Uma abordagem personalizada e centrada no cliente

Criado em 2007, o Atelier Cria + Arquitectos assume a visão de encarar a Arquitetura como uma constante simbiose entre o espaço, os volumes e todo o seu enquadramento, sem esquecer as pessoas. Para conhecer melhor a essência do atelier estivemos à conversa com Luísa Teixeira, CEO & Arquiteta.

 

Luísa Teixeira, CEO & Arquiteta

 

 

Como é que a trajetória da Cria+ Arquitectos reflete a visão inicial de encarar a arquitetura como uma constante simbiose entre o espaço, os volumes e todo o seu enquadramento, sem esquecer as pessoas?

A trajetória da Cria+ Arquitectos tem tido uma evolução ao longo dos anos, mas desde sempre procurou manter-se fiel à visão inicial de abordar a Arquitetura como uma harmonia dinâmica entre o espaço e o contexto humano. Desde o início que nos comprometemos em não criar apenas construções, mas espaços onde as pessoas sintam experiências que se conjugam as necessidades de cada programa que nos desafiam a estar sempre à procura de uma melhoria contínua.

Procuramos, numa primeira fase, interagir com os nossos clientes, que nos trazem diferentes experiências, culturas e objetivos para depois, em equipa, criarmos espaços que correspondam às expectativas dos clientes. As pessoas estão no centro do nosso trabalho, pois todo o nosso trabalho se dirige às mesmas!

Com base na complementaridade dos serviços oferecidos, como é que a empresa consegue proporcionar aos seus clientes um acompanhamento abrangente que vai desde projetos de arquitetura até consultoria de apoio ao investimento?

A nossa empresa tem o compromisso de fornecer aos nossos clientes um acompanhamento abrangente que vai além das expectativas convencionais. Dando como exemplo que nos norteia, nós não temos como concorrência o preço, mas a qualidade do serviço que prestamos e o valor que incutimos a cada projeto. Como forma de alcançar esse objetivo, integramos nos nossos serviços, para além dos projetos de arquitetura, a consultoria, reconhecendo a complementaridade intrínseca entre ambos. Esta fase é prévia ao início do projeto e permite aos investidores desenvolver o seu plano de investimento, estejamos num projeto de pequena ou grande dimensão, com a consciência que a viabilidade financeira e a rentabilidade são aspetos fundamentais de qualquer investimento. Todos os projetos são únicos e queremos, desde o início, trabalhar em conjunto com o cliente para entender as suas necessidades, visão e objetivos pretendidos, estejamos perante investidores ou clientes finais, em projetos de habitação, turismo, escritórios ou na área da saúde, em que nos especializámos ao longo dos anos. O que oferecemos é uma abordagem personalizada e centrada no cliente – numa busca contínua pela qualidade do nosso trabalho e do valor que incutimos em cada projeto. A nossa equipa é multifacetada e desenvolve projetos inovadores que não atendem apenas os requisitos técnicos e estéticos, mas também incorporam eficiência, sustentabilidade e funcionalidade – cada projeto é uma expressão única da identidade e das aspirações dos nossos clientes.

 

O trabalho desenvolvido em coautoria com a Arquiteta Anabela Fernandes desde 2016 trouxe novas perspetivas e contribuições para os projetos da Cria + Arquitectos. Como é que essa parceria enriqueceu a abordagem da empresa em relação aos projetos de arquitetura e urbanismo?

A Anabela surge na nossa equipa fruto de uma amizade anterior que se consolidou quase naturalmente numa parceria de trabalho. Trouxe-nos a experiência adquirida de muitos anos em projetos de urbanismo e arquitetura e tem sido uma colaboração extremamente enriquecedora em diversos aspetos. Temos construído uma simbiose em que a unidade surge da diversidade de experiências, que complementam a nossa equipa.

No contexto do 17º aniversário da empresa, quais são os principais objetivos e estratégias desenhadas para o futuro? Como é que a empresa pretende manter e expandir o reconhecimento nacional e internacional alcançado até agora?

Fazemos, desde logo, um balanço muito positivo destes 17 anos e queremos continuar a desenhar o futuro, sempre na procura de novas ideias e implementação de processos como a IA (Inteligência Artificial), que em conjunto com metodologias já implementadas nos permitem novas abrangências na Arquitetura. Como empresa, pretendemos sempre melhorar os nossos padrões de exigência em todos os aspetos do nosso trabalho, com investimento na inovação e criatividade. Queremos continuar a mostrar o nosso trabalho, através de participação de concursos e presença online através das várias plataformas digitais, procurando expandir a nossa rede de contactos e novos clientes. Estamos igualmente a apostar em participação em conferências.

You may also like...