25 anos a transportar emoções
No ano em que a FEMA Transportes Express & Logistics celebra 25 anos de sucessos no sector dos transportes, o rosto da empresa, Paula Mainini, esteve em entrevista com a Revista Business Portugal. Depois de verificar um crescimento sustentado, a FEMA continua a crescer e, nesta data especial, assinala ainda mudança e prosperidade.
Paula Mainini é o rosto e o coração da FEMA Transportes Express & Logistics, marcando a diferença num sector maioritariamente liderado pelo sexo masculino. O que a inspira e motiva diariamente enquanto mulher e profissional? Como se define enquanto gestora e empresária?
Há cada vez mais consciência acerca da igualdade de género no mercado de trabalho e considero isso justo. Se puder contribuir e inspirar outras mulheres a realizar os seus sonhos, sou muito grata.
Não sei se o facto de ser mulher foi absolutamente determinante para o sucesso da FEMA. Aprendi com a minha experiência e acreditei, desde muito cedo, que podia vingar no mercado dos transportes, devido aos valores que defendo: a minha atitude, coragem, criatividade, o foco – principalmente no cliente –, paixão e o lado emocional. Tanto que, aos 25 anos de empresa, das milhares de mensagens que recebo, recebi uma que é o símbolo disso mesmo: “A FEMA não é uma empresa de distribuição de mercadorias, é uma empresa de distribuição diária de emoções!”.
Defino-me como uma lutadora e o que me faz levantar da cama todos os dias é a missão de fazer a diferença na vida dos meus clientes e da minha equipa. Tenho a sorte de fazer o que gosto e o retorno está à vista. Pelo serviço personalizado e a intenção de ajudar sempre o cliente, com a melhor solução e parceria focada nas suas necessidades. O meu sucesso é graças também a eles e, ao longo destes anos, pessoas importantes passaram pela minha vida, deixaram a sua marca e ainda fazem parte dela. Estes 25 anos também foram construídos com o meu trabalho e da minha equipa, que prezo pelas relações e ambiente que criamos, a liberdade de partilha de ideias, o bem-estar, o espaço de conforto e motivação diária: essenciais para podermos encarar as adversidades fortes e dar o melhor pelos nossos clientes.
Sou, acima de tudo, extremamente grata por tudo. Tem sido uma jornada árdua, mas maravilhosa.
A liderança no feminino centra-se na capacidade de resolução de problemas de forma criativa e inovadora, com autoconfiança, espírito de iniciativa, influência e resiliência, sem esquecer o poder da comunicação. Revê-se nestas palavras e características?
Claro que me revejo. Numa visão mais abrangente, essa tem sido a chave do nosso sucesso.
Pretendo salientar que todas estas características são o culminar do que na base, para mim, é o segredo da liderança: comunicação. Na verdade, é aquilo que fazemos a toda a hora: comunicar entre clientes e equipa de trabalho. E é isso a chave para lidarmos com as exigências do dia a dia, com uma atitude proactiva.
Há 25 anos que a FEMA conquista o sector dos transportes e logística, proporcionando aos seus clientes um completo leque de serviços. Que balanço faz deste percurso e o que representa para si esta efeméride?
É, de facto, um marco muitíssimo importante para nós. Não só sinónimo de sobrevivência e resiliência, mas também de prosperidade e inúmeras conquistas.
Como disse, gosto muito do que faço e em tudo sempre procurei soluções, qualidade – em suma, valor acrescentado ao existente no mercado. Os resultados e todos estes anos são reflexo de trabalho diário, nunca baixar os braços nas mais pequenas coisas.
O balanço é extremamente positivo e gratificante pelos clientes que apostam e confiam em nós, pela família e pelas relações humanas que foram e são criadas todos os dias. A FEMA é tudo isso. E se isso é sucesso, então tenho o privilégio de ser uma mulher de muito sucesso.
O capital humano é um fator crucial em qualquer empresa e a FEMA demonstra isso mesmo, sendo uma empresa familiar que criou no seu núcleo de colaboradores uma família, potenciando o seu talento e criatividade. Podemos dizer que o ADN da FEMA são as pessoas?
Respondo a esta pergunta com o meu eterno paradigma: o valor das empresas está nas pessoas, não apenas em mim.
Tenho a sorte de ter uma equipa extraordinária que permanece a meu lado, na partilha de valores e visão, lutamos e aprendemos, crescemos juntos todos os dias. Todos nós gostamos de superar desafios e de crescer e isso gera felicidade e faz-nos sentir realizados, enquanto empresa, enquanto equipa, enquanto pessoas. A FEMA é o espelho disso mesmo. Acrescentando o conhecimento, a formação, a paixão e motivação das pessoas que escolhi para a minha equipa conseguimos, fortes e unidos, ir ao encontro da melhor solução para os nossos clientes. O capital humano é a essência e é essa sensibilidade para com as pessoas e o saber ouvir cada cliente com essa consciência que conseguimos ouvir as suas necessidades e servi-lo da melhor forma possível, rumo à sua satisfação.
A FEMA disponibiliza aos seus clientes um vasto leque de soluções de expedições de modo a garantir um serviço à medida das suas necessidades. Como define o vosso portfólio de serviços e soluções? Quais as mais-valias que estes apresentam?
Este é um caso em que a resposta se encontra na pergunta se separarmos a palavra: soluções. O objetivo será sempre ter nos nossos serviços a solução para os nossos clientes.
A visão que temos montada em sintonia com esta intenção de ter uma solução adaptada e personalizada para os nossos clientes, permite-nos criar uma estrutura e serviços à medida. O aumento do mercado do e-commerce com a forte necessidade de exportação, faz com que a FEMA trabalhe de forma a abranger nos seus serviços expresso soluções globais tanto para as suas necessidades expresso no mercado nacional, mas também para o mercado internacional.
A evolução é uma constante e as necessidades dos clientes também, por isso sabemos da importância de nos reinventarmos sempre, ainda hoje o fazemos, porque temos o cuidado de ouvir o nosso cliente.
Salientar por isso que, cada vez mais, o nosso pensamento tem que se focar na necessidade e no produto do nosso cliente e muitos dos projetos necessitam de um pensamento menos lógico. Para estes casos, temos as nossas soluções fora da caixa, com o nosso departamento de serviços especiais, nos quais personalizamos um transporte à medida do que o cliente precisa.
A mais valia é encontrar na FEMA uma empresa com uma enorme flexibilidade para se tornar um processo integrado da sua Supply Chain.
Ao longo do seu percurso, a FEMA tem evidenciado o seu carácter inovador, dinâmico e empreendedor. Na sua ótica, o que diferencia a FEMA num mercado cada vez mais global e exigente e de que forma a postura da empresa tem contribuído para alterar o paradigma do sector?
Tanto a minha forma de estar, assim como o que diferencia a FEMA, é que não existe qualquer processo integrado, ou soluções de automação que ultrapassem o ouvir a necessidade dos nossos clientes e parceiros.
Não estou com isto a tentar dizer que a FEMA desvaloriza, de algum modo, posso dizer com orgulho que temos vindo a criar cada vez mais soluções integradas e que só o tempo falta para finalizar tantos projetos. A verdade é que, hoje em dia, quem não tiver capacidade adaptativa à integração e automação de processos, não consegue acompanhar o comboio da evolução.
Necessitamos de ter a audácia de saber ouvir. Na verdade, não aprendemos nada se não conseguirmos ouvir os nossos clientes e a partir daí, quando as soluções são criadas, são desenhadas para as reais necessidades e isso é o que faz com que a FEMA seja um elemento diferenciador no sector dos transportes.
2020 marca também uma nova realidade imposta pela pandemia, que trouxe novos desafios. Como é que estes foram encarados pela FEMA? Podemos dizer que a empresa tem o mindset ideal para este cenário?
Seria questionável se qualquer líder ou gestor empresarial afirmar que tem controlo sobre o impacto da pandemia no seu negócio e que tem o mindset ideal para encarar os próximos dois anos, principalmente porque não existe ninguém vivo que tivesse lidado com um pandemia nas circunstâncias em que esta está a acontecer. Mesmo com a referência mais próxima, Gripe Espanhola, que data ao inicio do seculo XIX, que ocorreu numa conjuntura de pré-globalização e numa era em que a China era uma fração reduzida do crescimento da economia mundial.
Dito isto, a FEMA encarou este período mantendo uma visão balanceada de realismo e otimismo. Implementamos novos hábitos internos de equidade e de segurança para os nossos colaboradores e hábitos externos de resposta rápida às necessidades dos clientes e da sociedade.
Não salientando departamentos, sabendo que cada pessoa que faz parte da equipa tem um papel importante e fundamental, quero agradecer a todos eles a resposta positiva que deram, a nossa confiança transferiu-se de dentro para fora. O empenho e segurança que cada um nos trouxe, em olharmos o futuro com positivismo, fez com que nunca tivéssemos desviado a atenção daquilo que são os nossos valores de serviço personalizado e a nossa estratégia de expansão para a empresa.
Os 25 anos da FEMA marcam também um rebranding na imagem da empresa e a continuidade do seu processo de expansão com a abertura de uma nova delegação. Qual é a essência da mudança de imagem e onde poderemos encontrar um novo espaço FEMA?
Os 25 anos vieram assinalar um novo patamar de responsabilidade.
A revista sai numa data muito especial, 26 de outubro, sendo que foi ainda mais um motivo positivo que me fez aceitar o vosso convite. Faz todo o sentido partilharmos esta nossa mudança, convosco.
Para quem me conhece, sabe o quanto gosto de festejar o meu aniversario e este ano, face ao atual estado social e com o vosso convite, vou celebrar meu aniversario de forma diferente. E é com enorme gratidão que vos dou a conhecer esta Família – a FEMA – a vida de tantas e tantas pessoas que dela fazem parte e… da minha vida!
A nova imagem tem como intuito efetuarmos e realizarmos um novo começo, sem deixar de parte todos os valores até ao dia de hoje. O objetivo é colocar em nós próprios a responsabilidade de não fazermos uma retrospetiva do que foram os primeiros 25 anos, mas sim, criar um novo marco e olharmos diretamente para os próximos 25.
Queremos olhar em frente em busca do futuro, da evolução crescente do mercado, tendo sempre como base do que foram os nossos primeiros 25 anos, mas sem esquecer que a constante melhoria é importante. Sem dúvida que os últimos 25 anos foram especiais pela equipa que tenho ao meu lado, mas também pela amizade e confiança que os meus clientes depositam em mim/nós. Esta mudança também serve para agradecer a confiança, porque eles abraçaram esta ideia de proximidade e é nosso objetivo retribuir diariamente o que esperam de nós.
Esperamos que aqueles que nos acompanham consigam apaixonar-se por este rebranding tanto quanto nós e que, especialmente, sintam esta transição como deles também… porque sem dúvida, que fizeram parte deste processo.
Em relação à abertura de mais um espaço FEMA, vem em função deste sentimento de gratidão, onde temos como principal objetivo estarmos mais próximos dos clientes. Desta vez, o local escolhido foi em Gaia, na Zona Industrial dos Terços, em Canelas. Vai reforçar isso mesmo e espero, em breve, chegar ao maior número de clientes e com soluções e melhor qualidade. Porque, presentemente, a nossa solução é global, contudo queremos que a nossa relação seja local.
A responsabilidade social é um vetor que a FEMA assume com grande veemência. Este carácter solidário da empresa é uma forma de mostrar que juntos somos mais fortes e de poder contribuir para a melhoria da qualidade de vida da vossa comunidade?
Pequenas ações, grandes emoções.
Melhorar a sociedade à nossa volta é um sentimento que nos une enquanto equipa na FEMA.
Por vezes, encontramos certas áreas da sociedade que a FEMA pode ter uma intervenção direta. E é nos momentos como o que estamos a atravessar que necessitamos de nos apoiar e disponibilizar os nossos serviços, em função dos que mais precisam. O exemplo mais recente foi, em parceria com a CM de Vizela, alocar os nossos serviços na distribuição de produtos alimentares para as famílias com maiores necessidades. Esta ação ajudou a promover a causa social, a motivar a nossa equipa e a gerar o sentimento de solidariedade das pessoas à nossa volta. A FEMA sempre teve um grande sentimento cívico que moldou o caracter das pessoas que se identificaram com a empresa.
Com o crescimento e a expansão da empresa, um dos objetivos, a médio prazo, é integrar este caracter solidário regional nas comunidades abrangidas pela nossa expansão.
Ter uma visão social presente para um futuro melhor.
Em termos de futuro, quais os objetivos e ambições para o crescimento da empresa, mantendo a proximidade e a identidade que pautaram estes 25 anos?
Os futuros objetivos da FEMA continuarão por ser sempre as necessidades e satisfação dos seus clientes. Nós somos a ponte de ligação do seu produto com o consumidor final. O nosso objetivo será trazer cada vez mais valor acrescentado ao nosso cliente, com um sentimento de parceria, porque o sucesso dos nossos clientes irá traduzir-se no nosso sucesso.
Portanto, a aposta será cada vez mais sermos competitivos, competentes e com parcerias estratégicas e de longevidade. As ambições da FEMA poderão seguir o rumo da internacionalização.
Eu, FEMA Express & Logistics, olho para o capital humano, para o cliente e para os seus parceiros com um sorriso positivo de longevidade e de crescimento.
Porque ao se abraçar esta ideia de proximidade e conseguindo ajudar o maior número de clientes possível com excelência, o mundo estará nas suas mãos.
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