NBIZ Business & Consulting: Tem uma ideia e precisa de aconselhamento? Apresentamos uma solução ajustada ao seu negócio
A Revista Business Portugal esteve à conversa com Mário Vieira e Sónia Leite, sócios da NBIZ Business & Consulting, empresa de consultoria presente no mercado há 12 anos. Afirmando-se, hoje, como parceiros que prestam um aconselhamento de excelência, à imagem de cada cliente.
Foi em 2007 que Mário Vieira fundou a NBIZ: “[a empresa] começou por mim, só na ótica da contabilidade” e, em 2012, Sónia Leite, sua colega de faculdade, reforçou a equipa. Em 2014, decidiram mudar-se de malas e bagagens para o centro da cidade de Aveiro, tendo isso revigorado o serviço que prestavam: “quando viemos para o Mirador Business Center alargámos os horizontes e começámos a oferecer serviços de consultoria especializada. Para nos diferenciarmos das outras empresas, obrigamo-nos a criar alternativas”, explica Sónia, que acrescenta que o “objetivo é ser diferente e fugir do conceito do tradicional gabinete de contabilidade”. Neste momento, para além da contabilidade, a NBIZ presta serviços de consultoria fiscal e de gestão, domiciliação e representação fiscal de empresas e sucursais nacionais e estrangeiras, apresentando como vantagem o facto de possuírem um departamento jurídico interno, facilitando e tornando mais rápida a constituição e alterações de empresas.
Para os dois sócios, é um agradável desafio pegarem nas empresas no momento da ideia e frisam a importância de os empresários procurarem aconselhamento prévio. Defendem que “primeiro se devem vir aconselhar, para depois se verificar o que se irá fazer”, uma vez que já possuem o know-how de várias áreas e têm uma visão alargada que, muitas vezes, os clientes não têm por nunca terem trabalhado em determinadas atividades e/ou por não terem conhecimento das exigências legais para se abrir e conduzir um negócio.
“Esmiuçamos muito os casos que nos apresentam”
Para a NBIZ é importante manter uma relação de proximidade com o cliente, haver partilha de informação e conhecimento: “damos formação aos clientes sobre o que devem ou não fazer relativamente à gestão da empresa. E, se querem fazer de determinada maneira, alertar para as consequências dessa ação. Quanto mais informado estiver o nosso cliente, mais fácil é trabalhar com ele: primeiro, começa a falar a nossa linguagem; segundo, se já aprendeu não nos vai consumir tantos recursos; e terceiro, já não comete tantos erros”, defende Mário Vieira.
É fulcral manter o diálogo com o cliente, para perceber ao pormenor o que o compõe e estar sempre a par de todos os passos que querem dar, a fim de se conseguir o melhor aconselhamento possível. A empresa prima pela qualidade e Sónia Leite chega mesmo a afirmar que fazem análises “à lupa”, o que, por vezes, os leva a investir muito tempo para conseguirem dar esse tipo de apoio porque, segundo a mesma, também gostam de ser parte ativa dos processos. No fundo, a NBIZ faz parte da equipa de trabalho dos seus clientes.
Indústria, novas tecnologias e aquicultura: são nichos de mercado onde pretendem afirmar-se.
O balanço feito até ao momento é positivo, sendo que nos últimos cinco anos, com a mudança para o centro da cidade, foi dado um salto que diferenciou a NBIZ da concorrência, pelo tipo de oferta e por terem fugido ao serviço básico de apoio às empresas.
As perspetivas de futuro não podiam deixar de ser aliciantes, pois estamos a falar de uma equipa de trabalho bastante ambiciosa e com vontade de estar sempre a par das novidades, com a ambição de acompanhar sempre as tendências do mercado. Enquanto profissionais disponíveis, tentam responder a todas as necessidades dos clientes, mesmo quando procuram aconselhamento em áreas que não lhes são familiares. Sempre que não estejam por dentro do assunto, tentam adquirir o conhecimento para poderem dar resposta ou encaminhar para parceiros estratégicos. “Se eu não tiver conhecimento para determinada área, vou estudar”, afirma Sónia Leite. A formação contínua é uma aposta dos sócios: “não gostamos de dizer que não, mas também não aceitamos um serviço para o qual não temos conhecimento. Já fiz recentemente uma formação na Ordem sobre o tema criptomoeda, porque já fui consultado várias vezes por empresários com interesse neste assunto, que pode ser um nicho de mercado”, remata Mário.
Após 12 anos de investimento no estudo e conhecimento do mercado, a NBIZ afirma-se hoje como uma empresa de renome, associada a qualidade e brio profissional, sendo objetivo para o futuro afirmarem-se como consultores de referência nas empresas industriais e de aquicultura. Por coincidência, ambos os sócios desenvolveram já trabalho na contabilização de ativos biológicos e, estando inseridos numa zona onde a atividade está a crescer, há uma forte motivação para crescer nessa área de negócio.