Stellantis alcança lucro líquido de 5,6 mil milhões de euros

 

 

 

“O desempenho da empresa no primeiro semestre de 2024 ficou aquém das nossas expectativas, refletindo tanto um contexto difícil no setor, como os nossos próprios problemas operacionais. Embora tenham sido necessárias e estejam a ser tomadas medidas corretivas para resolver estes problemas, também iniciámos uma empolgante fase de renovação da gama de produto, com nada menos do que 20 novos veículos a serem lançados este ano, o que trará maiores oportunidades com uma implementação bem executada. Temos muito trabalho a fazer, em especial na América do Norte, para maximizar o nosso potencial a longo prazo. Quero agradecer a todos os funcionários pelo seu trabalho de equipa e empenho durante este capítulo muito importante da nossa história.” Carlos Tavares, CEO

 

 

A Stellantis N.V. anunciou os resultados para o primeiro semestre de 2024, incluindo 85,0 mil milhões de euros de Receitas Líquidas, menos 14% em termos homólogos, e 5,6 mil milhões de euros de Lucro Líquido, menos 48% em termos homólogos. O Resultado Operacional Ajustado de 8,5 mil milhões de euros representou uma Margem Operacional Ajustada de 10%, para um EPS diluído ajustado menor em 35% em termos homólogos.

O menor desempenho financeiro no primeiro semestre de 2024 foi impulsionado, principalmente, por volumes e mix mais baixos, com uma comparação de volume desafiante devido a uma combinação de iniciativas de redução de stock, lacunas temporárias na produção de produtos, devido a uma transição de portfólio geracional e uma menor quota de mercado, em especial na América do Norte. Com um foco firme no lançamento bem-sucedido de uma vaga de novos produtos significativos no curto prazo, a empresa espera que o impacto das lacunas de cobertura do portfólio de produtos tenha atingido o pico, enquanto as ações de gestão, para melhorar a performance na América do Norte, na Europa Alargada e na Maserati criam oportunidades significativas de melhoria de desempenho para o segundo semestre de 2024 e para todo o ano de 2025.

Em termos comerciais, a Stellantis manteve a sua liderança nos Veículos Comerciais, assumindo, pela primeira vez, o primeiro lugar em termos de quota de mercado no Médio Oriente e em África, mantendo a liderança em termos de quota de mercado na Europa e na América do Sul. Nos EUA, a Stellantis é o número 1 em vendas de veículos híbridos plug-in e o número 2 em vendas de LEV. Aproveitando a competitividade de custos da Leapmotor e os avanços nos sistemas de propulsão e conetividade, a joint venture Leapmotor International está no bom caminho para introduzir os seus primeiros veículos elétricos, centrados na tecnologia, o SUV C10 e o automóvel T03. O lançamento inicial acontecerá na Europa Alargada, seguindo-se a América do Sul, Médio Oriente e África e Índia e Ásia-Pacífico até ao final de 2024.

 

Ofensiva de produto de 2024 em marcha

A empresa planeia fazer nada menos do que 20 lançamentos de novos produtos em 2024, incluindo 10 que começaram a ser produzidos já no primeiro semestre do ano:

  • Peugeot 3008 e 5008 – Baseados na plataforma multi-energia STLA Medium nativa para BEV, com uma autonomia até aos 680 km, estes modelos apresentam-se com o novíssimo i-Cockpit Panorâmico. O ChatGPT passará a ser de série em toda a gama Peugeot, seguindo o exemplo da marca DS, implementado no início deste ano. Em junho, cerca de 30% das encomendas do 3008 foram para a versão elétrica a bateria. A Peugeot também localizou a produção do 2008 na América do Sul.
  • Novo Lancia Ypsilon – A Lancia apresentou, o Novo Lancia Ypsilon, o primeiro automóvel da sua nova era, integrado no segmento B hatchback premium. A marca tem um plano estratégico a 10 anos para a impulsionar com uma elegância italiana inovadora e intemporal.
  • Maserati Grecale Folgore – A Maserati lançou o Grecale Folgore, o primeiro SUV de sempre da marca do Tridente equipado com um grupo motopropulsor totalmente elétrico, com 820 Nm de binário e uma velocidade máxima de 220 km/h.
  • Ram 1500 – A Ram lançou o novo 1500 na sequência de um reconhecimento positivo como a marca nº 1 da indústria no J.D. Power Initial Quality Study, sendo a única marca exclusiva de camiões ligeiros a consegui-lo. A Ram 1500 inclui a nova família de motores Hurricane Twin-turbo, o bloco de 6 cilindros mais potente do segmento, com até 540 cavalos de potência e cerca de 636 Nm de binário.
  • Citroën Basalt – O novo SUV coupé foi lançado na Índia e na América do Sul. As encomendas do novo Citroën C3 são sólidas, com 72% dos clientes a optarem pelo novo ë-C3, veículo elétrico do segmento B com preços competitivos, produzido na Europa.
  • Furgões Stellantis Pro One – A renovada linha de furgões Pro One da Citroën, FIAT Professional, Opel, Peugeot e Vauxhall está na estrada, compondo-se de 12 modelos para todos os segmentos. A Stellantis Pro One é a marca nº 1 na Europa Alargada, na América do Sul, no Médio Oriente e África no primeiro semestre.

Em reconhecimento dos seus legados históricos em Itália e na Alemanha, a FIAT e a Opel celebraram os seus 125 anos de existência. A FIAT desvendou o seu regresso ao mercado global com o Grande Panda, com preços a partir de menos de 25.000 euros para a versão totalmente elétrica, modelo que também estará disponível em versão híbrida.

 

 

Impulso tecnológico

  • Oito novos veículos assentes na plataforma STLA Large serão lançados entre 2024 e 2026, liderados pelo Dodge Charger Daytona, Jeep® Wagoneer S e Jeep Recon. Esta nova plataforma multi-energia, nativa para BEV, é altamente flexível e otimizada para vários módulos de acionamento elétrico, oferecendo aos clientes os benefícios do binário instantâneo da propulsão dos BEV e uma autonomia de até 800 Km/500 milhas nos modelos BEV.
  • Até 2026, a plataforma Smart Car servirá de base a 13 modelos, em três regiões. A plataforma combina tecnologia avançada com acessibilidade, para tornar os veículos elétricos acessíveis a todos. Na Europa, as marcas FIAT e Opel seguir-se-ão aos lançamentos do Citroën C3 e do C3 Aircross.
  • A Stellantis está a empregar uma abordagem de química dupla e a explorar tecnologias inovadoras de células e pacotes de baterias. A empresa anunciou, recentemente, uma colaboração de cinco anos com o CEA, instituição de investigação de referência, para conceber células de bateria da próxima geração para veículos elétricos.
  • A tecnologia de transmissão eletrificada de dupla embraiagem (eDCT) da Stellantis tem-se mostrado popular na Europa, contribuindo para um crescimento anual de 53% nas vendas de veículos híbridos na UE-30. Estão previstos 30 modelos híbridos para este ano, com mais 6 até 2026, oferecendo uma excelente experiência de condução e menores emissões de CO2 a preços mais acessíveis do que os dos veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in. A Stellantis é líder de vendas de veículos de baixas emissões (LEV), grupo em que se incluem veículos elétricos a bateria, a pilha de combustível e híbridos plug-in, na EU-30 para os segmentos A e B e veículos comerciais ligeiros.
  • As plataformas alimentadas por IA – STLA Brain, STLA SmartCockpit e STLA AutoDrive – são fundamentais para os avanços tecnológicos da Stellantis, esperando-se que estejam prontas para integração até ao final de 2024, com a implementação em produto em 2025.
  • A Stellantis está a transformar a experiência de mobilidade com um fluxo constante de receitas de elevada margem, provenientes de software e serviços conectados, que mais do que duplicaram desde a criação da empresa em 2021. Entre elas destacam-se:
    • e-ROUTES, a primeira aplicação para smartphone de planeamento de rotas integrada com dados de veículos em tempo real, especificamente concebida para veículos elétricos;
    • Assistente virtual melhorado ChatGPT, oferecido de série em veículos novos e existentes, disponíveis em 20 países europeus, até ao final de 2024;
    • AppMarket, o hub central para a conetividade disponível over-the-air em quase metade dos veículos Jeep e Ram dos MY 2021 a 2023 na América do Norte;
    • Connect Fleet by Free2Move, que proporciona aos gestores de frotas visibilidade do estado, definição de limites do tipo geofence e geolocalização em tempo real; e
    • MyTasks, uma ferramenta avançada para simplificar as operações da frota, melhorando a coordenação para permitir uma melhor produtividade.

 

ORIENTAÇÕES E PERSPETIVAS: A empresa reitera a orientação financeira de Margem Operacional Ajustada  de dois dígitos em 2024, bem como um free cash flow industrial positivo, apesar das incertezas macroeconómicas.

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