Ideias para melhorar o seu negócio que custam menos do que pensa
Sabemos que a conjuntura económica atual não é fácil, as empresas têm conseguido cativar novos clientes à medida que o mercado volta ao normal depois da situação que assolou todo o mundo durante mais de um ano. Muitas empresas decidiram reinventar a forma como fazem negócio, por exemplo a restauração apostou muito no take away, E outros negócios tiveram que fazer coisas diferentes para poderem sobreviver.
São essas coisas diferentes que podem marcar a forma como o negócio pode vencer ou falhar. E existem algumas ideias que resultam com quase todos os negócios, que fidelizam clientes, e que mantém o interesse na forma como o negócio é visto pelos seus clientes. E sobre o preço, um tema sempre importante, até nem é algo muito caro de fazer.
Deixamos por isso aqui algumas ideias que, com pouco dinheiro, consegue atrair novos clientes ou fidelizar os atuais:
Publicidade a negócio local
Se o negócio for local, é recomendado fazer um flyer e contratar uma empresa ou até os CTT para destruírem na zona de intervenção do seu negócio. A vantagem é que o custo de um flyer é reduzido, e ao mesmo tempo que o que está a construir pode também colocar alguma informação sobre descontos específicos para quem levar aquele panfleto.
Faça uma newsletter
Fazer uma newsletter regular é a melhor forma de captar os clientes habituais e também obter alguns clientes novos. Por exemplo, se adicionar um copão de desconto na newsletter e incentivar à sua subscrição, vai conseguir ter uma boa base de clientes assíduos ou pelo menos de pessoas que vão ver os novos produtos que tem no seu negócio.
Fazer uma newsletter é fácil, no entanto existem vários tutoriais sobre como fazer uma newsletter que pode consultar. Ou seja, não precisa de recorrer a terceiros para fazer a sua newsletter.
Faça parcerias
Existem vários serviços que oferecem descontos, como por exemplo alguns bancos oferecem regularmente descontos aos seus clientes. Se é um negócio que é transversal a vários tipos de pessoas, porque não contactar uma entidade que tenha mais “poder” para oferecer uma mais valia se divulgarem os seus serviços? Além disso, essa divulgação pode ser recíproca, ou seja, você pode também divulgar os serviços de outra entidade e fazer assim uma verdadeira parceria.
Baixe os custos
Esta parece uma ideia muito básica, mas já pensou contactar os seus fornecedores e perguntar se não existe uma opção de comprar mais stock por um valor inferior? Normalmente isso é possível, ou então, caso não seja, pode sempre procurar outros fornecedores do mesmo produto.
Como deve imaginar, nenhum fornecedor gosta de ficar sem um cliente, portanto é possível que através da situação de procura ativa de um novo fornecedor apareça uma opção para baixar os seus custos.
Estas são apenas algumas dicas, de muitas, que existem para poder fazer com que o seu negócio corra da melhor forma possível. No entanto, a perseverança é sempre o principal uma vez que embora estas dicas não sejam propriamente dispendiosas, vai ser necessária muita força de vontade da sua parte e muito trabalho para encontrar o balanço certo entre um bom serviço ao cliente final e um negócio com lucro.