Gabinete de Projeto que recicla Burocracia
Leonel Godinho, Engenheiro Civil e Fundador da empresa, evidencia em entrevista à Revista Business Portugal, que a LGR distingue-se por “reciclar burocracia”, isto é apresenta todos os serviços necessários para a realização de projetos e de acompanhamento de obra.
A LGR – Sociedade Unipessoal, Lda nasceu em 2009. Como caracteriza o percurso de crescimento e evolução ao longo destes 14 anos? Que princípios têm sido basilares para o sucesso da empresa?
O percurso da empresa, foi de crescimento contínuo, durante estes anos, no âmbito das valências que oferece, começando pela arquitetura e engenharia, evoluindo depois para todas as especialidades que envolvem projetos e obras de construção, legalização ou remodelação.
Foi notória a necessidade por parte do CEO da empresa, de implementar uma solução empresarial integrada, que viesse colmatar a lacuna existente neste nicho de mercado com especial relevo no Alentejo, sendo este facto constatado ao longo do período de vida da empresa, pela procura dos serviços que a LGR oferece, de novos clientes e novas apostas em processos e projetos dos mais variados ramos de negócio.
Para este facto a empresa constitui uma equipa técnica ampla, variada, diversificada e com competências e qualidades comprovadas. Os princípios basilares que sempre moveram esta empresa e a promoveram, foram a competência e procura de responder às questões dos clientes, de forma satisfatória, no âmbito das suas mais variadas questões, tentando sempre encontrar soluções que resolvam, da melhor maneira, os problemas inerentes à área de atuação da empresa.
Qual a panóplia de serviços disponibilizados? O que diferencia a vossa abordagem para com o cliente? Que outros fatores são distintivos num mercado cada vez mais competitivo?
A LGR distingue-se por “reciclar burocracia”, ou seja, apresenta todos os serviços necessários para a realização de projetos e de acompanhamento de obra, que vão desde os projetos de arquitetura, especialidades de engenharia nas mais variadas áreas, avaliações imobiliárias, fiscalização de obras, serviços de topografia, certificação energética, segurança e manutenção de prédios rústicos e urbanos, orçamentação e candidaturas a projetos comunitários.
O tipo de obra que mais tem desenvolvido, são habitação, unidades de turismo, unidades de apoio social e obras em explorações agrícolas que vão desde armazéns, barragens, caminhos aos próprios corrais dos animais.
Paralelamente aos serviços prestados, disponibiliza ainda prédios urbanos e rústicos que disponibiliza para projetar os sonhos dos seus clientes, com especial destaque para o Alentejo.
A empresa dá também primazia ao acompanhamento dos clientes principalmente no apoio e na resolução por vezes complicada, de corrigir e retificar documentos das parcelas de terreno e frações urbanas junto dos organismos competentes, criando desta forma uma relação de proximidade com os problemas e dúvidas dos mesmos.
A LGR foi distinguida com o prémio TOP 5% das melhores PME de Portugal. Qual a importância deste prémio para a empresa e para os seus colaboradores? Quais as estratégias implementadas pela empresa para alcançar este reconhecimento?
A importância deste prémio para a empresa é enorme, pois demostra que o trabalho que tem vindo a ser efetuado, tem dado os seus frutos ressorvendo os desafios que nos são colocados. E que uma empresa que presta serviços de forma integrada e completa também consegue vingar no mercado de trabalho, mesmo localizada numa pequena aldeia do interior do país no Alentejo, chamada Barrada, próxima do Castelo de Monsaraz.
É, fundamentalmente, relevante para todos os colaboradores da empresa este reconhecimento, pois serve de motivação para continuar a desenvolver um trabalho abrangente com dedicação, cada vez maior aos clientes, porque temos consciência que é um trabalho que nunca está completo.
Em termos de futuro, que objetivos pretende alcançar? Qual a estratégia desenhada para continuarem a ser a escolha dos clientes e continuar o trilho de crescimento?
Em termos de futuro, a empresa pretende desenvolver e consolidar as valências que já disponibiliza, os serviços de apoio aos clientes, mas sempre com o intuito de modernização e aplicação de novas tecnologias que permitam respostas mais exatas, concretas e satisfatórias, no âmbito do mercado competitivo da construção e dos projetos de desenvolvimento. A estratégia de crescimento e desenvolvimento, passará também pela abertura de novos espaços de trabalho, com o objetivo de promover e angariar mais clientes, proporcionado um acompanhamento ainda mais próximo.
Acreditamos que os tempos atualmente estão a mudar, cada vez mais se pretende qualidade de vida com tempo de qualidade, baseando-nos na sustentabilidade económica e ambiental.