Feira do Porco regressa com a 25ª edição

Em janeiro de 2023, regressa a Feira Gastronómica do Porco, em Boticas, depois de dois anos em que, devido à pandemia de Covid-19, não se pôde realizar presencialmente. O Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, garante que há grandes expectativas para a 25ª edição e fala sobre a hospitalidade dos munícipes para com os visitantes.

Fernando Queiroga, Presidente

 

Em 2023 assinalam-se 25 anos de Feira do Porco, certame que promove o que de melhor há e se faz no Concelho de Boticas e na região do Barroso, considerada Património Agrícola Mundial. O que estão a preparar para celebrar este marco?

25 anos são sempre um marco histórico para um evento que promove um território no seu todo. É um quarto de século a dinamizar e impulsionar a economia local, através de produtos de excelência, em especial, o fumeiro e os derivados do porco.

A Feira Gastronómica do Porco tornou-se, ao longo dos anos, uma das maiores montras de venda de produtos endógenos, porque dedicamo-nos de alma e coração à sua organização, para que seja um sucesso.

A 25ª edição será, obviamente, especial, também porque é o regresso da realização presencial do evento, facto que nos deixa naturalmente felizes. Foram dois anos de pandemia muito complicados para a economia local e para os produtores de fumeiro, mas voltamos mais fortes e com vontade de superar as expetativas.

 

As “Chegas de Bois” são uma das referências deste certame. Explique em que é que consiste esta tradição secular que atrai milhares de visitantes ao concelho de Boticas.

As “Chegas de Bois” nada mais são do que lutas ao ar livre entre dois touros, que demonstram o seu porte, força e robustez, face ao adversário.

Os confrontos acontecem num espaço próprio, o designado “chegódromo”, onde são salvaguardadas, tanto a integridade física dos animais, como a segurança do público.

Na região do Barroso e no concelho de Boticas, em particular, as “Chegas de Bois” continuam a ser uma tradição secular, relacionada com o mundo rural, ainda bem enraizada na comunidade local e que enobrece os produtores de gado autóctone, sobretudo da raça barrosã.

É um espetáculo único pelas suas caraterísticas e motivo de atração de milhares de aficionados, por ocasião da Feira do Porco, à vila de Boticas.

A hospitalidade dos locais e a qualidade dos produtos da região, são também um chamariz para o público?

Se há coisa pela qual somos conhecidos e da qual nos orgulhamos muito é a forma como acolhemos quem nos visita.

A arte de bem receber está intrínseca em nós e, após dois anos, em que fomos “obrigados” a cancelar a realização presencial da feira, devido à pandemia de Covid-19, estou confiante que a nossa hospitalidade vai ser um ponto a favor para atrair mais visitantes.

Estamos de braços abertos para dar as boas-vindas a todos aqueles que pretendam conhecer ou regressar ao concelho de Boticas, para mais uma edição da feira.

 

A plataforma de vendas on-line “BoticasTem” que, desde 2021, tem tido grande adesão por parte dos consumidores, vai continuar em funcionamento nesta edição?

Sim, a plataforma “BoticasTem”, que surgiu de uma parceria entre a autarquia e a Mais Boticas – Associação Empresarial Botiquense, em 2021, para ajudar os produtores de fumeiro a escoarem o stock de produto durante a pandemia, vai manter-se em funcionamento durante a realização da 25ª edição da Feira do Porco, como complemento à feira presencial.

Desta forma, conseguimos estar mais próximos daqueles que, por diversos motivos, não têm possibilidade de nos visitar e comprar os nossos produtos presencialmente.

Através da plataforma, os interessados podem adquirir, de forma rápida, simples e prática, alguns dos melhores produtos locais, onde se incluem o fumeiro e os enchidos de Boticas.

De ressalvar que, à semelhança do que acontece com os produtos vendidos na feira, o fumeiro transacionado via on-line é, também ele, alvo de um rigoroso controlo de qualidade.

O facto de, em 2023, puderem realizar a Feira do Porco de forma presencial, poderá representar um retorno económico, não só para os produtores de fumeiro, mas também para a região?

É do conhecimento geral que a Feira Gastronómica do Porco de Boticas é, desde 1998, um dos maiores eventos gastronómicos realizados na zona norte do país e com grande impacto económico, não apenas para a nossa terra, mas também para a região do Alto Tâmega e Barroso.

Somos brindados com a vinda de milhares de pessoas e isso reflete-se, naturalmente, na dinâmica económica e turística do território.

São quatro dias de grande importância para a atividade económica da nossa terra e dos concelhos vizinhos, que acabam também por beneficiar com a realização deste evento.

A riqueza gerada durante a realização do evento tem, obviamente, grande impacto nos rendimentos das famílias, que se dedicam ao sector agropecuário e à produção tradicional de fumeiro, e no crescimento da economia local.

Para terminar, o que podemos, afinal, esperar desta edição? Quer deixar um convite aos não-locais?

Além da qualidade inigualável dos nossos produtos e da nossa maravilhosa gastronomia, os visitantes vão encontrar a hospitalidade caraterística dos botiquenses e das gentes do Barroso.

São todos bem-vindos ao concelho de Boticas e, como sempre, estamos de braços abertos para receber todos aqueles que nos queiram visitar, não apenas por ocasião da Feira Gastronómica do Porco, mas em qualquer altura do ano.

Esperamos por si em Boticas!

You may also like...