27 anos de sucesso e inovação na arquitetura
Com uma trajetória de 27 anos marcada pela competência e resiliência, o Atelier Teresa Correia, sediado em Faro, destaca-se como referência na elaboração de projetos de arquitetura e urbanismo. Enfrentando desafios numa região com escassez de recursos, a empresa desenvolve-se pela sua filosofia transparente e de compromisso com a satisfação do cliente.
O Atelier Teresa Correia surge em Março de 1996, com sede em Faro, com o objetivo principal de elaborar projetos de arquitetura e urbanismo. Volvidos 27 anos, que balanço faz do percurso efetuado? Que filosofia e valores têm sustentado o vosso sucesso?
O Atelier desenvolveu-se ao longo dos anos, no Algarve, crescendo em pessoas e tecnologia, tendo sobrevivido a diversas crises, tanto de contexto externo como interno numa região em que existe carência estrutural de recursos humanos.
Neste momento, destaca-se pela sua competência, face à experiência adquirida nesses 27 anos, procurando em termos de filosofia e valores, uma atuação verdadeira e transparente com o cliente desde o primeiro dia. A resolução de problemas mesmo que inesperados são uma constante, mantendo sempre uma resposta dentro dos prazos acordados previamente.
Somos bastante flexíveis nas opções de projeto, procurando disponibilizar aconselhamento técnico e orientação para um promotor, seja privado ou público, tanto do ponto de vista legal/administrativo, como de viabilidade económica, como de integração na paisagem urbana ou natural, estéticos e não menos importantes, orçamentais.
Quais os serviços disponibilizados pelo Atelier Teresa Correia e como é que a empresa se distingue num mercado cada vez mais competitivo e global? Que projetos poderá destacar como mais desafiantes?
O Atelier Teresa Correia desenvolve projetos em diversas áreas, como seja urbanismo, reabilitação, habitação e equipamentos sociais, tendo criado competências específicas face à pesada legislação que Portugal tem. Temos também investido seriamente em tecnologia BIM, ou seja, na formação e nas pessoas para preparar a transição do Autocad para o Archicad, pelo que as apresentações em imagens virtuais elucidam o cliente de outra forma. Dentro dos projetos mais desafiantes, destacam-se a construção de 64 fogos habitacionais na Urbanização Clona, sendo alguns a custos controlados e ao abrigo do 1º Direito para o Município de Loulé, a Renovação das Residências da Universidade do Algarve, assim como a construção nova de uma Residência de Estudantes Privada, em Faro, um Estabelecimento Hoteleiro Isolado, do tipo Hotel Rural em Monte de Cadavais, em Alcoutim, a Instalação de um Lar de Idosos na Torre Natal, um Plano de Pormenor para Zona Comercial em Bias do Sul em Olhão, entre muitos outros.
O Atelier Teresa Correia foi distinguido, em 2022, com o prémio TOP 5% das melhores PME de Portugal. Qual a importância deste prémio para a empresa e para os seus colaboradores? Quais as estratégias implementadas para alcançar esta distinção?
O prémio é muito importante, porque nos posiciona face às restantes empresas, e cria estímulo a todos os envolvidos, tanto para a administração como para os colaboradores. As estratégias são sobretudo ao nível da gestão e da organização sistematizada, definição de tarefas objetivas a cada elemento da equipa, e muita coordenação entre parceiros externos e internos e cliente.
Quais os objetivos assumidos em termos de futuro? Qual a estratégia estabelecida para continuarem a ser a escolha dos clientes e a seguir um caminho de qualidade e excelência?
Os objetivos assumidos em termos de futuro consistem essencialmente numa maior transição para o sistema BIM de elaboração de projetos, e simultaneamente, na diversificação de competências dentro do Atelier. Pretende-se criar impacto em termos de apresentação ao cliente, e por outro lado, um ainda maior acerto no cumprimento de prazos.
A estratégia será alargar geograficamente o nosso campo de atuação, podendo vir a ter parceiros em Lisboa, Porto, e outras regiões, mas selecionando os projetos em que somos melhores. Por outro lado, a construção de uma equipa tão mais qualificada quanto possível, apostando na formação, tecnologia e gestão. A comunicação é também um fator relevante, a não descurar.