A arte de bem trabalhar a madeira

Em entrevista à Revista Business Portugal, Luís Almeida, administrador da Habimóvel apresenta-nos a empresa, criada em 1967. Inicialmente designada por Coordenadas Pioneiras, a Habimóvel é uma empresa privada e independente, que se dedica à construção de casas de madeira modernas e ecológicas, construídas de raiz ao gosto dos clientes.

 

Luís Almeida, como é que começou a Habimóvel?

Luís Almeida, Administrador

Após uma cuidada análise ao mercado, cruzando com a experiência de 53 anos no trabalho de carpintaria, decidimos projetar casas em madeira personalizadas ao gosto dos clientes, que podem ser, quer de habitação permanente ou de segunda habitação, com tudo o que uma casa tradicional tem. As grandes diferenças são, custo inferior, facilidade de mudança de local, rapidez de colocação no local, amigas do ambiente e em alguns casos não haver necessidade de licenciamento.

 

Quando fala em não haver necessidade de licenciamento, em alguns casos, o que quer dizer com isso?

Existe um segmento de casas das que construímos, que pelo facto de ser uma “mobile home”, pode ser colocada em terrenos que não permitem a construção, não pagam IMI, nem carecem de qualquer tipo de projecto (…) enfim, na verdade bastará ter o terreno, escolher o tipo de casas e a sua planta personalizada. Gostaria de salientar que as nossas casas são construídas uma a uma, assim cada cliente é que escolhe tudo. A planta é concebida à medida de cada um, permitindo um espaço de total harmonia com o gosto e necessidades dos clientes.

 

Mas falou em dois tipos de segmentos, isso significa que também constroem casas que tenham necessidades de todos os processos de licenciamento que as de construção tradicional?

Sim! Sabe, a construção em madeira, além do seu charme único, tem propriedades térmicas e acústicas únicas, sendo muito mais saudável. Isto para lhe dizer que, cada vez mais, as pessoas que procuram uma solução para uma casa, fazem este tipo de reflexão e, se podem ter tudo isto a preços muito mais acessíveis que a construção tradicional, optam pelas nossas casas. Poderá em muito dos casos ser a diferença entre viver ou adquirir um apartamento, ou ter a sua verdadeira casa! Esse tipo de habitações sofrem todo o tipo de projetos e licenciamentos que qualquer outra casa. É um processo mais lento, dado que, obedecemos ao “andamento” processual, como é lógico neste caso já não se tratam de “mobile homes”, será aquilo que chamo de uma casa para a vida, podendo ser a qualquer altura alterada, aumentada, em função das necessidades da evolução da vida de uma família. No entanto, acredite que no final, é muito mais feliz quem vive numa casa de madeira Habimóvel.

 

Não lhe parece que Portugal e os Portugueses ainda não têm a mentalidade tão receptiva para este conceito que em outros pontos da europa e do mundo?

Acredite que isso já não se verifica como antigamente. As pessoas estão muito bem informadas, e sabem que, uma construção em madeira, como as nossas, tem propriedades únicas, a começar pelas propriedades térmicas, ou seja, é muito fresca no verão e muito mais quente que a construção tradicional no inverno.

Lançamos inclusivamente uma novidade a nível nacional e, quem sabe, até mundial, que é um jardim no telhado da sua casa, Habigreen casa verde Habimóvel, algo único de uma beleza espetacular e com efeito impar.

Temos diversas casas a nível nacional que são auto- sustentáveis, as chamadas casas amigas do ambiente, que a meu ver será o futuro. Sabe que isto significa a redução de enormes gastos, quer com aquecimento, quer com outro tipo de climatização a chamada redução da pegada ecológica. A durabilidade é, eu direi, eterna, desde que como em qualquer habitação, se faça a manutenção normal. Repare que temos mais de 150 casas colocadas no país, o que demonstra a abertura de mentalidade para este novo conceito. Acredito que quando se visita uma das nossas casas, imediatamente, se tem o desejo de ter uma.

 

Para onde constrói a Habimóvel?

Para qualquer ponto do país, sendo que no que respeita às ilhas, o processo de transporte é mais difícil, dado que, as nossas casas vão integralmente construídas, separadas por módulos, chegando ao local e, unicamente, proceder à sua união. Mas se o cliente assegurar o custo desse transporte, sem qualquer problema fabricaremos também para lá. Aliás, o nosso preço é sempre acrescido do transporte e de IVA, porém, como para as ilhas esse transporte é feito uma parte de barco, torna-se muito mais caro, sendo esse o único motivo, pelo qual, ainda não temos qualquer casa nos Açores e Madeira. No entanto, estamos ansiosos por ter umas das nossas casas nas nossas maravilhosas ilhas. Pois certamente seria um sucesso garantido.

 

E podem ser, como na construção tradicional, efetuados créditos ou seguros por parte dos clientes?

Claro que sim, aliás, já temos várias situações dessas. Temos protocolos que auxiliam a esse processo, no entanto, pode qualquer cliente procurar no seu banco ou seguradora e assim encontrar a melhor solução. Julgo que esse nunca será qualquer impedimento para que se realize o sonho de qualquer um de ter a sua casa. No caso, a sua casa de madeira. Aliás, o facto de ser em madeira é apenas a utilização do material de construção mais antigo do mundo!

 

Existe algum segredo na construção da Habimóvel?

O processo de construção sim, bem como a qualidade dos materiais utilizados, disso não abdicamos! Desenvolvemos um modelo de construção único, que conjugado com o design moderno e atrativo, nos fazem como a melhor opção para qualquer tipo de solução em construção de Casas de Madeira. Mas, respondendo concretamente à sua questão, na realidade, a Habimóvel desenvolveu um tipo de construção, que se encontra registada (IGAC nº 3490/2013), por isso não pode ser copiada. Tornando-nos ainda mais únicos e líderes no segmento em Portugal.

 

Qual é o tempo médio de espera desde que se celebra um contrato até que é entregue a casa Habimóvel?

Bem, o nosso crescimento, está a obrigar à expansão da nossa fábrica em Vila Nova de Poiares. Iniciamos já a edificação de uma unidade que nos vai permitir dar uma resposta temporal menor, dado que temos assegurada toda a fabricação praticamente até ao final do ano de 2021. Repare que crescemos muito nos últimos anos, isso criou a necessidade encontrar soluções para manter a nossa resposta média aceitável para os nossos clientes. No entanto, o prazo varia em função do tamanho e da casa, do espaço onde vai ser colocada, enfim da necessidade de cada cliente. Também aqui, será sempre analisado caso a caso.

 

__________

Morada: Vila Nova de Poiares

Contacto: 915 895 313

Site: www.habimovel.pt

Facebook: Luís Almeida Habimóvel

You may also like...