ProEvento: Um sucesso baseado no detalhe e na equipa
A ProEvento nasceu no ano 2000 e fará 19 anos no dia 10 de maio. Começou como uma empresa dedicada exclusivamente ao som e animação de casamentos, mas rapidamente evoluiu e hoje é polivalente e capaz de realizar eventos corporativos e casamentos por todo o país. A Revista Business Portugal falou com o fundador deste projeto, Paulo Dias, sobre as características que fazem da ProEvento uma empresa única no seu setor.
A ProEvento nasceu em Coimbra, em resultado de uma situação caricata que surgiu na vida de Paulo Dias. “Eu era DJ e um casal amigo dos meus pais tinha uma filha que ia casar e os noivos procuravam um DJ, para animar o casamento. Essa situação não era muito normal em Portugal, mas acabei por aceder e a noite foi um sucesso. Quando terminei, tinha já mais dois casamentos agendados – um naquele ano e outro no ano seguinte”.
Sete anos mais tarde, Paulo Dias mudou-se para a região do Algarve e o trabalho começou do zero. “Na época, eu era gestor hoteleiro de uma empresa multinacional, por isso tinha um trabalho fixo, mas quis implantar a ProEvento nesta região. Não foi fácil porque não conhecia ninguém e toda a minha carteira de clientes estava em Coimbra”. Isso não o impediu de realizar, logo em 2007, um casamento numa unidade hoteleira algarvia, que havia de lhe abrir a porta: “foi um casamento que exigiu uma grande produção e nós fomos capazes de realizá-lo sem sobressaltos. A responsável de eventos do hotel gostou do nosso trabalho e passou a recomendar-nos”.
A ProEvento tinha de ampliar o seu leque de serviços. Havia falta de alguns materiais no Algarve, rigor e qualidade no serviço prestado e disponibilidade para o cliente e foi por esse caminho que Paulo Dias optou: “atualmente disponibilizamos todo um leque de serviços que permite a quem quer organizar um casamento ter tudo à sua disposição. Dispomos de material para a montagem e produção do casamento, no que respeita a mobiliário, decoração, luz, som e mesmo produção gráfica de todo o casamento”. A atenção ao detalhe é o grande segredo para a produção de um casamento. Paulo Dias dispõe de uma equipa de design, que dá resposta às solicitações dos noivos no que concerne aos convites, aos menus, ao sitting plan da boda, marcadores de mesa e outros pormenores necessários. Além disso, conta ainda com a equipa de decoração e florista e a equipa de montagem. “Na área dos casamentos, trabalhamos quase sempre com um ano de antecedência. Isso deve-se ao facto de a maioria dos nossos clientes ser estrangeira. Contratam uma wedding planner que, posteriormente, nos contacta para que possamos fornecer o material e a logística para o dia especial. Também temos casos, porém, de casais que nos contactam diretamente e, nesse caso, somos nós que filtramos as emoções prévias ao grande dia”. Os portugueses já começam a recorrer ao serviço de organização de casamentos, mas são ainda a minoria.
Os eventos corporate
Devido à sazonalidade da região, os eventos corporativos, organizados para empresas, são uma forma de trabalhar durante todo o ano. Paulo Dias reconhece que estes já representam 30 por cento do trabalho que tem no Algarve. “Muitas empresas vêm para o Algarve fazer eventos de uma semana, ou mesmo um mês, e temos também muitos congressos médicos, com mais de dois mil participantes”. Neste momento, a região já dispõe de boas salas para a realização destes eventos, onde o detalhe e a atenção às tendências tecnológicas fazem a diferença: “a marca da ProEvento é a realização de casamentos, onde o que importa é o detalhe e nós transferimos isso para os eventos corporativos. Aliado a esse cuidado, está o facto de estarmos sempre atentos às últimas tendências tecnológicas, até porque isso é cada vez mais importante neste tipo de organização. Se uma empresa nacional é pouco específica no microfone ou no projetor que precisa, uma empresa internacional envia-nos toda a especificação do material que quer, incluindo a marca”.
A equipa – o segredo do sucesso da ProEvento
Só com uma equipa de confiança e que acredita nos valores da empresa é possível fazer um bom trabalho e Paulo Dias reconhece isso. “Temos um armazém em Coimbra, com uma equipa que apoia a região Norte e Centro de Portugal e temos outro armazém no Algarve, cuja equipa trabalha as regiões de Lisboa, Alentejo e Algarve. Se não soubesse que eles fazem um bom trabalho, não podia confiar desta forma, mas felizmente somos como família”.
Com capacidade para realizar até oito casamentos por dia, a ProEvento conta com um grande investimento em material, quer mobiliário, quer de som e luz: “tudo o que temos é nosso. Fomos crescendo, sempre sustentadamente, mas o investimento é necessário quando se quer estar sempre a par das tendências e ter materiais que mais nenhum concorrente tem”.
A pensar nisso, foram criadas duas novas áreas na ProEvento. “Temos uma equipa que consegue reproduzir, a partir de uma ideia ou de um objeto real, uma peça, que pode depois ser usada num evento corporativo ou num casamento, em diversos tipos de materiais. A mais nova área é o aluguer de atoalhados, pratos e talheres para quem queira realizar festas e precise de material. Vamos lá colocar as peças, prontas a ser usadas e podemos também retirá-las, se o cliente entender. Caso contrário, é o próprio cliente que coloca o material, dentro de caixas próprias e a nossa equipa vai depois recolher o material. Acima de tudo queremos que o cliente não tenha peocupações com estes detalhes , e que usufrua da festa”.
Ambiciosa e dinâmica a ProEvento é uma empresa que quer continuar a crescer, mas sempre sendo reconhecida como a marca de referência dos eventos algarvios, pelo detalhe, qualidade e proximidade com que organiza cada evento.