O paraíso do leitão assado

Através das palavras de Agostinho Moura, descubra a Adega Regional Filhos de Moura, um tesouro culinário onde o leitão assado é o protagonista indiscutível. Localizado na freguesia de Aboim, em Amarante, o restaurante orgulha-se de oferecer uma experiência gastronómica incomparável, celebrando a tradição portuguesa com um toque de inovação. Saboreie o melhor leitão bísaro, preparado com maestria e temperado à perfeição, num ambiente rústico e acolhedor.

 

 

 

 

Qual é a história por trás do nome «Filhos de Moura”? Quais foram os momentos mais gratificantes na jornada do restaurante até agora?

Em Amarante, na freguesia de Aboim, a família Moura era proprietária de terras cultivadas, sobretudo, para produção de vinho verde. Quando o patriarca da família sucumbe de forma trágica, os três filhos passam a assumir a gestão dessas terras e decidem criar a marca de vinhos Filhos de Moura, em homenagem ao pai. Quis o destino que essa marca não ficasse por aqui. Hoje, Filhos de Moura é também o nome de um restaurante, em Amarante. Tendo posteriormente iniciado a criação de porcos da raça bísara, e tendo dificuldade em escoar o produto, resolveram diversificar a sua atividade e deram início à assadura de leitões e, posteriormente, ao restaurante.

 

Preparar e servir o melhor leitão bísaro é a missão da Adega Regional Filhos de Moura. Quais as características desta especialidade que diferenciam a vossa casa? Qual o segredo para que a Filhos de Moura seja uma referência?

Um dos principais segredos que diferenciam esta casa é a raça do leitão, uma vez que só se trabalha com o leitão bísaro, pelas suas características muito próprias. Falamos, afinal, de uma variante mais comprida, alta e estreita de um animal, cuja confeção resulta numa carne com menos gordura e mais suculenta. Também pelos cuidados a que se propõem na aquisição dos animais. A recolha de leitões é feita pelos proprietários e os mesmos não compram em qualquer sitio, nem qualquer animal. Por outro lado, o processo de assadura é também fundamental para a qualidade do produto que vai para a mesa, sendo que não há duas assaduras iguais, porque também não há dois animais iguais. Logo, uns precisarão de mais tempo de forno e outros de menos.

 

Que outras iguarias se podem degustar na Adega Regional Filhos de Moura? A seleção de vinhos e as sobremesas são outros dos fatores para uma visita obrigatória ao restaurante?

Todos são convidados a degustar entradas como a alheira de leitão bísaro, os cogumelos salteados, ou o prato de presunto/salpicão.

Para acompanhar a refeição, dispomos de uma carta de vinhos maduros, espumantes e frisantes. Para além destes vinho verdes produzido na quinta da família Moura, muito apreciado pelos clientes da casa. Para terminar esta experiência gastronómica da melhor maneira, existe ainda uma variedade de sobremesas todas confecionadas no restaurante, desde o pão-de-ló húmido, o pudim abade de priscos, bolo de bolacha, entre outros. São várias as possibilidades de sobremesas a provar.

 

 

 

 

Como define a experiência culinária que oferecem aos clientes? Como garantem que cada cliente tenha uma experiência memorável no restaurante? Quais são os seus planos para o futuro da Adega Regional Filhos de Moura?

Contando com um ambiente rústico e acolhedor, o restaurante Filhos de Moura é um lugar onde as memórias se consomem sem pressas, pois assim todos têm a oportunidade de saborear o delicioso leitão bísaro. Nesse sentido, e de forma a garantir a melhor experiência para todos, o gerente reforça a necessidade de qualquer visitante fazer a sua reserva antes de se deslocar ao espaço. Esse compromisso deve-se não apenas ao facto de “a casa cheia” ser um cenário típico de fim de semana, mas também pelo facto de que apenas desta forma se torna possível manter a qualidade a que se propõem. Desta forma não será o leitão a esperar pelo cliente, mas sim o cliente a esperar pelo leitão.

You may also like...

This will close in 0 seconds