Os Benefícios dos Animais de Estimação para a Saúde Humana
Os animais desempenham um papel importante na vida de muitas pessoas. Além dos vários e reconhecidos atributos terapêuticos desempenhados pelos animais, também são muito valorizados como excelentes companheiros, o que, certamente, pode afetar a qualidade das nossas vidas. E essa companhia é benéfica para a nossa saúde.
Vários estudos indicam que as pessoas que têm um animal de estimação, podem ter um coração mais saudável, ficar doentes com menos frequência, fazer mais exercício e reduzir o risco de depressão. Os animais de estimação também podem ter um impacto positivo significativo em alergias, asma, apoio social e interações sociais com outras pessoas.
Ter um animal de companhia exige…
– Ter disponibilidade de tempo para interagir com ele;
– Garantir e salvaguardar os cuidados (alimentação, higiene, saúde, entre outros) que ele precisa;
– Criar regras através de treino;
– Socialização e integração do animal no espaço público;
– Exige, acima de tudo, que você seja responsável e consciente, uma vez que um animal depende de si para ter uma vida saudável e feliz. Seja fiel ao seu animal como ele lhe é a si.
Razões para esterilizar o seu Cão ou Gato
Se tem um cão ou um gato, ou recentemente adotou um deles, uma das decisões de saúde mais importantes que deve tomar é de o esterilizar. A esterilização ou, em alternativa, a castração, é um procedimento veterinário que exige uma hospitalização mínima e oferece benefícios de saúde ao longo da vida.
A esterilização do seu animal de estimação fêmea ajuda a prevenir infeções uterinas e a evitar a formação do cancro da mama, sendo este fatal, em cerca de 50% das cadelas e em 90% das gatas. Ao esterilizar o seu animal de estimação, antes dos primeiros cios, está a oferecer a melhor proteção contra essas doenças.
Além de evitar ninhadas indesejadas e potenciar a esperança de vida, esterilizar o seu animal macho previne o cancro do testículo. O seu animal de estimação viverá uma vida mais longa e mais saudável.
Por outro lado, os animais esterilizados ficam mais calmos e mais bem-comportados, pelo que muitos problemas de agressão podem ser evitados pela esterilização precoce.
Apesar de a esterilização poder aumentar a probabilidade de contração de algumas doenças, são muito mais as vantagens do que as desvantagens, nomeadamente, a diminuição do risco de várias doenças graves e mais comuns, o que supera, em larga medida, as implicações negativas da esterilização.
Riscos de automedicar o seu animal
Sempre que o nosso animal está doente, queremos que melhore rapidamente. Para isso, muitas vezes, recorre-se a medicamentos (para humanos) que estão em casa ou que são de fácil acesso na farmácia.
A administração desses medicamentos pode ser extremamente nociva e até fatal para o seu animal.
Os animais têm um metabolismo e uma resposta farmacológica diferentes dos nossos, pelo que, mesmo em doses reduzidas, os nossos medicamentos podem ser bastante tóxicos. Medicamentos tão simples, como os que contêm paracetamol ou ácido acetilsalicílico, e que se encontram em todas as casas, uma vez administrados, podem ter consequências muito graves, podendo mesmo levar à morte.
Lembre-se que a prescrição de um medicamento para o seu animal é um ato médico-veterinário que deve ser realizado presencialmente.
Dia do Médico Veterinário
O Dia do Médico Veterinário é celebrado anualmente no dia 4 de outubro.
Esse profissional é o responsável por cuidar da saúde dos animais, sejam eles de estimação ou selvagens.
A 4 de outubro de 1991, foi publicado o estatuto que criou a Ordem dos Médicos Veterinários.
Curiosamente, a data coincide, no calendário litúrgico, com o dia de São Francisco de Assis, o Santo Protetor dos Animais, a quem são atribuídos milagres de cura.
Neste dia, celebra-se também o Dia Mundial do Animal, tornando-se o dia 4 de outubro numa comemoração não só dos animais, como também dos profissionais que cuidam deles.
O patrono efetivo dos médicos veterinários é Santo Elói (588-660).
Neste dia do veterinário, são entregues, pela Ordem aos novos Médicos Veterinários, os diplomas de compromisso solene perante a sociedade do desempenho profissional.
Dia Mundial do Animal
O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de outubro.
Origem da data
A data foi escolhida em 1931, durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto de o dia 4 de outubro ser o dia de São Francisco de Assis, o Santo Padroeiro dos Animais.
O Dia Mundial do Animal é celebrado em vários países, através de diversos eventos e iniciativas. Nas escolas, sobretudo no ensino pré-escolar, as atividades do Dia Mundial do Animal deixam os mais pequenos encantados.
Frases para o Dia Mundial dos Animais
- Um animal de estimação é um membro da família, que deve ser tratado como gente.
- Os animais são os nossos melhores amigos.
- Felizes daqueles que têm a companhia de um animal, pois podem contar sempre com amor.
Principais objetivos da celebração do Dia Mundial do Animal
- Sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;
- Mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;
- Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes.
Atividades do dia
Nesta data, realizam-se distintas atividades, com base nos objetivos do dia, como por exemplo:
- Devolução de animais à natureza;
- Campanhas de adoção de animais abandonados;
- Passeios canis;
- Jogos ludo-pedagógicos.
No dia 4 de outubro, celebra-se, também, o Dia do Médico Veterinário, comemorando-se, ao mesmo tempo, o profissional que olha pela saúde dos animais domésticos.
Seguro Cães e Gatos
O Seguro Cães e Gatos dá acesso à maior rede de cuidados de saúde animal em Portugal, a rede AnimaDomus, com mais de 350 prestadores. O acesso aos serviços e descontos é imediato, após a compra do seguro. Em Portugal, não existe um sistema nacional de saúde animal que proteja e garanta os cuidados médicos necessários aos animais de estimação. Os custos com o bem-estar e a saúde dos animais de estimação pesam bastante no orçamento familiar. Com o seguro Cães e Gatos, o cliente pode contar com reduções diretas entre 30% e 50% em todos os atos médicos veterinários convencionados, e descontos até 20% nos serviços de bem-estar animal.