Quem vem, volta

A Revista Business Portugal esteve à conversa com Paula Moreira, que lidera a equipa da PMR Imobiliária, à qual é grata, afirma orgulhosa. Com uma capacidade de adaptação e entrega singulares, a equipa marca a diferença por manter um acompanhamento sublime ao cliente, que o faz sempre voltar.

 

Paula Moreira, Administradora

Pelo que é marcado o serviço da PMR Imobiliária?

Nós damos grande ênfase ao acompanhamento que damos ao cliente, seja ele proprietário ou comprador. Considero que esse é o fator que nos diferencia. Os nossos clientes sentem-se nossos parceiros em todo o processo e esse serviço diferenciador é da responsabilidade das pessoas que fazem parte da nossa equipa. Penso que temos feito um trabalho bastante positivo ao longo dos anos e a prova disso são os números a que temos acesso. Tanto em 2019 como no primeiro semestre deste ano, temos uma percentagem bastante elevada de clientes de venda repetida, ou seja, clientes que compram uma segunda vez connosco; depois temos uma percentagem de 57 por cento de clientes que são referenciados, ou seja, novos clientes que chegam até nós por indicação de clientes que já compraram ou venderam com a PMR Imobiliária. Relativamente ao cliente comprador, fazemos um acompanhamento muito próximo de todo o processo de financiamento bancário, uma vez que somos intermediários de crédito certificados pelo Banco de Portugal.

 

Tendo em conta o panorama atual, de que forma reinventaram o vosso serviço?

Nas primeiras duas semanas da pandemia, procurámos estar próximos dos nossos clientes, nem que fosse apenas para saber como estavam e fazer-lhes companhia. Seguidamente, em conjunto com a consultora de marketing que nos acompanha, apostámos muito nas redes sociais, passando a ter uma presença muito mais forte do que até então. Acabámos por estar muito próximos das pessoas, com criação de conteúdos, ou com iniciativas onde o nosso departamento processual ajudou os clientes com e-mails personalizados sobre todos os procedimentos que o seu banco exigia, caso eles pretendessem fazer moratória de crédito, por exemplo. A juntar a isso, ao nível dos imóveis, também começámos a fazer coisas diferentes. A visita virtual ganhou espaço e vendemos o nosso imóvel com maior valor comercial durante a pandemia e após uma visita virtual. Isto significa que as visitas virtuais também funcionam, desde que já haja uma relação de confiança entre nós e os nossos clientes. Ao nível da imagem e divulgação dos imóveis, introduzimos as visitas virtuais em 3D, que acabam por ser muito reais. Fizemos também um grande investimento nas plataformas on-line, o que nos permitiu duplicar o número de utilizadores a visitar o nosso site.

 

“Ao contrário do que se pensou e disse nas últimas semanas, o sector imobiliário não está em risco. Os números não indicam que haja uma crise neste ramo e a verdade é que nós temos um aumento de clientes compradores.”

 

Verifica uma mudança no perfil do consumidor?

Sim. Como exemplo disso, temos o aumento da procura por moradias, apartamentos com terraço ou varanda e espaços exteriores. A juntar a isso, as pessoas também se preocupam em ter mais uma assoalhada para escritório.

 

O mercado português continua atrativo quer para investidores nacionais, quer para estrangeiros?

Sim, inclusivamente poderá um aumento da oferta, pois é provável que alguns imóveis que se encontravam em alojamento local entrem no mercado para venda ou arrendamento de longa duração, dado o decréscimo da atividade turística. Portugal continua a ser atrativo para o cliente que quer investir, na perspetiva de ter património e colocá-lo no mercado de arrendamento (que continua muito forte na zona de Lisboa). Quanto aos pequenos investidores estrangeiros, continuamos a ter todos os motivos pelos quais eles nos procuram: bom clima, boa gastronomia ou a hospitalidade dos portugueses e, por isso, essa procura não se irá alterar. A forma como lidámos com a pandemia também transmitiu confiança a esses mesmos investidores.

 

Portanto, o futuro do sector imobiliário e da PMR, em particular, adivinha-se risonho?

Acreditamos que sim, mas com muito trabalho. Nós trabalhamos muito mais durante a pandemia e continuamos a trabalhar arduamente para que as coisas aconteçam. Os clientes estão a demorar mais tempo a decidir e estão mais ponderados. Por outro lado, a banca tem respondido muito bem a tudo o que necessitamos sobre a concessão de crédito e isso é muito positivo para o sector. Mas a verdade é que o futuro será risonho se estivermos disponíveis para trabalhar bastante.

 

“Nunca tínhamos feito tanta formação, em tão pouco tempo, de tantas áreas diferentes, como agora. Foi uma excelente reação do sector imobiliário a esta adversidade e há que agradecer também aos formadores que estiveram disponíveis para isso. Nas alturas mais hostis também é fundamental a equipa que temos ao nosso lado e eu sou muito grata às pessoas que tenho comigo nesta jornada.”

 

Para rematar, pergunto-lhe porque devem as pessoas escolher a PMR Imobiliária?

Desde logo, pelo profissionalismo e seriedade da equipa da PMR Imobiliária. Pelo conhecimento que temos dos mercados em que trabalhamos, pela dedicação a cada cliente, mesmo quando nos pedem para atuar num mercado que não conhecemos tão bem e por todo o acompanhamento que prestamos. Definimo-nos pela constante procura da solução ideal para cada cliente, porque o que vende o imóvel, para além das suas características, localização e valor, é a forma como ele é promovido, como se investe na sua divulgação e é aí que marcamos a diferença.

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