Mundipharma: Uma aposta que está a crescer de forma sólida e sustentável        

Mundipharma aposta em Portugal com a certeza que é um país excelente para investir. A Revista Business Portugal esteve com o diretor geral, Salvador Lopez Orland, para entender as valências de Portugal e a dinâmica da empresa.

 

Sendo a Mundipharma uma multinacional americana, qual o motivo da aposta em Portugal?

Portugal é um dos países mais bem posicionados dentro da UE para o desenvolvimento e crescimento de empresas. O governo prioriza investimentos e, consequentemente, o ambiente de startups em Portugal está a crescer. Na Mundipharma, estamos a seguir o exemplo: investimos em empresas a começar, sejam serviços de análise de dados ou de business intelligence. Também apostamos em parcerias fortes e em novas tecnologias, por exemplo: estamos a colaborar com a IBM para um novo projeto na área da diabetes, que inevitavelmente levará a uma redução de custos envolvidos na gestão dessa doença complexa. Com a ajuda da IBM e das autoridades, pretendemos criar assistentes virtuais que identificarão condições específicas para doentes, individualmente, e fornecerão o medicamento apropriado.

Dado o tamanho e a geografia do país, Portugal é adequado para projetos-piloto. De facto, o nosso projeto de assistente virtual para diabetes será testado em Portugal, antes de se expandir e exportar para o resto da Europa.

Portugal posiciona-se como o país de escolha para pilotar novas estratégias, para atrair indivíduos altamente talentosos e na indústria farmacêutica, a Mundipharma está bem preparada para capitalizar estes pontos fortes.

A minha missão de estabelecer a afiliada aqui foi impulsionar as operações, fortalecer o modelo de negócios e germinar a cultura da empresa, influenciada pela Mundipharma globalmente, ainda que especifica para Portugal.

Qual a principal missão e características da empresa?

Na Mundipharma, somos ágeis e conseguimos tomar decisões rápidas e eficazes; isso explica porque somos capazes de agitar o mercado e lançar operações de maneira eficiente. A evolução que temos tido, manifesta-se nos nossos resultados. Por exemplo, a meta em 2017 era de 1,846 milhões de euros, mas atingimos 2,6 milhões no total – o que equivale a um crescimento de 150%; e em 2018 pretendemos crescer cerca de 130%.

Eu tento transmitir esta mensagem todos os dias à minha equipa: devemos entregar resultados, pois a nossa reputação está em jogo. E a nossa principal estratégia para conseguirmos os resultados é utilizar a nossa cultura de empresa única no mercado farmacêutico Português. Esta cultura assenta essencialmente no empowerment do colaborador através de uma organização sem hierarquias, na implementação ágil das táticas locais que se adequam melhor às necessidades dos nossos stakeholders, na experimentação sem medo de errar e nas relações baseadas na confiança e na procura de oferecer a melhor experiência aos nossos parceiros.

Em suma, criamos confiança no nosso ambiente de negócios, com base no nosso desempenho, ano a ano, e executamos uma estratégia orientada para resultados. Estamos focados, adotamos novas tecnologias e somos criativos na solução de problemas. Na Mundipharma, temos uma combinação dos melhores talentos do mercado e uma excelente cultura empresarial. A somar a isto, o mercado em Portugal oferece um enorme potencial para um crescimento rápido e sustentável. Aliás, a afiliada portuguesa é uma das que mais cresce na Europa. Começámos com uma organização simbólica e uma vez que ganhamos força nas vendas de produtos, aumentamos a equipa rapidamente. Em apenas um mês, passamos de cinco funcionários permanentes, para 15 representantes de vendas e neste momento, empregamos 30 pessoas em Lisboa, com uma forte ambição de continuar a expandir a uma taxa sustentável.

 

 

Através de que serviços e produtos é que conseguem satisfazer as necessidades dos clientes?

A Mundipharma tem soluções inovadoras na área respiratória, nomeadamente no tratamento da asma, na área da dor e na área da adição.

O nosso principal objetivo para 2018 foi conseguido: entrar no mercado competitivo das doenças crónicas, em particular na área da diabetes. O governo aloca a esta área cerca de 8% a 10% do orçamento para a saúde. Na Mundipharma, como inovadores, pretendemos revolucionar esta área, gerando com as nossas soluções inovadoras, poupança para todos os stakeholders. Com esta nova classe de medicamentos em Portugal, os inibidores da SGLT2, esperamos reduzir o custo do tratamento, não apenas em relação ao custo da doença, mas também redução dos tempos de espera. A proteção cardiovascular é outra das grandes vantagens para o doente, que se poderá traduzir em vantagens económicas num futuro próximo. Estamos muito orgulhosos por ter lançado este produto em 2018.

A Mundipharma é a empresa líder em biossimilares na Europa e 2019 será o ano de Portugal, para incluir esses medicamentos no nosso portfólio. Queremos reduzir os gastos com saúde e ampliar o volume de doentes que têm acesso a medicamentos inovadores, oferecendo alternativas mais eficientes às opções atuais. Esta estratégia está perfeitamente alinhada com a nossa vontade de ser um parceiro de eleição para as autoridades em Portugal e contribuir para um Sistema Nacional de Saúde mais sustentável.

 

O futuro da Mundipharma passa por continuar a apostar em Portugal e nos Portugueses?

A Mundipharma está perfeitamente integrada em Portugal. Temos uma equipa de profissionais talentosos, altamente motivada e focada. Somos a melhor empresa para trabalhar em Portugal em 2018, de acordo com o Great Place to Work Institute. Este reconhecimento por parte dos colaboradores, transmite claramente a vivência diária que nos caracteriza, de espírito guerreiro, coração prestativo e atitude de diversão.

Na Mundipharma Portugal, queremos ser a melhor empresa para os nossos funcionários trabalharem, e também um parceiro de eleição para as autoridades e demais stakeholders, na área da saúde. O nosso objetivo é trabalhar para um melhor sistema de saúde para as gerações futuras. Acreditamos que, através das nossas plataformas comerciais, entregamos diariamente aos doentes Portugueses, as melhores soluções disponíveis no mercado. Num ambiente nem sempre fácil, estamos a avançar e a ganhar terreno, confiantes de que estamos a cumprir o nosso papel. A Mundipharma Portugal, está para ficar!

You may also like...