World Summit Awards 2023: vencedores nacionais já foram selecionados

Clube dos Autores, Multicare Vitality, IDE Social Hub, Dams at your Fingertips, Ethiack, Digitall, Deepneuronic e MOSAICO foram selecionados como representantes de Portugal na edição de 2023 do World Summit Awards. Mais uma vez, a APDC liderou o processo para a escolha dos vencedores, que vão agora participar nesta iniciativa mundial que premeia as melhores inovações digitais com impacto na sociedade, em oito categorias distintas.

Seguir-se-á agora a seleção, pelo júri online do WSA, da shortlist de candidatos. Posteriormente, o WSA Grand Jury avaliará e anunciará os vencedores dos cerca de 180 países envolvidos na iniciativa. Esses vencedores apresentarão os seus projetos no WSA Global Congress, que ocorrerá de 14 a 17 de abril de 2024, em Los Lagos, Chile. Será selecionado um Global Champion para cada uma das oito categorias em competição.

“As tecnologias disruptivas, com destaque para inteligência artificial, estão a impactar tudo e todos. E estão na base de uma verdadeira onda de inovação e empreendedorismo, com o desenvolvimento de soluções à medida, que respondem a problemas concretos com que se debatem as mais variadas atividades. Os projetos portugueses que se candidataram à edição deste ano do WSA comprovam esta realidade. Portugal dá cartas na inovação de base tecnológica e com os projetos vencedores vamos exatamente mostrar, mais uma vez, o nosso potencial lá fora”, afirma Sandra Fazenda Almeida, Diretora Executiva da APDC e National Expert do WSA,

Os vencedores nacionais do WSA 2023 são, por categoria:

  • CULTURE & HERITAGE: CLUBE DOS AUTORES

http://www.clubedeautores.pt

Assume-se como uma plataforma inovadora de autopublicação de livros pelos seus autores, em formato impresso ou digital. Trata-se de uma ‘estação central’, que depois faz a distribuição e vende as obras em dezenas de plataformas, ligando leitores, livrarias, mercados e mais de 13 diferentes centros de impressão em todo o mundo. Recorrendo a soluções de inteligência artificial, a meta é transformar o panorama editorial e democratizar o acesso à publicação e à leitura. Já facilitou a publicação de mais de 90 mil livros em Portugal e Brasil e reúne mais de 60 mil autores e 100 mil livros diferentes – desde best-sellers a pequenos títulos locais, que preservam o rico património de comunidades (como cidades modernas ou pequenas aldeias amazónicas).

  • HEALTH & WELL-BEING: PROGRAMA MULTICARE VITALITY

https://www.multicare.pt/PT/particulares/vitality/multicarevitality/Paginas/vitality.aspx

É uma aplicação que visa a adoção de um estilo de vida mais saudável, incentivando os seus utilizadores, através da gamificação, a conhecer e melhorar a sua saúde. O cumprimento dos objetivos semanais definidos é recompensado por FidCoins, uma moeda virtual que pode ser trocada por vales nas lojas parceiras da Fidelidade, e por descontos na anuidade do seguro da Multicare. Está disponível para todos os titulares de planos de saúde Multicare, independentemente da idade, rendimentos ou estado de saúde. Desta forma, a solução permite benefícios para o cliente individual (com uma vida mais saudável), para a sociedade como um todo (ao reduzir os custos globais dos cuidados de saúde) e para as seguradoras (com menos reclamações de saúde e maior rentabilidade).

  • INCLUSION & EMPOWERMENT: IDE SOCIAL HUB

https://www.idesocialhub.org/

É um hub que se propõe gerar impacto social através da inclusão, diversidade e equidade, através da melhoria social e humana. O objetivo é a igualdade de oportunidades e o trabalho digno para todos, mediante a colaboração e a realização de parcerias com empresas, organizações e pessoas. Para isso, fomenta a mobilidade social, a inclusão digital e a empregabilidade, reduzindo a desigualdade e aumentando a diversidade no setor tecnológico. Atua em diversos contextos – locais, regionais e nacionais – com uma abordagem adaptada e centrada no apoio a comunidades e pessoas de grupos minoritários, já que entende que a diversidade é a força motriz da inovação e de um futuro mais inclusivo. Representa um exemplo de aproveitamento da tecnologia para o bem social, dedicado a criar um mundo mais justo e inclusivo para todos.

  • BUSINESS & COMMERCE: ETHIACK

https://ethiack.com/

É uma plataforma revolucionária de cibersegurança B2B, que utiliza uma combinação única de hacking humano e de máquinas para proporcionar uma proteção abrangente contra ciberameaças. Garante a identificação de vulnerabilidades com uma precisão de 99% e uma monitorização contínua, assim como poupanças de custos e funcionalidades de fácil utilização. Através da sua abordagem simbiótica e com a utilização de IA e de machine learning. Tem um enorme potencial para remodelar a forma como as empresas combatem os cibercrimes, numa altura em os ciberataques estão a crescer, em quantidade e sofisticação, o que faz com que segurança ofensiva seja, cada vez mais, o caminho a seguir para proteger as organizações, ao invés de uma estratégia apenas defensiva e reativa.

  • ENVIRONMENT & GREEN ENERGY: DAMS AT YOUR FINGERTIPS

https://www.adnorte.pt/pt/comunicacao/noticias/?id=69&idn=264

É uma plataforma de monitorização, controlo e apoio à decisão de última geração. Alimentada por modelos de IA e big data, utiliza imagens de satélite para monitorizar a qualidade da água e prever a relação entre as previsões meteorológicas e as afluências. Fornece previsões de padrões de enchimento e descarga de barragens, cruciais para uma gestão proativa, particularmente durante eventos extremos. Para uma monitorização contínua, incorpora ainda sensores IoT e redes LoRaWAN, enviando os dados diretamente para uma plataforma cloud segura, de alta velocidade e escalável. Estas tecnologias, em conjunto com o desenvolvimento, a decorrer, de um Gémeo Digital, permitem a representação virtual da infraestrutura, o que facilita a observação atempada e a mitigação de problemas estruturais. Assume-se como um ‘farol’ de segurança, eficiência e resiliência na gestão dos recursos hídricos, capacitando os decisores para responderem rapidamente aos desafios.

  • LEARNING & EDUCATION: DIGITALL

https://www.digitall.vodafone.pt/

Este programa visa colmatar a falta de competências digitais, centrando-se na melhoria da educação digital das crianças, seja em ambiente escolar, seja através da autoaprendizagem. Em paralelo, capacita os professores no ensino STEM, ao promover uma aprendizagem colaborativa, experimental e interativa através da plataforma DigitALL. No contexto escolar, o projeto assenta numa colaboração estreita com agrupamentos de escolas e municípios, fornecendo recursos complementares para melhorar a literacia dos alunos através de materiais pedagógicos inovadores.  Já a funcionalidade “DigitALL em casa” permite o envolvimento autónomo em atividades abertas, realçando a inclusão e a competitividade na era digital. Foi aprovado pelo Ministério da Educação e é disponibilizado gratuitamente pela Fundação Vodafone Portugal.

  • URBANIZATION & SMART SETTLEMENTS: DEEPNEURONIC

https://deepneuronic.com/

É um sistema de videovigilância inovador, que utiliza a IA para identificar autonomamente mais de 100 objetos diferentes e 30 situações diversas, desde comportamentos quotidianos a potenciais ameaças, como incêndios, vandalismo e assaltos.  Foi concebido para simplificar o processo de supervisão de vigilância, oferecendo uma maior precisão, em comparação com os operadores humanos, e reduzindo a carga de trabalho do pessoal de segurança. A sua adaptabilidade e integração perfeita nas infraestruturas já existentes permitem que seja uma escolha personalizável e económica. Disponível através de um modelo de subscrição e como uma API/sistema autónomo, destaca-se pela sua capacidade de melhorar a segurança, reduzir os custos operacionais e aumentar a eficiência nas que dependem de sistemas de videovigilância.

  • GOVERNMENT & CITIZEN ENGAGEMENT: MOSAICO

https://mosaico.gov.pt/

Trata-se de um modelo comum para o desenho e desenvolvimento de serviços públicos digitais, desenvolvido pela AMA, que aborda duas questões específicas: a coerência e consistência da experiência da relação cidadão-governo; e a definição/(re)conceção e criação de novos serviços públicos digitais. Através deste projeto, promove-se um ecossistema estratégico que enquadra todas as ferramentas que ajudam as equipas governamentais a desenvolver serviços públicos digitais, baseados nos princípios da cidadania, transparência, participação e acessibilidade.  Sempre com o foco no utilizador, para proporcionar uma experiência distintiva na interação de pessoas e organizações com a Administração Pública.

 

Para mais informações sobre o World Summit Awards, visite https://wsaportugal.pt/.

 

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