“Um lugar de encantos e recantos”

Visitar Velas, é visitar um local seguro, com uma gastronomia invulgar e paisagens de cortar a respiração. Quem o afirma é Luís Silveira, o Presidente da Câmara Municipal de Velas, com quem tivemos o prazer de conversar.

Luís Silveira, Presidente

São Jorge é a ilha das falésias e das fajãs, situada no coração dos Açores. O município de Velas, um dos dois que compõe a ilha, apresenta uma beleza e natureza espetacular. Quais os principais pontos turísticos e pratos gastronómicos da região?

Piscina Natural – Poça Simão Dias

Velas promove-se pela sua marca registada “Velas, Capital do Queijo”, um lugar de encantos e de recantos, desde logo pela sua Paisagem, Património, Usos e Costumes.

São Jorge é uma das ilhas mais verdes do arquipélago e o local perfeito para umas férias em contacto com a natureza e o mar. O verde das pastagens, o castanho das terras agrícolas, o negro do basalto e o azul do mar completam uma paleta de cores e tonalidades.

A Ilha ergue-se do mar, composta por arribas e falésias, numa costa que se recorta mar adentro por um litoral de rara beleza, espelhado nas suas Fajãs – Reserva da Biosfera, que simbolizam a beleza natural e oferecem panorâmicas extraordinárias, num diversificado leque de locais a desfrutar.

Arco Natural Fajã Ribeira da Areia

No Património destaca-se a Igreja de Santa Bárbara, Igreja do Séc. XVIII e uma das mais belas construções Barrocas dos Açores, o Centro Histórico da Vila de Velas e o seu emblemático Coreto, em pleno Jardim da República, a Vigia da Baleia, antiga vigia situada na Ponta dos Rosais, hoje local obrigatório, com vista privilegiada e onde se vê as cinco Ilhas do Grupo Central, entre muitos outros locais.

Na gastronomia, destaca-se o Queijo de São Jorge DOP (denominação de origem protegida), com fama internacional e paladar único, é um dos produtos gastronómicos mais conhecidos dos Açores e do País, culminando com o Doce Típico, a “Espécie” que, a par do Queijo de São Jorge, vem do tempo dos Descobrimentos e já conta com mais de 500 anos de História.

 

Pano Freguesia Rosais – Canal Pico

O ex-líbris do concelho de Velas são, de facto, as fajãs, como é o caso da Fajã do Ouvidor ou a Fajã da Ribeira da Areia, por exemplo. Estes são locais que atraem muitas visitas, principalmente dos turistas?

Sim, claramente e, em particular, a Fajã do Ouvidor, pela sua emblemática Poça Simão Dias, uma das mais emblemáticas piscinas naturais do País, sendo um local singular pela sua beleza natural, muito procurado por locais e forasteiros, constituindo um dos ex líbris fundamentais da Fajã do Ouvidor, do Concelho de Velas e da Ilha de S. Jorge.

Considerada por muitos um verdadeiro paraíso natural, é Monumento Natural de Interesse Municipal, com as suas águas cristalinas e uma temperatura amena.

De destacar, ainda, a Fajã da Ribeira da Areia, pelo seu imponente Arco Natural de Pedra Basáltica a emergir do fundo do mar, ou até mesmo a Fajã D’Além, Fajã das Almas, entre outras, nas quais se produzem os Inhames e Café, sendo os mesmos raridades da Gastronomia da Nossa Terra.

Pano Vila de Velas

O turismo é, precisamente, uma das atividades com mais relevância, nos Açores. Sente que, também os portugueses, têm vindo a valorizar mais “o que é nacional” e têm visitado a ilha de São Jorge?

Sim, bastante. Cada vez mais se nota um valorizar do Mercado Interno Nacional, principalmente nos últimos anos.

O turista Nacional tem vindo a procurar, cada vez mais, as Nossas Ilhas e, em particular, São Jorge e Velas, isso deve-se também ao facto da forte promoção que tem sido feita, mostrando o que de melhor temos para oferecer.

Visitar São Jorge, em particular as Velas, é visitar um local seguro, com uma Gastronomia invulgar, com uma paisagem de cortar a respiração, a apenas duas horas do Continente Português e onde se pode ter uma noção real de Arquipélago, por ser a mais central com o Pico e Faial a Sul e Graciosa e Terceira a Norte.

 

A ilha de São Jorge tem, atualmente, um nível de alerta vulcânico alto, derivado da crise sismo-vulcânica, registada desde março deste ano. Mais recentemente, em novembro, a ilha voltou a ser atingida por um sismo, sentido com intensidade máxima III, em Velas. Que medidas estão a ser tomadas para proteger a população? Existe algum tipo de apoios para as famílias mais afetadas?

A crise está estável e muito pouco acentuada neste momento. Não existem estragos nem prejuízo a registar, contudo, mantemos ativos todos os planos em termos preventivos e de socorro às populações em caso de necessidade…

 

Em outubro, entrou em vigor um programa de apoio à natalidade em doze concelhos dos Açores, incluindo Velas. Sente que existe uma população cada vez mais envelhecida no município? Que outras soluções existem para a fixação dos jovens na região?

Sim, esta é certamente uma boa medida do Governo Regional dos Açores para ajudar a mitigar a demografia, a qual se junta, no caso particular, o nosso apoio Municipal de Natalidade, que atribui benefícios sociais que se traduzem num cheque-prenda.

Mas, a par disso, de salientar que somos um concelho amigo das Famílias e das Empresas, isto porque somos o concelho da região com a menor carga fiscal sobre as Famílias, devolvendo a totalidade das receitas próprias da Autarquia em Sede de IRS, ou seja, 5%, dando ainda o apoio no IMI Familiar às Famílias com filhos, apesar de não cobrar este imposto pelos valores mínimos previstos pela Lei, não cobrando o Imposto da Derrama às Empresas, permitindo que estas invistam os seus lucros e, por inerência, manter e criar mais postos de trabalho, fixando, assim, as pessoas, sendo estes alguns dos exemplos entre muitos outros…

Para além disso, as Velas é um concelho com uma forte componente Cultural e Desportiva, com espaços novos e modernos para lazer, a título de exemplo, as nossas Zonas Balneares por toda a costa sul e norte do concelho.

Pano Fajã das Almas

Para finalizar, gostaria de deixar uma mensagem de boas festas, otimismo e esperança para 2023, aos seus munícipes?

Sim, gostava de desejar a todos os Munícipes e População em geral umas Boas Festas. A nossa convicção é de que juntos continuamos a fazer da Nossa Terra um Lugar, onde cada vez mais se gosta de estar e de viver, e preparados para bem receber quem nos visita e nos escolhe para o seu destino de férias.

You may also like...