“O ponto alto de afirmação da identidade do nosso concelho”

Paulo Queimado, Presidente

Em entrevista à Revista Business Portugal, Paulo Queimado, Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, apresenta a Semana da Ascensão como a maior festa do concelho e destaca a entrada de toiros como um dos momentos mais altos e mais afamados na região e no país.

A Semana da Ascensão celebra-se de 21 a 29 de maio. Em que consiste esta festa?
A Semana da Ascensão é o evento cultural, recreativo e empresarial mais importante do nosso concelho. Envolve todas as freguesias, associações ou instituições e atinge o seu auge na quinta-feira de Ascensão, 26 de maio, feriado municipal. São nove dias de partilha, de reencontros de família, amigos e dos nossos emigrantes, que muitas vezes planeiam as suas férias para esta altura, para marcarem presença na maior semana do seu concelho. Quem nos visita por estes dias pode saborear o que melhor se faz em termos gastronómicos no nosso território, assistir a grandes espetáculos musicais, disfrutar das tradicionais mostras de produtos regionais, artesanato, tasquinhas, fado, festa brava, desporto, cultura e especialmente tradição.
A Ascensão é também sinónimo de muitas atividades desportivas e de lazer, realizadas um pouco por toda a vila e pelo concelho. As iniciativas próprias das nossas associações, coletividades, IPSS e freguesias são integradas no programa geral da Ascensão. A nossa semana maior tem como objetivo a promoção do nosso território a nível social, cultural e empresarial, na qual procuramos mostrar o melhor que temos e o melhor que fazemos no nosso território.
É o ponto alto de afirmação da identidade do nosso concelho e das nossas gentes. Nesta semana somos ainda mais o Coração do Ribatejo.

O que é que os visitantes podem esperar da edição deste ano da maior semana do concelho da Chamusca?
A maior semana do nosso concelho promete muita diversão com espetáculos de música e de teatro, folclore ou provas desportivas, este ano com uma novidade, vamos ter a primeira prova de trail “Coração do Ribatejo”, na qual já estão inscritos mais de 700 participantes.
O cartaz reúne, como sempre, artistas de renome que prometem animar as noites, que marcam o regresso da maior semana do concelho da Chamusca, que arranca a 21 de maio, com o grande concerto de Áurea e Marisa Liz, no palco principal, seguem-se Herman José (22 de maio), Sara Correia (23 de maio), Maninho (24 de maio), Calema (25 de maio), Ágata (26 de maio), David Antunes (27 maio), Syro (28 de maio) e Fernando Daniel (29 de maio), que fecha a maior semana de cultura e tradição do concelho da Chamusca.
No programa não vão faltar atividades equestres e taurinas, com passeios a cavalo e claro a nossa tradicional entrada e corrida toiros na quinta-feira de Ascensão.
Se a Ascensão é a festa maior do concelho, a entrada de toiros é um dos momentos mais altos e mais afamados na região e no país.
A entrada de toiros, na quinta-feira de Ascensão, é um dos momentos mais importantes desta festa…
A tradicional entrada de toiros em Quinta-Feira de Espiga é o expoente máximo da Semana da Ascensão. Creio que não existe uma entrada de toiros tão conhecida e tão bonita como a nossa. Ano após ano, existem cada vez mais aficionados, turistas e curiosos que vêm à Chamusca em busca da emoção de ver passar os toiros e vivenciar um espetáculo verdadeiramente mágico e único, que ocorre por volta do meio-dia, mas que começa horas antes com a chegada das pessoas, que se vão amontoando ao longo da avenida principal da vila, numa onda de entusiasmo e de emoção. Só quem já vivenciou este momento pode testemunhar a sensação única que é ver os toiros a correrem pela rua, conduzidos pelos campinos montados nos seus cavalos, cujos soar dos cascos a baterem no solo causam uma das melhores sensações que se pode ter. Mas o dia, praticamente todo ele dedicado ao toiro e ao campino, começa cedo, com a apanha da espiga pelas oito da manhã, seguindo-se as cerimónias religiosas, da Bênção dos Dons da Terra e dos Animais, junto à Igreja Matriz, uma cerimónia que tem um significado profundo para a população local.
A tarde é marcada pela tradicional corrida de toiros, na centenária Praça de Toiros da Chamusca. O cartel deste ano promete uma corrida de toiros mista e inédita, com um cartaz único. Já está confirmada a presença dos matadores António Ferrera e Manuel Dias Gomes, os cavaleiros Manuel Telles Bastos e Francisco Palha. Os grupos de forcados serão os dois grupos da terra, os Forcados Amadores da Chamusca e o Aposento da Chamusca. Durante a corrida serão lidados oito toiros da Ganadaria Herdeiros Varela Corujo.

O que é que esta semana representa para o concelho em termos económicos para o concelho?
Para além de cultura e tradição, a maior semana do nosso concelho da Chamusca pretende promover o tecido empresarial da região, apresentando uma das mostras empresariais mais importantes do território, assim como promover o empreendedorismo, como motor sustentável, através da divulgação de atividades e oportunidades de negócio, aproveitando toda a potencialidade da nossa região, para a atração de investimento e dinamização do nosso tecido empresarial.

Em termos turísticos o que se pode fazer no concelho da Chamusca?
O concelho da Chamusca oferece razões de sobra para o visitar. Visitar a Chamusca é sentir o Coração do Ribatejo, terra de encantos e tradições que num só território, reúne Charneca, Campina e Lezíria. A diversidade de paisagens com grande valor natural, aliado a um rico património edificado e às tradições, constituem a identidade cultural da nossa região que vale a pena visitar. O clima quente e o estilo de vida tranquilo cercado pela natureza são o cartão de visita do nosso território. Por aqui pode descansar nos jardins, passear nos caminhos à beira-rio e partir à descoberta das tradições ancestrais que os chamusquenses ainda preservam. Na grande extensão do nosso território é possível encontrar o touro bravo símbolo característico da Charneca e da Lezíria. Criado em liberdade, o touro bravo é reconhecido por ser um elemento fundamental da prática tauromáquica, pelo que deixo o convite para visitá-lo numa das nossas ganadarias.
O Rio Tejo, principal recurso natural do nosso concelho e um importante recurso turístico de fruição da natureza, onde se incluem os passeios de barco e os passeios de stand up paddle, disponibilizados pelos diversos operadores turísticos. Na Chamusca temos também inúmeros trilhos e caminhos para desvendar, tanto para praticantes habituais como para aventureiros de circunstância. Destaco ainda os circuitos turísticos, que são uma agradável forma de conhecer o que de melhor a Chamusca tem para oferecer.

E em termos gastronómicos, o que é que podemos encontrar de típico na região?
Na Chamusca, a mesa é farta e deliciosa. De geração em geração, a gastronomia tradicional evidencia a riqueza da Chamusca. O saber das suas gentes é temperado pelos sabores de uma cozinha com produtos regionais de extrema qualidade. Ao longo do ano, o território do concelho da Chamusca é palco de diversos eventos relacionados com a gastronomia, assentes nos produtos e nas tradições locais, como por exemplo, o Festival do Cogumelo da Parreira (março), o Festival “Já te dou o arroz” em Ulme (setembro), o Festival do Frango em Vale de Cavalos (julho). Há muitos e saborosos motivos para nos visitar, seja durante os eventos, seja em qualquer altura do ano e provar a nossa gastronomia.
Da típica gastronomia, são exemplo a couve a soco servida com bacalhau assado na brasa, regado com azeite e alho ou a carne à pinéu são dos pratos mais tradicionais no concelho. O sável frito servido com açorda de ovas é outra das iguarias de destaque, assim como o ensopado de enguias e o cabrito assado à moda do ribatejo. Na doçaria chamusquense salientamos as trouxas-de-ovos, a lampreia de ovos, queijinhos do céu, peixe doce, fios de ovos, broas variadas, sopa dourada, e vários pudins de ovos.

Quer deixar um convite para os leitores visitarem a Chamusca na Semana da Ascensão?
Claro que sim. Convido todas as pessoas a passarem pela Chamusca não só na semana de 21 a 29 de maio, mas também durante todo o ano e disfrutarem do melhor que temos para oferecer. A Chamusca é um concelho lindíssimo, cheio de cultura e tradição e particularmente de gente boa e humilde, que sabe receber como ninguém.

You may also like...