30 anos de Vila Vita Parc
Kurt Gillig, Diretor-Geral, revela que é o serviço, a qualidade e a individualidade de resposta que fazem realmente a diferença no seu hotel.
Este ano comemoram o vosso 30º aniversário. Qual o balanço que faz do “caminho” que têm vindo a trilhar e de que forma é que este marco está a ser assinalado?
Estamos a chegar a uma segunda fase da nossa vida e essa transição mereceu uma grande celebração. Durante 30 semanas, realizamos 30 eventos para celebrar os 30 anos de atividade, com variadas temáticas, embora a gastronomia tenha sido, sem dúvida, alvo de destaque. Reunindo todos os eventos, conseguimos contar com a presença de mais de 50 estrelas Michelin, portuguesas e vindas também de todo o mundo! O feedback não podia ter sido melhor.
Mostra-nos que temos estado e continuamos na direção certa. Seguimos, não só a visão do nosso fundador – e agora, da segunda geração – mas também temos vindo a melhorar, todos os dias, a qualidade do turismo e do serviço hoteleiro em Portugal, com a equipa que temos na unidade. O que fizemos há 30 anos, ao construir uma propriedade como o Vila Vita Parc, com 22 hectares de terreno, teve sempre grande impacto, que acabou por se acentuar nos últimos 24 meses. Os clientes gostam, cada vez mais, de ter um espaço privado num resort como o nosso. Também fizemos várias mudanças, por exemplo, no caso da gastronomia, começámos com cinco restaurantes e agora temos onze; tínhamos cerca de quatro bares e agora temos nove.
A própria procura tem vindo a mudar, sobretudo nos últimos anos, e, por isso, devo dizer que mais do que as infraestruturas do hotel, são o serviço, a qualidade e a individualidade de resposta que providenciamos que fazem a diferença. E este serviço só é possível com uma equipa que tem uma relação de lealdade, criada com o tempo, com a empresa e entre si. Tem havido um grande trabalho nesse sentido também.
Para aqueles que ainda não vos conhecem, apresente o Vila Vita Parc e enumere as suas mais-valias. Sabemos que a localização privilegiada, a oferta gastronómica e os programas de saúde (Vital Wellness) são algumas delas…
O conhecimento que fomos adquirindo, ao longo destes 30 anos, ajudou-nos a construir o cenário, as infraestruturas e as condições apropriadas para falar ao segmento de cliente que pretendemos alcançar. De momento, temos cerca de 17 tipologias de quarto, mas também temos uma creche, um Kids Club, um Teenage Club, um Spa by Sisley Paris, complexos desportivos, as lojas V-Life. Hoje, possuímos 11 restaurantes, um deles com duas estrelas Michelin – o restaurante Ocean e quatro fora do resort, distribuídos por Porches e o nosso Armação Beach Club, na Praia de Armação de Pêra. Este ano, abrimos a V-Club Disco e adquirimos mais dois iates, completando uma frota luxuosa de quatro e adicionámos o emblemático palacete Red Chalet à nossa coleção de villas privadas – a Vila Vita Collection.
Tudo isto cumpre com as expectativas de quem escolhe um resort numa região de praia e no sul da Europa. No entanto, hoje em dia, já não é apenas o que distingue um resort de 5 estrelas e membro da The Leading Hotels of the World. É sim, e esta é a mais-valia, tudo o resto que se pode acrescentar para tornar a estadia única, criar memórias. Tem haver com o serviço, a qualidade e a possibilidade de personalizar a resposta bem como as experiências. Vemos o hóspede de forma muito individual. Os perfis têm vindo a mudar, as gerações também mudaram. Não querem ficar apenas no resort, vêm com uma ideia do que querem fazer e, sobretudo, consumir. A quantidade deu primazia à qualidade. Como conhecer melhor o destino, a cultura, a gastronomia, saber de onde chegam os ingredientes nas experiências culinárias que oferecemos, passaram a ter mais importância e o Vila Vita providencia várias possibilidades que dão a conhecer a região e tudo o que tem para oferecer.
Algo que também vos caracteriza é o facto de proporcionarem momentos únicos aos vossos hóspedes. Destaque alguns dos eventos que irão realizar nos próximos tempos.
As atenções estão agora viradas para o Natal e passagem de ano. Preparámos um programa muito especial para a época festiva e temos algumas ideias delineadas, embora não possa, para já, revelar muitos detalhes. Inspiramo-nos no evento Passionate about Algarve que possibilitou dar palco ao que de melhor se faz no Algarve. Além disso, iremos contar com alguns eventos temáticos.
O Natal e a Passagem de Ano são sempre uma altura em que o Vila Vita fica novamente no pico de ocupação. O programa é aberto ao público. Todos são bem-vindos a festejar connosco e podem reservar apenas os restaurantes, sem ter necessariamente de ficar alojados no resort. Para a noite de passagem de ano, destaco sempre a grande festa que é o jantar da Grande Gala de Reveillon. Chegada a meia-noite, há fogos de artificio que podem ser apreciados nos jardins a dar as boas vindas ao novo ano. E para os mais corajosos, a noite continua com muita dança na nossa V-Club Disco com os DJ’s residentes.
Lagoa obteve o título de “Melhor Município para viver” em Portugal, atribuído pelo INTEC (Instituto de Tecnologia Comportamental). Na sua opinião, quais as condições que fazem com que as pessoas consigam ter uma excelente qualidade de vida em Lagoa? É uma vantagem para o Vila Vita Parc estar localizado em Lagoa?
A localização não poderia ser outra, faz parte da identidade do Vila Vita. O Algarve, em geral, descobriu-se a vários níveis. Ainda existe o Algarve autêntico, em que as pessoas querem usufruir e conhecer. Tem vindo a ser feito um trabalho em várias frentes, que valoriza ainda mais a região, isso tem-se também revelado através das várias distinções que recebe. As infraestruturas e condições disponibilizadas e existentes permitem realçar a riqueza e diversidade do município, tornando-o mais atrativo para o aparecimento de novos negócios e investimento. Por exemplo, há uma outra dinâmica ao nível da produção biológica e agrícola, há uma boa produção de vinho e azeite, o que também mostra a influência do turismo. Pequenos restaurantes, tascas e espaços de praia utilizam, cada vez mais, produtos locais e valorizam a sua identidade. Por outro lado, deixa-me muito contente ver que a região é tão atrativa para jovens, millennials e nómadas digitais. A experiência no Vila Vita passa muito pela envolvência onde se encontra e em promovê-la, incentivando e dando resposta à procura por parte dos clientes em sair do resort e saber mais sobre onde estão. É assim importante que reunamos esforços em valorizá-la e, sobretudo, preservá-la, mantendo o que a torna única, o que numa perspetiva de economia circular contribui para manter e melhorar a qualidade de vida de todos.
Reconhecido por todos como um dos mais notáveis resorts em Portugal e membro dos The Leading Hotels of the World, o que é que ainda há por fazer? No futuro, o que podemos esperar do Vila Vita Parc?
No Vila Vita nunca paramos. Inovação é a palavra que nos define. Temos ainda muitas coisas pensadas e projetos que queremos começar, afinal nunca é tarde para melhorar. A médio prazo, diria que gostaríamos de fazer algumas renovações, por exemplo, em alguns quartos, implementar uma nova área de wellness e dar início a novos investimentos.