Pedro Proença no Almoço-Debate do ICPT
Pedro Proença, Presidente da Liga Portugal e da European Leagues, foi o orador do Almoço-Debate promovido no passado dia 26 de setembro pelo International Club of Portugal, no Sheraton Lisboa Hotel, subordinado ao tema “Os grandes desafios do futebol português”.
Diante de uma ilustre plateia, Pedro Proença fez um balanço da sua trajetória, destacando a sua paixão pelo desporto e o trabalho desenvolvido desde que assumiu a liderança da Liga Portugal, em julho de 2015. “Quando chegámos à Liga Portugal, o cenário era negro. Anos consecutivos de contas negativas. Ausência de qualquer estratégia ou plano de negócio”, lembrou, logo explicando: “Encetámos uma fase que apelidámos de Recuperação, seguida de uma fase de Consolidação, para dar lugar, finalmente, a uma fase de Afirmação. É com orgulho que digo, hoje, que desde que assumi a Presidência da Liga Portugal, apresentámos, sempre, contas positivas.”
A Liga Portugal consolidou-se financeiramente, mas também em termos de credibilidade, com grandes feitos sob a liderança de Pedro Proença, como a implementação do primeiro manual de licenciamento nas competições profissionais, a criação de mecanismos de apoio aos Clubes ou o novo modelo da Comissão de Instrutores.
“Lançámos as bases para uma estrutura altamente profissionalizada, e a partir de 1 de julho de 2023 entrou em funcionamento o novo modelo empresarial da Liga Portugal, com 5 empresas no seu ecossistema: Liga Comercial, Liga Portugal Infraestruturas, Liga Centralização, Liga Portugal Business School e Fundação do Futebol”, prosseguiu ao longo da apresentação, durante a qual destacou também o início da construção da Arena Liga Portugal – “será a casa de excelência do Futebol Profissional”, salientou -, assim como a assinatura do contrato de ‘naming sponsor’ com a Betclic, o maior da história do organismo.
“Hoje temos uma Liga Portugal em ascensão. Somos relevantes e respeitados fora de portas. Somos uma Liga unida e mais preparada do que nunca para o futuro”, realçou.