“Transformamos conceitos em imagens”
No mundo atual, o design e a ilustração tornaram-se os fios condutores da comunicação. Em entrevista, Sílvia Teixeira, cofundadora da Whatdesign explora a importância destas artes no cenário empresarial e explica como a empresa se mantém relevante ao entrelaçar criatividade e inovação.
O design desempenha um papel significativo na comunicação. Qual a importância do design de comunicação e ilustração no cenário atual de negócios e como a Whatdesign se mantém relevante nesse contexto?
Vivemos na era da imagem. A comunicação visual tem uma relevância fortíssima para a captação da atenção das pessoas em qualquer setor. Para além do conteúdo, a forma é, cada vez mais, o chamariz principal para cativar o público-alvo. Para nos mantermos relevantes é essencial sermos ágeis, empáticos e inovadores. Por exemplo, colaboramos com editoras para criar o design de capas de livros que não apenas cativam os leitores, mas também incorporam e capturam a “alma” e a narrativa das obras literárias. A nossa visão é simples e clara: inspirar e emocionar. Transformamos conceitos em imagens que deixam marcas duradouras. Ao manter esta chama acesa, através de muito trabalho, continuamos a construir relacionamentos significativos entre a Whatdesign e os seus clientes e entre os nossos clientes e o seu público.
A criação e a manutenção de identidades corporativas são parte integrante do trabalho da Whatdesign. De que forma capturam a essência de uma organização por meio do design?
O design tem uma metodologia projetual muito específica onde nenhum dos seus passos pode ser descurado para que o resultado seja sempre uma solução eficaz de um problema/desafio. Levamos essa metodologia muito a sério e partilhamos com os nossos clientes cada passo para que percebam a importância da mesma. Deste modo, a nossa comunicação funciona. Um bom exemplo é o projeto de identidade corporativa Musa – Associação Artística e de Intervenção Social, onde a aplicação das cores primárias no logotipo e a inclusão do coração alado para representar amor e liberdade são elementos-chave que serviram de inspiração para a sua construção visual. A nossa estratégia inicia com uma análise aprofundada da essência da marca/empresa/projeto, compreendendo a sua história, valores e visão. Transformamos essas informações em elementos visuais que ilustram de forma coerente, atraente e digna da sua história. Cada escolha de cor e forma é feita com base em dados sólidos e critérios de design bem fundamentados. O design é uma ferramenta estratégica para que uma ideia se destaque no mercado competitivo. Assim, na Whatdesign, o nosso compromisso não é apenas capturar a essência, mas também criar imagens que impulsionem o sucesso empresarial dos nossos clientes.
A Whatdesign também oferece serviços de formação. Qual a importância da educação e da capacitação no campo do design?
O conhecimento é a bússola para o sucesso. Formarmos de forma estruturada e inspiradora os futuros profissionais do design é essencial para que o trabalho seja bem feito e com sentido. A ignorância dos processos metodológicos atrasa significativamente o encontro de uma solução eficaz, o desenvolvimento dos profissionais e a relação com os seus clientes, bem como as relações interpessoais dentro de uma estrutura empresarial. Assim como a vida, onde a única constante é a mudança, o processo de design requer uma adaptação constante. Aqueles que abraçam o conhecimento contínuo navegarão com maestria nas águas profundas e turbulentas da criatividade e da inovação, alcançando resultados surpreendentes. Em suma, a educação e a capacitação no design são o farol que ilumina o caminho para o sucesso pessoal, profissional e empresarial.
Competências como criatividade, comunicação e multitarefa são frequentemente associadas às mulheres. Como avalia a contribuição da criatividade feminina no mundo do design?
Acredito que a força feminina no trabalho está, sem dúvida, na capacidade muito própria de comunicar, criar e de resolver vários problemas. As mulheres são, na sua essência, maternais e acolhem os desafios profissionais com esse carácter de “mães” dos seus projetos e de quem com elas trabalha. Como uma mãe que cuida de um filho e que está sempre atenta aos pormenores, assim vejo a contribuição feminina de valor no mundo empresarial.