Restaurante Harmonia: Sente-se à mesa e sinta-se em harmonia

Foi no centro de Lisboa que a Revista Business Portugal se sentou à mesa com Marco Costa (Chef de Cozinha e Sócio-gerente), no restaurante que nos deu a conhecer: o Harmonia. O novo projeto, que alia a cozinha tradicional portuguesa a inovação, sempre com o melhor vinho a acompanhar, teve início a 11 de fevereiro deste ano, contando ainda com o cunho do também Sócio-gerente e responsável pela seleção e preparação dos alimentos, Domingos Valente. Em entrevista, descobrimos que a dupla de sucesso tem mais cartas na manga e promete não ficar por aqui.

Quem passa pelo número três da Rua Actor Isidoro não fica indiferente à montra do Harmonia e feliz é quem ali entra. Já se imaginou no confortante interior de uma pipa de vinho? Agora imagine ainda ser recebido por um Hostess alegre, que é apenas o reflexo do restante staff desta casa: aqui mora boa disposição da primeira à última garfada. E, spoiler alert: todas as garfadas que aqui levar à boca, vão deixá-lo com um sorriso de satisfação inigualável.
Mas, por detrás deste recente espaço, há toda uma história: O Harmonia começa no Harmonia da Beira, restaurante que os pais de Marco Costa mantiveram aberto durante 33 anos e onde Domingos Valente começou a trabalhar, aos 13 anos. Em 2009 fecharam portas e mais tarde, em 2011 e já com Marco e Domingos no comando, nasce o Zé do Cozido que, como fazia bastante furor, começou a ser pequeno para tanta gente. Devido à elevada procura e falta de capacidade de resposta, os dois sócios decidiram abrir o Harmonia, com um conceito diferente dos formatos anteriores, mas mantendo o ambiente familiar e comida tradicional, tendo havido um melhoramento na apresentação dos pratos e do próprio espaço, que passou também a ter mais capacidade. Marco Costa garante que “faltava um espaço assim em Lisboa. Um local com comida tipicamente portuguesa, onde a relação qualidade/preço fosse equilibrada”.

Hora de sentar à mesa…
Mesmo que tenha algum tempo de espera pela frente, não se aflija. Para além de poder contar com o simpático staff para que os minutos passem mais depressa, tem uma vasta carta de cocktails, que lhe permite usufruir de uma bela bebida no bar, enquanto admira o trabalho que se passa na cozinha e todo o ambiente harmonioso do restaurante. Toda a decoração é composta por elementos do mundo do vinho e o mais ínfimo pormenor vão-lhe prender o olhar, desde as garrafas de vinho em prateleiras de madeira, os ramos de videira ou mesmo as rolhas na parede.
Depois de ser amavelmente conduzido até à sua mesa, pode começar a sua refeição com presunto pata negra cortado na hora ou com tábuas de queijos e enchidos. Como prato principal, tem várias opções, desde o arroz de lavagante, a espetada de garoupa com gambas ou espetada de polvo com gambas, podendo ainda saborear um suculento bife Harmonia. Todos os produtos aqui servidos são de extrema qualidade, mas as carnes maturadas dão um brilho especial à carta. Com câmaras de maturação próprias, disponibilizam rib-eye, entrecôte, da vazia e tomahawk. Mas aqui também pode encontrar uma série de pratos do dia, como a feijoada de choco, dobradinha e mão de vaca com grão. Claro que o tão procurado cozido à portuguesa do Zé do Cozido foi um prato transportado para a carta do Harmonia, podendo degustar esta iguaria todas as quintas-feiras.
E, como o nosso entrevistado defende que “a melhor ligação que podemos ter é entre o vinho e a comida”, para acompanhar a sua refeição tem uma vasta carta de vinhos de extrema qualidade, com referências de norte a sul do país e ainda uma marca própria: o vinho Harmonia, da região do Alentejo. E para que a sua experiência seja elevada, pode contar com a ajuda de um Escanção: “Todos me chamavam de louco por querer este serviço no restaurante, mas a verdade é que Portugal tem bons vinhos e tem de haver quem saiba explicar e esclarecer as pessoas e saiba trabalhar o vinho”, refere Marco Costa.


No Harmonia todos os clientes são bem-vindos, sendo o espaço idealizado para que todos se sintam bem. Com capacidade para 130 pessoas, toda a equipa espera pela sua reserva, mas não deixe que a sua visita se fique por aqui, porque há novidades! Foi o Zé do Cozido que despoletou o sucesso do Harmonia e, por isso, Marco Costa e Domingos Valente, estiveram envolvidos na reabertura do restaurante, no passado dia 16 de dezembro: “Foi aquele pequeno espaço que nos deu a oportunidade de hoje estar aqui e agora alguém quis investir em nós para o abrir de novo, isso só pode querer dizer que estamos a fazer as coisas da forma certa”, revela Marco. Com um novo conceito, nova carta, nova decoração, novos investidores… Um Zé do Cozido com quase tudo novo, menos o cozido e a simpatia. Não deixe de visitar estes dois espaços e de ter a oportunidade de ter uma experiência gastronómica harmoniosa, até porque a promessa para 2020 é de continuar a crescer.

You may also like...