Procare Health: Dois anos de sucesso em Portugal
A Procare Health assinala o segundo aniversário em território nacional e a Revista Business Portugal esteve à conversa com o seu diretor-geral, Miguel Coelho. Com a missão de continuar a promover a saúde e bem-estar da mulher de hoje, a empresa promete ter muito mais para dar.
A Procare Health assinala, em 2020, o segundo aniversário em Portugal. Que balanço faz do percurso no mercado nacional?
Iniciei o ano 2020 procurando obter a melhor resposta para dar quando, em março deste ano, essa pergunta me fosse colocada.
Lançar uma empresa com as características da Procare Health envolveu um nível de risco que, apesar de muito ponderado, me permitia perceber que os ingredientes do sucesso dependiam das pessoas envolvidas. Apesar de termos no ADN um grande rigor e excelência comerciais, uma startup tem sempre inerente um nível de risco elevado.
Com estas certezas e este grau de risco, chegámos a Portugal e a primeira decisão que tomei decorreu da necessidade de aprender. Tive a sorte de conseguir juntar um grupo de alguns dos Médicos Especialistas na Saúde da Mulher, a quem apresentámos a empresa, os seus produtos, mas principalmente o nosso objetivo de melhorar a saúde feminina.
Foram longas e produtivas as conversas, que me permitiram perceber que havia disponibilidade para colaborar connosco e viram em nós um parceiro com um objetivo comum: tratar as doentes de modo mais eficaz e seguro.
Na posse desses dados, construí a equipa, procurando as pessoas certas, que aceitaram o risco de lançar a Procare Health Portugal.
Passados dois anos, é com orgulho que posso afirmar que somos uma referência, quer através do recurso às nossas soluções terapêuticas, quer pela forma como nos posicionamos enquanto empresa biotecnológica, no rigor dos seus processos e na excelência das suas pessoas.
Mas, como sempre termino a resposta a esta pergunta, ainda agora chegámos e temos muito para dar.
Em que áreas de investigação é que a Procare Health Portugal se foca?
O nosso grande enfoque é a melhoria do bem-estar e saúde da mulher. Com a vasta experiência e conhecimento que trazemos das nossas origens, na Procter & Gamble Pharmaceuticals, alocámos os nossos recursos ao desenvolvimento de um portfólio de produtos que cobrem áreas onde existem lacunas terapêuticas ou espaço para melhorar a oferta de opções. Estudamos exaustivamente o papel do Papiloma Vírus Humano (HPV), enquanto agente precursor de processos que podem levar ao cancro do colo do útero, o segundo tipo de cancro mais frequente na mulher. Percebemos que existe um espaço terapêutico por preencher e desenvolvemos um produto para dar a médicos e doentes um forte argumento terapêutico nesta área.
Um dos nossos motes é encontrar “respostas para a Mulher de Hoje”. Conhecemos a Mulher dos dias de hoje, o seu papel social, nas organizações, nos centros de decisão, mas também como mulher, mãe, companheira.
As mulheres são cada vez mais informadas e exigentes quanto à forma como lidam com o seu corpo. As alterações que se operam no ciclo de vida do corpo da mulher ocorrem, atualmente, numa fase da vida em que existem planos para muitos anos, que pretendem executar com qualidade. A menopausa, por exemplo, chega na mesma idade “de antigamente”. Mas essa idade, nos dias de hoje, é a de uma mulher jovem. Por entendermos estas mudanças, desenvolvemos produtos de maior conforto na sua aplicação, com um impacto grande nos sintomas desconfortáveis, até dolorosos, de certas patologias como a atrofia vulvo-vaginal. No fundo, as áreas onde nos continuaremos a superar resultam da exigência das mulheres de hoje.
Enquanto empresa biotecnológica que investiga os seus próprios produtos, destacam-se na criação de produtos não hormonais, de síntese não química ou de origem natural. O que faz com estejam na vanguarda da Investigação & Desenvolvimento?
Desenvolver produtos com estas características faz parte do nosso eixo estratégico, para o qual alocamos cerca de 40 por cento do nosso turnover.
Mas o que nos diferencia verdadeiramente é a forma como gerimos o desenvolvimento clínico destes produtos. Temos um programa de investigação, sustentado por ensaios clínicos, que evidenciam a matéria prima essencial para que os médicos tomem decisões terapêuticas: a Evidência Clínica. Desde os ensaios in vitro até aos estudos de Vida Real, investimos fortemente no desenvolvimento clínico dos nossos produtos. Este é um fator diferenciador, reconhecido pelos médicos que acompanhamos.
Tendo como mote a inovação, que iniciativas e eventos podemos esperar da Procare Health para os próximos tempos, no âmbito da saúde feminina?
Referi-me ao portfólio de produtos, mas existem outros fatores distintivos na Procare Health, que costumo designar pelos “2P”. São as Pessoas e os Processos. Como referi, ao iniciar este projeto em Portugal, depois de saber muito bem quais os fatores críticos de sucesso, escolhi a equipa para me acompanhar.
Procurei pessoas que viessem aportar valor e não cumprir tarefas. Por esse motivo, depois de constituída a equipa, todos partilhámos e definimos de novo os fatores críticos de sucesso na perspetiva da equipa. Foi com muito agrado que registamos um match perfeito entre as duas fontes de informação, os especialistas e as doentes e os colaboradores.
O que temos para mostrar e o valor que iremos aportar à Saúde da Mulher será espelhado nos Processos que geram um conjunto de estratégias, ações, iniciativas, que têm por base as exigências que o mercado nos coloca.
Também por este motivo não nos assusta enfrentar a nova forma de viver em sociedade. Sempre soubemos adaptar-nos a todas as situações e temos uma estrutura que desde o primeiro dia se habituou a implementar estratégias, analisar, corrigir e implementar de novo.
O segundo semestre de 2020 e o ano 2021 irão marcar definitivamente a história de sucesso da Procare Health Portugal e no mundo, onde temos hoje presença em 28 países. Para isso, contamos com os profissionais de saúde a quem nos juntamos desde o primeiro dia e as doentes que nos contactam com relatos de melhor qualidade de vida.