MWS: Trabalho de qualidade e engenharia de vanguarda

Transformar dificuldades em oportunidades e desafios em projetos exequíveis e economicamente viáveis é o mote que melhor define a empresa que lhe damos a conhecer nesta edição. No mercado desde 2015, a MWS – Master Welding Solutions surgiu pelas mãos de Pax Rocha e David Cavaleiro, sócios-gerentes, e foi com eles que estivemos à conversa para melhor compreender a génese do projeto e o mercado em que se insere.

A MWS – Master Welding Solutions surgiu em 2015. O que vos levou a arriscar e a criar esta empresa e quais os serviços que tem para oferecer ao mercado?
Podemos dizer que surgiu de uma necessidade que sentimos no setor. Ambos trabalhávamos numa das grandes multinacionais portuguesas do setor da metalomecânica que, como muitas outras, recorria a muitos subempreiteiros. Foi nesse contacto que tínhamos com subempreiteiros que conseguimos perceber de perto todas as dificuldades que enfrentavam no exercício da sua atividade, fruto da falta de apoio, quer no que diz respeito a certificações, a documentação, ou até a formação. Foi nesse sentido que surgiu a MWS, em 2015.
A MWS é uma empresa com três áreas de atividade: A MWS – Engineering, dedicada a duas grandes atividades core – projeto e soldadura. A atividade de projeto onde nos dedicamos à engenharia de processo e ao cálculo estrutural de estruturas metálicas, onde presentemente estamos ligados a projetos da indústria química, setor das pescas e agropecuária (onde colaboramos em parceria com uma empresa bastante reconhecida neste setor). A atividade de soldadura é onde damos atenção às necessidades da área da metalomecânica, seja pela consultoria prestada nas atividades de construção, qualidade e soldadura ou pela qualificação de processos – acompanhamento e elaboração de procedimentos de soldadura – e de pessoal ligado à atividade de soldadura – qualificação de soldadores. Prestamos assessoria técnica como coordenadores de soldadura, através de regimes de avença, em indústrias mais pequenas que não têm a capacidade de integrar um coordenador de soldadura interno.
Temos também a MWS – Inspections, dedicada aos serviços relacionados com inspeção. Trabalhamos com clientes internacionais, que fabricam em Portugal mediante um caderno de encargos e para as quais prestamos serviços de inspeção técnica, sendo que somos responsáveis por atestar o cumprimento do produto em função de especificações destes Nesta vertente temos também a área dos ensaios não destrutivos, onde realizamos diversos tipos de ensaios, dos quais ensaios de líquidos penetrantes, partículas magnéticas e ultrassons. Através de uma empresa parceira podemos ainda realizar ensaios de radiografia.
Por último temos a MWS – Training que, apesar de não ser uma atividade core para nós, tem especial relevância, uma vez que está diretamente relacionada com tudo o resto. Na MWS – Training, formamos soldadores abrangendo todos os níveis de prática desde o iniciante, até ao avançado. Formamos também técnicos, por exemplo, em simbologia de soldadora, que é uma área cada vez mais importante, sendo que ensinamos a fazer a leitura e interpretação de especificações. Somos certificados pela DGERT e neste âmbito promovemos também ações de formação por catálogo ou à medida, nas áreas de Segurança e Higiene no Trabalho e Desenvolvimento Pessoal. Como exemplo das ações promovidas no decorrer deste ano temos: Liderança e Gestão de Equipas; Segurança em Espaços Confinados ou Segurança na Movimentação de Pontes Rolantes.

Esta política e a vossa certificação na área comportamental é reflexo da importância dada às dinâmicas de trabalho?
Sim. É muito importante que as pessoas saibam trabalhar em conjunto e nesse sentido temos muita formação. Só para terem uma noção, cada colaborador nosso, este ano, teve em média 80 horas de formação. Valores muito acima do que é geralmente requerido. Sempre tivemos a filosofia de que a nossa equipa deve estar bem capacitada de conhecimentos e de competências que se tornam uma grande mais-valia, tendo em conta que somos uma empresa de prestação de serviços e onde o know how é fundamental para que possamos realizar um trabalho abrangente, de qualidade e que leva à fidelização dos nossos clientes.

É fácil fidelizar clientes nesta atividade?
Para a MWS tem sido fácil fidelizar o cliente, principalmente pela qualidade dos serviços que prestamos. Nunca nos guiámos pela filosofia do mais barato, sabemos que temos valor e é esse mesmo valor que tentámos transmitir aos nossos clientes, acabando por fidelizá-los. A nossa empresa é relativamente recente, e temos clientes que estão connosco desde o início e que continuam a trabalhar com a nossa empresa todos os anos.

Atualmente operam sobretudo no centro e norte do país. Pretendem entrar no mercado internacional?
A internacionalização é algo que pretendemos alavancar, sobretudo porque já temos alguma internacionalização no que diz respeito a inspeções técnicas, uma vez que são tudo projetos internacionais, sendo que trabalhamos através de uma agência em Espanha. Já temos também projetos em Angola, no espaço de engenharia, sendo que o nosso primeiro projeto de engenharia foi para lá, na área das pescas. Neste momento, temos uma série de projetos ligados às pescas, que em breve irão avançar. A verdade é que queremos a internacionalização, mas primeiro pretendemos consolidar o mercado nacional. Acreditamos que a nossa presença no mercado nacional está a ser conseguida, sendo que atualmente atuamos sobretudo no norte e no centro de Portugal.

 

A MWS pretende tornar-se um centro de referência global nas áreas da metalomecânica e energia. De que forma se diferenciam no mercado?
A personalização do serviço é sem dúvida um dos nossos diferenciais. A MWS pretende conquistar um lugar de referência na Península Ibérica em soluções técnicas de soldadura e consolidar a presença no mercado nacional, para isso temos de nos demarcar da concorrência pela qualidade do serviço prestado. Penso que tem sido esta atitude e este atendimento personalizado que nos tem permitido fidelizar clientes e destacar no mercado. Outra vantagem que temos é a proximidade com o cliente. Ao contrário da grande maioria das empresas, que estão centradas nas zonas do Porto e Lisboa, a MWS destaca-se por ser próxima dos seus clientes e esta proximidade é sem dúvida uma mais-valia para todos. No fundo, pretendemos dar um serviço próximo e adequado às necessidades dos nossos clientes. São esses os nossos valores e os que mantemos integralmente.
Não menos importante é a nossa formação e também aí procuramos ser diferenciadores. Nesse sentido, trouxemos para Portugal uma tecnologia completamente inovadora, os simuladores de realidade virtual aumentada, criados pela empresa espanhola Seabery, sendo que somos representantes da marca em Portugal. Esta é uma tecnologia mais prática, barata, eficaz e rentável, que embora não substitua a prática do trabalho real, se tem revelado uma mais-valia para ensinar e corrigir posturas.

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