Na vanguarda da excelência na arquitetura

Paulo Louro iniciou o seu percurso profissional com um intuito empreendedor e decidiu, após a conclusão do seu curso na Faculdade de Arquitetura de Lisboa, fundar a sua empresa. Quando o mercado imobiliário ainda estava a recuperar da crise, cria o atelier Paulo Louro Arquitetos, em Setúbal. O arquiteto e CEO esteve à conversa com a Revista Business Portugal e salientou a importância da entreajuda nesta área de trabalho.

 

A visão do cliente

Com a inspiração e imaginação aguçadas quatro pessoas preenchem, atualmente, as cadeiras do atelier de Paulo Louro Arquitetos. Estes estão encarregues de criar espaços únicos e tentam, aconselhar o cliente e ir de encontro às suas expectativas, mediante as preferências que lhes comunicam. “Para cada projeto, e ainda antes de iniciarmos os primeiros esboços, avaliamos com o cliente todas as suas necessidades, desejos, a envolvente, a orientação solar do futuro edifício, entre outros aspetos fundamentais, e só depois se iniciam os primeiros esboços. Tentamos, desde o primeiro momento, conhecer o que o cliente particular ou a entidade pretendem ao pormenor, a fim de lhe proporcionarmos uma arquitetura que tenha um excelente compromisso entre a forma-imagem e a sua funcionalidade, personalizando os vários espaços ao mais ínfimo detalhe”. Tudo é pensado, desde a construção até à decoração, de acordo com as tendências, mas também tendo em consideração as exigências dos clientes. Ocasionalmente, o Paulo Louro Arquitetos colabora com outras entidades ligadas à mesma área, para conseguirem “dar resposta a soluções e projetos que exijam maior rapidez de execução ou para projetos de maior envergadura”, refere o CEO.

 

A tecnologia aliada à imaginação

Num mercado competitivo como a arquitetura, uma constante essencial, nos dias de hoje, é a tecnologia, nomeadamente a realidade virtual. “Esta tem sido uma das chaves de sucesso no design, para que o cliente possa, visualizar o seu projeto de uma forma mais realista”. O Paulo Louro Arquitetos, que conta com já 30 anos, continua a acompanhar os avanços tecnológicos e, atualmente, incorpora-os nos seus trabalhos para um melhor resultado e aproximação às expectativas do cliente. “Todas as propostas são apresentadas em realidade virtual, e transmitem de forma clara e objetiva toda a intensão. Com a apresentação ao cliente da proposta, ele poderá desde o primeiro momento, levar consigo as imagens do que poderá vir a ser a seu futuro projeto. Estamos a falar de imagens, foto realistas e de vídeos”, descreve o entrevistado.

 

Grandes projetos para grandes negócios

Variados e distintos empreendimentos têm passado pelas mãos dos arquitetos desta empresa, mas são vários os de grande dimensão. “Ao longo dos anos temos desenvolvido projetos de diferentes tipologias, desde de stands de automóveis, dos quais destacamos o primeiro stand de âmbito europeu da Seat na Península Ibérica, armazéns, edifícios industriais, restauração, estações de lavagens em regime de selfservice, entre outras, assim como a denominada Planeta Azul, em que atualmente conta com catorze em funcionamento. Também já nos dedicamos a equipamentos como lares de terceira idade e Unidade de Cuidados Continuados.” A conceção de projetos de habitações unifamiliares e plurifamiliares, também fazem parte do portfólio desta empresa, assim como a reabilitação e recuperação de infraestruturas, que tem surgido com mais frequência nos últimos anos. “Ao nível do urbanismo, elaborámos vários projetos de loteamento, não só em novas áreas, como intervimos na regeneração das áreas de génese ilegal (AUGIS).”

 

Líderes também fazem parte de equipas

Como a excelência sempre dá frutos, em 2004, Paulo Louro e a sua equipa, foram surpreendidos com a referência de dois projetos da sua empresa como pontos de interesse a visitar para arquitetos e é alvo de curiosidade do público no geral.

Para além de arquiteto, coordenador/projetista e CEO, Paulo Louro, também promove e desenvolve o espírito de trabalho de equipa, regularmente, no atelier do Paulo Louro Arquitetos. Este acredita que a partilha de conhecimentos, assim como de competências, em todo o desenvolvimento de cada esboço até ao projeto final, garantem melhores soluções e respostas mais ágeis aos desejos do cliente. Através desta entreajuda “o cliente é o principal beneficiado”, remata Paulo Louro, arquiteto e CEO.

You may also like...