Yilport: Gestão Portuária em crescimento
A Yilport dedica-se à gestão portuária e caracteriza-se pela sua ampla cobertura da fachada Atlântica. Com forte ação em Espanha e Portugal, onde operam oito terminais, a empresa orgulha-se do crescimento. Em conversa com a Revista Business Portugal, o Diretor-Geral da Yilport Iberia, Richard Mitchell, falou da consolidação para o ano de 2020, que espera ver aliada ao lançamento de novos projetos.
Para os leitores que não conhecem, comece por explicar quem é a Yilport, como se organiza e que serviços prestam.
A Yilport faz parte de um grupo internacional com sede na Turquia, o Grupo Yildirim, e é a holding dedicada à gestão portuária. Através das suas unidades de negócio, opera a movimentação (carga e descarga) de mercadorias nacionais e internacionais que chegam ou partem de cada terminal por via marítima. Está presente em Portugal desde 2016 e conta, neste momento, com mais de 350 trabalhadores, além de mais de 200 colaboradores via empresas de Trabalho Portuário.
Neste momento, em que portos do país prestam serviços? Está nos vossos horizontes marcarem presença noutros?
Além dos dois terminais que gerimos em Espanha (Ferrol e Huelva), em Portugal a Yilport opera em Leixões, Aveiro, Figueira da Foz, Lisboa (através de dois terminais, Liscont e Sotagus) e Setúbal. A ambição do grupo é crescer orgânica e inorganicamente pelo que estão sempre em perspetiva outros cenários, não apenas em novas geografias, mas também nos países em que já temos uma presença forte, como é o caso de Portugal.
De que forma explicam que o vosso serviço do terminal é completo?
Embora o core da nossa atividade sejam os serviços portuários, temos já, e estamos em processo de desenvolver mais ainda, serviços complementares como sejam o armazenamento, a reparação de equipamento/contentores, o transporte (por via terrestre/ferroviária ou fluvial) ou mesmo a logística integrada.
Assumem-se como o maior e mais eficiente terminal de contentores de import-export da fachada atlântica ibérica. É isto que vos diferencia?
Sem dúvida. A Yilport tem neste momento uma rede de terminais com ampla cobertura da fachada Atlântica e que oferece serviços de acordo com os padrões de qualidade internacionais, não apenas para carga contentorizada mas também para carga a granel e carga de projeto, com operações eficientes e flexíveis que podem servir quer os requisitos dos grandes operadores internacionais do Shipping quer dos operadores de nicho que pedem outro tipo de valências, o que nos diferencia e posiciona como líderes na movimentação de carga gateway.
O que podemos esperar da Yilport para 2020?
Em Portugal, 2020 será um ano de consolidação dos serviços face a investimentos em curso, não apenas ao nível do equipamento e das estruturas, mas também ao nível das pessoas, mas esperamos também que seja um ano de lançamento de novos e audaciosos projetos que justifiquem o nosso título de “operador portuário em mais rápido crescimento”. Como o nosso Presidente e CEO, o Sr. Robert Yuksel Yildirim, já teve oportunidade de dizer: “estamos em Portugal para ficar e para crescer apoiando o crescimento da economia portuguesa”. Queremos investir e modernizar os terminais em que operamos para dar mais e melhor serviço aos nossos clientes e aos importadores e exportadores.