, tínhamos necessidades claramente definidas, as quais ainda são relevantes até hoje. As parcerias mencionadas foram estabelecidas por razões distintas. No caso da Primavera, quando criei a Buildcode, muitos dos clientes que me acompanharam já utilizavam o software Primavera nas suas organizações, fazendo desta parceria uma necessidade. Além disso, a Primavera é altamente competente e flexível em termos de customização, o que o tornou o nosso software de eleição, integrado à nossa abordagem centrada no cliente. Em relação à Wintouch, procurávamos um software mais acessível em termos de preço para atender a determinados negócios e, ao mesmo tempo, um software que pudesse se adaptar a outras áreas específicas que o Primavera não abrangia, como o setor hoteleiro. A parceria com a Microsoft surgiu pela necessidade de estarmos ligados à empresa, devido à nossa componente de desenvolvimento que, maioritariamente, é feita para plataformas da Microsoft. Em todos os casos, a imagem de marca e a credibilidade no mercado desempenharam um papel importante, fortalecendo a posição da Buildcode, enquanto empresa jovem e sem grande historial.

Como CEO da Buildcode, quais são os principais planos e visões que tem para o futuro da empresa? Quais são as tendências emergentes?

Nesta área, aprendi a encarar o futuro a curto prazo. As mudanças ocorrem rapidamente e, nos últimos 20 anos, a evolução foi de uma velocidade esgotante. Atualmente, fala-se muito em inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), computação em nuvem, big data, analytics, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Estas tecnologias são atuais, mas muitas delas ainda não foram totalmente exploradas e outras estão em estágios iniciais de aplicação. Aliado a isso, a principal tendência tecnológica estratégica para o futuro é a hiper-automação. Esta tendência já está em andamento, uma vez que a hiper-automação combina tecnologias como a inteligência artificial com a gestão de processos de negócios e Machine Learning. Já trabalhamos com muitos clientes que adotaram sistemas cloud e sistemas híbridos. Também colaboramos com clientes em áreas como produção, onde implementamos soluções com IoT, e na logística e distribuição, exploramos a big data e analytics. A curto prazo, prevejo a realização de novos projetos em inteligência artificial e realidade virtual, e acredito que, no futuro, sejamos desafiados a projetos de hiper-automação, que considero o caminho natural para muitos clientes. Em relação ao nosso plano empresarial, concluímos o processo de internacionalização no ano passado em Cabo Verde, representando 3% da nossa faturação em 2022. Prevemos ultrapassar esse valor este ano e, até 2024, concluiremos a internacionalização no mercado espanhol e francês.

 

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