“Os empresários são a razão de existência da ACIPS”

Domingos Marques esteve à conversa com a Business Portugal e destacou a dedicação, o espírito de sacrifício e a coragem como caraterísticas inerentes à equipa da ACIPS, uma das mais representativas associações empresariais do Norte Alentejano

 

O Portugal Air Summit é o maior evento do sector na Península Ibérica e um dos principais a nível europeu. Estando a Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor (ACIPS) ligada à organização do evento, quais as suas expectativas para a edição deste ano?

Domingos Marques, Presidente

Sem dúvida que o Portugal Air Summit é o maior evento do sector na Península Ibérica. Este contou, até ao momento, com a participação de 650 oradores, tendo uma audiência acumulada de mais de 60 mil visitantes. Para além disso, foram realizadas 700 reuniões B2B e B2C, assim como três mil contactos empresariais. Os números espelham a importância deste evento para a nossa região. Na sua 6ª edição, a decorrer entre os dias 12 e 15 de Outubro, terá, este ano, a maior aposta de sempre, tendo como tema central “Flying for a World of Opportunities”. Sendo este evento uma criação conjunta da Câmara Municipal de Ponte de Sor com o apoio da ACIPS, a nossa expectativa é muito alta.

 

Considera que o sucesso do Portugal Air Summit tem feito com que mais empresas invistam em Ponte de Sor e contribuam para o desenvolvimento económico da região?

A ACIPS, enquanto força agregadora do esforço comercial e industrial da Região do Norte Alentejo, é a estrutura adequada para contribuir para o desenvolvimento económico desta região. O projeto apresentado pela ACIPS constitui-se como um importante contributo para afirmar internacionalmente a marca Air Summit enquanto espaço de partilha de experiências e conhecimento do sector aeronáutico e aeroespacial à escala internacional, expondo ao mundo a capacidade empresarial portuguesa local, regional e nacional. Entendemos que é absolutamente necessário divulgar coletivamente as empresas sedeadas no aeródromo de Ponte de Sor, e dá-las a conhecer aos mercados mais competitivos de forma consistente.

 

A ACIPS nasceu da vontade e do empenho de um grupo de 12 empresários e, hoje, é uma das mais representativas associações empresariais do Norte Alentejano. Como descreve o percurso de mais de 25 anos da associação?

Foram 28 anos de muita dedicação, espírito de sacrifício e coragem em crescer e afirmamo-nos atualmente como a mais representativa associação empresarial do Norte Alentejano e uma das maiores do país, com cerca de 1300 associados. Isto consegue-se, porque as empresas e os seus empresários confiam em nós, depositam esperança no nosso trabalho para o território, enquanto motores do desenvolvimento e contributo para que a nossa região seja mais competitiva, mais assertiva e mais inovadora. Está em cada um dos nossos empresários a razão de existência da ACIPS.

 

Assumindo a missão de defender e representar os interesses dos seus associados, contribuindo para o seu desenvolvimento económico, técnico e social, que serviços são prestados e que iniciativas são desenvolvidas pela ACIPS? Que objetivos assume em termos de futuro?

As dificuldades presentes são desafios que as empresas vão ter de superar e a ACIPS está ativamente empenhada na disponibilização dos instrumentos que tem à sua disposição e em partilhar recursos, para que desta forma possa contribuir para superar as dificuldades presentes nas empresas. A ACIPS estrutura-se em torno das seguintes áreas de atuação: Formação, Investimento e Apoio Empresarial. E tem como principais linhas de orientação, entre outras: divulgar as potencialidades da região de forma a atrair investimentos; recolher, tratar e divulgar informação de interesse para as empresas; organizar e realizar cursos de formação; organizar eventos, participar em certames nacionais e internacionais e promover a realização de missões empresariais ao estrangeiro e de investidores estrangeiros ao Norte Alentejo; apoiar o empreendedorismo, a internacionalização e inovação empresarial.

A ACIPS e a Associação Empresarial de Elvas, constituíram em 19 de Outubro de 2020, com vista a garantir a representatividade do futuro da região em termos empresariais, o Núcleo Empresarial do Alto Alentejo (NEAA) que conta com 1500 associados de todos os sectores de atividade económica e estende todas as suas ações às empresas da região, independentemente de estas serem ou não suas associadas.

You may also like...