“Só é possível pensar no futuro se cooperarmos, partilharmos e trabalharmos em rede, numa ótica de inovação contínua”

Graça Cunha Coelho é CEO da Cachapuz, uma empresa com mais de 100 anos de experiência no mercado. Em entrevista, revela os projetos em que a sua empresa está diariamente envolvida, como é o caso do “Buy One Give One”, e salienta que só é possível falar do futuro, se trabalharmos em equipa. 

Graça Cunha Coelho, CEO

A Cachapuz possui mais de 100 anos de experiência no mercado e o seu percurso tem sido marcado pela evolução e crescimento contínuos. Consegue-nos desvendar o segredo para o sucesso?

Na Cachapuz, para além da nossa história, estamos atentos ao que nos rodeia e sempre em processo de melhoria contínua. Focamos o nosso negócio em oferecer um serviço de qualidade e procuramos acrescentar valor aos negócios dos nossos parceiros.

Nos últimos anos, passamos por grandes transformações e a Cachapuz não foi exceção, a sociedade e a economia sofreram uma reorganização/renovação e devemos usar isso para “evoluir para modelos mais justos, mais eficientes e mais prósperos”, respeitando, cada vez mais, o meio envolvente e estando atentos e preparados para as novas dinâmicas.

 

 

Uma das características principais na Cachapuz é a preocupação constante com a gestão das suas pessoas, quão é importante é colocar os RH na agenda da Gestão?

É essencial. As pessoas sempre foram o principal ativo das empresas, mudou foi a perspetiva da gestão e a forma como hoje os recursos humanos estão alinhados com a cultura organizacional da empresa e se orgulham em defender a marca que representam. Mais do que um desafio isolado, a área de RH constitui, atualmente, um conjunto significativo de desafios. Cada pessoa tem a sua individualidade e a sua história e é necessário encará-la como tal, acompanhar o seu percurso individual, nunca esquecendo que fazem parte de uma equipa. Acresce o facto de existirem, hoje, muitas gerações a conviverem dentro das organizações. E, por isso, as políticas de incentivos devem ter em conta todos estes vetores.

A preocupação com o outro está também na vossa génese enquanto empresa e exemplo disso é a ação “Buy One Give One”. Explique em que é que consiste. No futuro, pretendem continuar a abraçar este tipo de causas?

Em agosto foi lançada a nossa nova loja on-line e pensamos que seria uma excelente oportunidade incluirmos dois novos projetos com impacto social, neste caso, optamos pela ação “Buy One Give One”. Sempre que seja realizada uma compra na nossa página, vamos contribuir diretamente com uma percentagem da mesma para a Associação YAY e para o Projeto Virar a Página.

São vários os projetos em que estamos envolvidos diariamente, por esse motivo, procuramos que todas as ações que temos tenham um impacto positivo nas pessoas.

Para nós, faz todo o sentido incentivar as nossas pessoas e a sociedade à nossa volta, inspirando a valorização do coletivo neste tipo de ações. Só é possível pensar no futuro se cooperarmos, partilharmos e trabalharmos em rede, numa ótica de interajuda.

 

Foi recentemente notícia a instalação do SLV Cement, solução IT de Logística avançada, desenvolvida pela Cachapuz, na NovaCim (Marrocos), como muitos outros projetos que foram divulgando este ano.  Contribuírem para o melhor desempenho das empresas além-fronteiras, é motivo de orgulho?

Todos os dias, sem exceção, trabalhamos para difundir a marca Cachapuz no mundo. No caso da Novacim, em Marrocos, estamos a falar de um projeto de grande dimensão, totalmente novo, que terá um impacto importante no negócio do cliente e na sua envolvente.

É realmente gratificante percebermos que as empresas continuam a confiar no nosso know-how e nas nossas soluções para aplicarem nos seus projetos, independentemente da localização geográfica ou sector de atuação.

You may also like...