Pombal de olhos postos no futuro

Em entrevista, o presidente Pedro Pimpão dos Santos, refere a distinção do INTEC como um importante contributo para poder continuar a melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos.  

Pedro Pimpão dos Santos, Presidente

Pombal é um dos melhores municípios para se viver segundo um estudo do INTEC (Instituto de Tecnologia Comportamental). Explique o sentimento que vos invadiu quando viram o vosso município ser alvo deste reconhecimento.

O facto de Pombal estar entre os Melhores Municípios para Viver é um sinal positivo de valorização da pertença a uma comunidade, o que naturalmente me deixa satisfeito e orgulhoso, enquanto cidadão e motivado enquanto autarca.

Quando comecei a preparar a minha candidatura ao Município de Pombal, defini como desiderato a promoção da qualidade de vida, felicidade e bem-estar dos Pombalenses. Para isso, temos procurado preparar iniciativas que tornem o nosso concelho mais verde e sustentável, mais digital, inovador e mais atrativo ao investimento e à fixação de pessoas.

Para além de uma distinção, é também um contributo para podermos melhorar a nossa atuação e auxiliar na tomada de decisões para podermos continuar a melhorar a qualidade de vida das pessoas.

 

Economia e emprego foram dois dos itens em que foram distinguidos e foi recentemente notícia de que iriam ter novos espaços de coworking. Esta é mais uma iniciativa que visa promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho?

Trabalhamos de forma afincada para preparar a nossa comunidade para os desafios dos novos tempos e promover modos mais ágeis e flexíveis de desempenho do trabalho, designadamente através do teletrabalho e do “coworking”, com uma grande vantagem do ponto de vista da redução da assimetria geográfica de ofertas profissionais.

Estamos a preparar o futuro, envolvendo a comunidade na definição de uma estratégia coletiva que respeite os nossos compromissos eleitorais, acolha os contributos dos vários sectores da sociedade civil e alinhe as nossas prioridades com o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas de 2030 e este novo ciclo de financiamento comunitário.

Lançámos o processo de elaboração da Estratégia de Desenvolvimento Pombal 2030, que deve estar muito alicerçada no crescimento económico, na criação de valor, emprego qualificado e retenção de talento em Pombal.

Foram, igualmente, reconhecidos ao nível ambiental, sendo que são também considerados o município mais sustentável do país. Que medidas é que têm sido aplicadas que justifiquem estas distinções?

O Município de Pombal apresenta um percurso cada vez mais consistente no caminho da sustentabilidade, tendo registado a pontuação mais elevada alguma vez alcançada no programa Bandeira Verde ECOXXI, sendo o primeiro município a integrar o escalão do índice igual ou superior a 90%.

Em três anos consecutivos que Pombal é distinguido como o Município mais sustentável a nível nacional.

Os Pombalenses estão de parabéns pela valorização das boas práticas, uma vez que este é o reconhecimento do trabalho de toda a nossa comunidade, de cada freguesia, das escolas, das empresas, das famílias, dos clubes desportivos e das instituições sociais. Em suma, de todas as pessoas que assumem as boas práticas ambientais como prioridade.

Também nos domínios de urbanismo e habitação, ensino e formação, mobilidade e segurança rodoviária estiveram em destaque. Isto significa que o município tem feito um excelente trabalho e tem contribuído para a qualidade de vida dos seus cidadãos? Como é que vê o município daqui a cinco anos?

Comprometemo-nos com os Pombalenses em transformar Pombal num concelho mais inovador e atrativo para os investidores e para o tecido empresarial, sendo fundamental para a criação de emprego, captação de talento e fixação de pessoas.

Mas também em afirmar Pombal como destino turístico de excelência, sustentável, valorizando a diversidade do território e estimulando o desenvolvimento económico do setor.

Por sua vez, estamos fortemente empenhados em que o ensino superior se assuma como uma realidade consolida dada no concelho, valorizando Pombal como um polo de inovação e conhecimento, e dessa forma contribuir, de forma decisiva, para a afirmação da importância do Politécnico de Leiria como força motriz de desenvolvimento da nossa região.

Temos procurado identificar quais as dimensões em que devemos atuar para promover a felicidade e bem-estar comunitário. Temos olhado para aquilo que os estudos a nível nacional nos dizem. O estudo conduzido pela INTEC é uma grande mais-valia, pois vai incitar à reflexão sobre as dimensões onde temos que aprofundar mais a nossa intervenção.

Tenho a certeza que, com humildade, muito trabalho e união, vamos construir e implementar uma estratégia integrada e mobilizadora que contribua cada vez mais para tornar o nosso concelho uma referência nacional de boas práticas autárquicas que promovam a qualidade vida, felicidade e bem-estar de quem escolher Pombal para investir, viver ou trabalhar.

You may also like...