WatchGuard: cibersegurança à prova de tudo

A Revista Business Portugal esteve com Carlos Vieira, Country Manager da WatchGuard para Portugal e Espanha, que em entrevista, salientou que o negócio da WatchGuard em Portugal está a correr de vento em poupa e, que a estratégia desenhada no início do ano, apesar de ter sido adaptada devido à situação de pandemia, permitiu um crescimento de dois dígitos.

 

Quem é a WatchGuard Technologies?

Carlos Vieira, Country Manager

A WatchGuard é um fabricante global na área das soluções de segurança de rede, das Wi-Fi seguras, da autenticação multifatorial e da proteção avançada de endpoints. Os produtos e serviços premiados da empresa contam com a confiança de organizações de todo o mundo, nomeadamente 10 mil revendedores de soluções de segurança e service providers, que, em conjunto, protegem mais de 80 mil clientes. Com sede em Seattle, Washington, a WatchGuard tem escritórios na América do Norte, Europa, Ásia Pacífico e América Latina.

Qual é a vossa missão?

A missão da empresa é tornar a segurança empresarial acessível às organizações de todos os tipos e tamanhos através da simplicidade, tornando a WatchGuard a solução ideal para médias empresas e organizações distribuídas. Somos uma empresa que conhece, a fundo, as principais necessidades dos clientes e as tendências do mercado em todos os territórios onde estamos, incluindo Portugal.

Em termos de oferta de produto, todo o nosso portfólio tem por base a filosofia da simplicidade: fáceis de configurar, implementar e gerir. Estas soluções são projetadas tendo em mente uma gestão centralizada a partir de uma única consola, o que torna todo o processo de administração da rede e das políticas de segurança simples e direto. A WatchGuard está permanentemente a adicionar novos serviços e soluções ao seu portfólio existente, com a missão de ir ao encontro das necessidades de proteção dos seus clientes, tendo em conta a diversidade e multiplicidade das ameaças atuais, em permanente evolução.

 

Como está o negócio da WatchGuard em Portugal?

O negócio da WatchGuard em Portugal está a correr de vento em poupa. Apesar da situação atual que estamos a viver, com o Covid-19, tivemos resultados muito positivos. Creio que a estratégia que marcámos, no início do ano, apesar de ter sido ajustada e adaptada devido à situação de pandemia, permitiu-nos crescer dois dígitos em Portugal e, isso, prova que somos um fabricante capaz de nos adaptarmos às circunstâncias, muito graças ao portfólio que vamos acrescentando e aumentando progressivamente.

 

Este crescimento é também resultado de uma maior procura durante a pandemia?

A massificação do teletrabalho obviamente trouxe novo negócio. A grande maioria das empresas viu-se obrigada a ter os seus colaboradores a trabalhar a partir de casa, em ambientes seguros e, em muitos casos, foi necessário fazer alterações à infraestrutura existente. A boa notícia é que é precisamente a estas questões que a oferta da WatchGuard, agora reforçada pela integração das soluções da Panda Security, dá hoje resposta!

Os serviços de segurança da WatchGuard permitem que as empresas recuperem a visibilidade sobre as atividades dos seus funcionários remotos ou teletrabalhadores. Também fornecem e garantem proteção robusta e permanente que acompanha o utilizador em movimento, oferecendo o mesmo nível de segurança, dentro ou fora do perímetro da rede empresarial, do endpoint à cloud, passando por toda a infraestrutura.

 

A Panda Security foi recentemente adquirida pela WatchGuard.  Quais são as principais vantagens desta união? 

A Panda é já hoje é uma subsidiária integral da WatchGuard, uma companhia global sediada nos EUA, e a empresa combinada já está a permitir que os nossos clientes e parceiros atuais e futuros consolidem os seus serviços de segurança fundamentais, da proteção de redes até ao endpoint, numa única empresa.

Destacaria como principal consequência desta aquisição o potencial de crescimento do nosso negócio. A expansão do portfólio WatchGuard para abordar mais profundamente a segurança baseada no endpoint tem sido uma das principais solicitações da nossa comunidade de clientes e parceiros, ao longo dos últimos anos e, agora, com a junção das duas companhias, podemos dar resposta a essas necessidades. A aquisição da Panda Security por parte da WatchGuard permite oferecer a melhor deteção e resposta de endpoints, mitigação de ameaças, antivírus para endpoints, segurança de e-mail, patches, conformidade e encriptação de dados da sua categoria, acessíveis a toda a nossa base de clientes.

Por último, mas não menos importante, de destacar o facto de agora contarmos a nível local com uma equipa alargada, por força da junção de ambas as empresas, composta por profissionais altamente qualificados e conhecedores do mercado da cibersegurança.

 

 

Quais as grandes ameaças que se colocam às empresas portuguesas ao nível da cibersegurança?

As empresas são um dos alvos dos cibercriminosos e, muitas delas, acabam mesmo por sofrer sérios danos na sua reputação depois de um ataque, sendo que esta consequência é muitas vezes mais difícil e morosa de reparar do que uma perda económica direta. Entre os riscos mais frequentes e danosos estão ataques de dia zero, campanhas de phishing e ransomware. Para minimizar os efeitos, o obviamente recomendável em qualquer situação, é ter em conta a segurança desde o início de qualquer desenvolvimento e implementação. As empresas tendem a investir mais na prevenção de falhas e menos em estratégias desenhadas para detetar e antever futuros ataques.

É, por isso, essencial prevenir, detetar e responder a qualquer tipo de ciberameaças, bem como consciencializar os recursos humanos para as principais ameaças à segurança que podem afetá-los, especialmente quando estão fora do perímetro da rede da empresa, preservando a sua produtividade ao mesmo tempo.

A segurança deve estar presente como elemento fundamental desde o início e deve ser entendida como um processo – não um estado imóvel.

 

_______

Site: +351 210 414 400

Email: portugal@watchguard.com

Contacto: www.watchguard.com

 

You may also like...