“Se vamos fazer alguma coisa, façamos bem”

Atualmente, Diretora-Geral da Metro Radical – Serviços de Higiene & Assistência, Ilda Reis conta, em entrevista à Revista Business Portugal, que ser mulher e empresária é um desafio constante, num mundo maioritariamente masculino. A persistência e resiliência diárias são necessárias para que as suas ideias e soluções sejam ouvidas.

A veia empreendedora sempre esteve presente na sua vida?

Talvez desde a adolescência que sou, de alguma forma, hiperativa. A minha alcunha, no colégio, desde os 11 anos, era “o capitão da fragata”.

A paixão natural pelas artes levou-me, nesse tempo, a estar presente, de diferentes formas em manifestações artísticas, fossem elas de representação, canto ou eventos culturais. Isso, compensou-me o facto de ser naturalmente desajeitada e o oposto de “fada do lar”.

Ilda Reis, Diretora-Geral

Era uma nulidade em costura, lavoures ou pintura, substituí-os assim com o gosto pela música, pelo canto e teatro, e aprendi ainda a tocar alguns instrumentos. A comunicação foi o meu lado forte e uma necessidade permanente, por outro lado, o poder da palavra e a articulação de ideias sempre me seduziram. Quis ser advogada e jornalista, no entanto acabei por me tornar empresária na área dos serviços. Cultivei o gosto pela estrutura organizada, pelo detalhe tornando-me perfecionista.

Os 22 anos de experiência da empresa são o reflexo de uma mulher dedicada, lutadora e que procura melhorar dia após dia? Quais têm sido os principais desafios na gestão da empresa enquanto mulher?

Enquanto ser humano, em primeiro lugar, a absoluta necessidade de criar e manter uma estrutura empresarial que funcione. Ser mulher e empresária é um desafio constante, num mundo maioritariamente masculino. É necessário sermos persistentes e resilientes, diariamente, para que as nossas ideias e soluções sejam postas em prática. Precisamos de desenvolver duplos ou triplos esforços, sobretudo quando também somos mães e temos uma família para gerir da melhor forma.

A Metro Radical incentiva e promove a constante atualização e formação, contribuindo para a valorização profissional dos colaboradores. Foi sempre isso que procurou, ao longo da sua vida pessoal e profissional, valorizar e ser valorizada?

Todos nós, seres humanos, gostamos de ser valorizados pelo trabalho que desenvolvemos. Uma formação constante e atualizada promove profissionais melhor preparados para o desempenho das tarefas inerentes às suas funções, contribuindo assim para a sua valorização pessoal. Na Metro Radical, cultivamos o princípio de que todos os trabalhos são dignos e da grande importância e impacto que esta atividade tem na sociedade, e como contribuímos diariamente para o bem-estar e qualidade de vida dos utilizadores dos espaços que limpamos e higienizamos.

A limpeza e manutenção de locais de prestígio, bem como tratamento de pavimentos de pedra natural, limpezas domésticas e têxteis são grandes sectores de atuação. É, portanto, uma empresa direcionada para diferentes públicos?

A Metro Radical é uma empresa direcionada para diferentes públicos, abrangemos várias áreas de atuação, desde a limpeza de edifícios de prestígio, tanto em áreas de escritório como residencial premium, limpeza e impermeabilização de têxteis do lar, limpeza e reabilitação de pedra natural. Desenvolvemos a nossa atividade a pensar no bem-estar do cliente e nas suas necessidades.

Durante estes 22 anos, a Metro Radical foi-se diferenciando no mercado e procurando resultados que permitam realizar investimentos necessários à continuidade e crescimento da empresa?

Fazer a diferença no mercado de higiene e manutenção de espaços indoor, marcando a diferença não pela dimensão e número de colaboradores, mas sim pela qualidade do serviço, mantendo um comportamento ético e responsável, dedicado e com atenção ao detalhe melhorando continuamente a parceria com os nossos clientes num crescimento sustentável.

Enquanto mulher empresária e com um negócio duradouro, que conselhos pode deixar a todas as mulheres que querem ser empreendedoras, mas que receiam seguir os seus sonhos?

Por vezes, surgem oportunidades, há que aproveitá-las e desenvolvê-las, outras temos de ser nós a criá-las com determinação, audácia e, sobretudo, muito trabalho. Cometer erros faz parte do percurso e são os ensinamentos que, daí advêm, que nos tornam mais fortes e mais sábios.

Recomendação: se vamos fazer alguma coisa, façamos bem.

You may also like...