O parceiro ideal para todas as horas

O extenso know-how somado à capacidade de inovação constante, destacam a JLimão no mercado, como nos conta, o CEO, João Limão, em entrevista, sublinhando a ambição de ser uma referência nacional e europeia, com foco nos fatores ESG (Enviromental, Social and Governance).

 

João Limão, CEO

 

Como surgiu a JLimão? Como se estabeleceu e se posiciona no mercado de gestão de paletes?

A JLimão nasce de uma pequena aventura em que João Limão aos seus 19 anos teve de decidir entre seguir os seus estudos, e ir para a faculdade ou iniciar o projeto da JLimão vindo com uma pequena herança do seu pai que iniciou o negócio das paletes como hobby, havendo em 2010 um volume de 2000 paletes/mês e apenas um funcionário. Com muitos altos e baixos, próprios das conjunturas económicas, e alguma falta de experiência deste jovem empreendedor, a empresa conseguiu assumir-se no mercado da compra e venda de paletes, como um dos principais players nacionais. Neste momento, a JLimão conta com um volume de 2000 paletes por dia e cerca de 35 funcionários. Com este crescimento, queremos solidificar a nossa posição no mercado, enquanto empresa inovadora e de referência no mercado nacional de gestão de paletes, estamos já a desenvolver ações específicas para a nossa internacionalização, que por questões logísticas, iremos alavancar inicialmente na Europa Ocidental.

A empresa destaca-se no mercado devido ao know-how e à capacidade de inovação constante. Quais as inovações recentes ou estratégias que distinguem a JLimão?

Além de desenvolvermos soluções ajustadas a cada cliente e conforme as especificidades da cadeia de abastecimento, onde os nossos clientes e parceiros se posicionam, temos um leque de soluções mais estandardizadas, tais como recuperação, aluguer, logística inversa fugindo um pouco da tradicional compra e venda que o nosso setor oferece. Estamos também a apostar em fabricação de paletes e outras embalagens customizadas com madeira provenientes de outras embalagens. Temos muito foco no nosso dia a dia em soluções sustentáveis para o meio ambiente, numa perspetiva de economia circular, e ainda conseguimos oferecer um produto mais económico, mas com a mesma funcionalidade. Trabalhamos também com elevados stocks de forma a fazermos entregas just in time.

Compra, venda, aluguer, reparação, logística inversa e transporte próprio são alguns dos serviços oferecidos. De que forma a J Limão aborda a gestão logística completa, desde a compra até à reciclagem e entrega, e como isso beneficia os clientes?

Tentamos ser o parceiro ideal para todas as horas, necessidades e realidade operacional de cada cliente. Não impomos o nosso modelo. Através de escuta ativa e partilha de informação entre os nossos clientes e os nosso departamento comercial e operacional, ajustamo-nos a qualquer realidade de cada cliente. Quer seja a venda de paletes para a sua operação quer seja compra das paletes danificadas que resultam da sua operação. Recuperamos as paletes do pool próprio dos nossos clientes para que não necessitem de comprar novas paletes. Noutras situações, implementamos soluções de aluguer sazonal ou regular, para mitigar os investimentos ou a capacidade de investimento dos nossos clientes, em termos monetários nas suas operações ou crescimento. Ao não terem que alocar grandes montantes à aquisição de stocks de paletes, damos a possibilidade aos nossos clientes de investirem noutras áreas. Enquanto especialistas em logística inversa de diversas embalagens, desde a recolha em distribuidores à reparação, higienização, ou outras ações para viabilizar a reutilização da embalagem, cobrimos com grande amplitude as necessidades dos nossos clientes. Investimos em frota própria para podermos fazer as entregas e recolhas o mais rápido possível sem dependermos de terceiros.

Olhando para o futuro da gestão de paletes e embalagens, qual a perspetiva e objetivos da JLimão?

Numa perspetiva de futuro, a nível de instalações prevemos alargar a zona de armazenamento de 50.000 paletes para 75.000 e tencionamos automatizar diversos processos, de forma a termos custos mais baixos para benefício dos nossos clientes e alavancar o nosso crescimento. Queremos também em termos estratégicos, priorizar o crescimento e desenvolvimento da nossa rede europeia de parceiros para conseguirmos ser abrangentes em toda a Europa Ocidental. Acreditamos que com reduções de custos nas embalagens que os nossos clientes têm vindo a beneficiar, estamos a impactar o crescimento dessas empresas.

E devido ao facto de queremos ser uma referência nacional, e porque não europeia, focarmo-nos muito nos fatores ESG (Enviromental, Social and Governance). Não basta sermos uma empresa que apresenta bons resultados ano após ano. Temos que ser uma referência ao nível ambiental, com as melhores práticas e responsabilidades na área, daí o foco em economia circular, redução da pegada ecológica através da otimização dos fluxos logísticos. A nível social, temos atualmente cerca 35 trabalhadores e famílias que dependem da atividade desta empresa. Isto é uma enorme responsabilidade para nós, mas também queremos apostar no desenvolvimento pessoal e profissional de cada trabalhador. Ao nível do Governance, queremos liderar pelo exemplo, sermos uma empresa de boas práticas, desde a gestão de topo, porque acreditamos que é através do exemplo que podemos liderar.

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