“Uma história muito mais emocional do que racional”

A Objectifix celebra 15 anos de sucesso e inovação no mercado B2B. Descubra como a empresa se diferenciou da concorrência e como a sua marca própria, AIRUN Fixing Systems, conquistou um lugar de destaque no sector do AVAC. Mas, mais do que isso, conheça a empresa que acredita que a ambição de fazer sempre mais e melhor, a orientação para o cliente e o trabalho em equipa são os pilares essenciais para se alcançar o sucesso.

Este ano, a Objectifix comemora 15 anos. Qual foi a motivação por trás da criação da empresa em 2008? Como avalia o crescimento e desenvolvimento da Objectifix?

A Objectifix, criada pelo sócio-gerente Nuno Barqueira a 7 de maio de 2008, nasceu da vontade de criar um projeto na primeira pessoa que se diferenciasse da concorrência. A experiência adquirida ao longo de sete anos ao serviço de uma multinacional de referência no mercado permitiu ao Nuno Barqueira desenvolver fortes competências técnicas nesta área, ao mesmo tempo que conseguia estabelecer uma importante rede de networking e detetar uma lacuna no mercado que se prendia com a ausência de apoio técnico especializado, uma vez que, de forma generalizada, todas as empresas do sector não o incorporavam na sua relação comercial com os seus clientes. Assim, a Objectifix conseguiu, através da formação especializada do seu Managing Partner, uma vantagem competitiva muito valorizada pelo mercado B2B, e que contribui de forma muito significativa para os elevados níveis de satisfação dos nossos clientes. No decorrer destes 15 anos, o crescimento e desenvolvimento da empresa muito se deve ao que já foi referido. No entanto, os esforços em marketing são bastante relevantes, nomeadamente o exercício de Benchmarking, uma vez que, este exercício não serve apenas para recolher informações sobre a nossa concorrência, mas sobretudo para nos ajudar a identificar oportunidades de melhoria. Trimestralmente, traçamos objetivos operacionais e definimos um conjunto de ações, que são controladas e avaliadas de forma cautelosa e ajustadas sempre que necessário.

Qual é a vossa gama de produtos? Para que áreas de atuação estão direcionados?

A Objectifix, inicialmente, dedicou-se à comercialização de materiais de fixação e suspensão, produtos químicos e tratamento de material, alargando a sua panóplia de produtos complementares ao longo dos anos para: material elétrico e eletrónico, fitas adesivas e de vedação, tubos flexíveis, ferramentas e Epi’s.

Os nossos produtos abrangem, maioritariamente, as áreas do AVAC, Instalações Elétricas, Eletromecânica, Hidráulica e Fluídos, no mercado B2B.

Vera Ramos, responsável financeira e marketeer e Nuno Barqueira, sócio-gerente

Como se definem no mercado?

Descrevemo-nos como uma microempresa jovem, familiar, dinâmica, com um conhecimento técnico de nível elevado, que presta um serviço de excelência aos seus clientes.

Após uma década de esforços e empenho, a Objectifix conseguiu estabelecer a sua marca própria, a AIRUN Fixing Systems. Qual a principal finalidade da AIRUN Fixing Systems?

Dez anos de presença no mercado tornou possível o desenvolvimento de uma marca própria, AIRUN Fixing Systems, que se destina fundamentalmente à área do AVAC, comercializando apenas produtos da gama Fixação e Suspensão. O desenvolvimento desta marca é a resposta prática à necessidade de nos diferenciarmos da concorrência, tendo sempre em consideração as necessidades dos clientes atuais e potenciais, e uma otimização de custos.

A médio e longo prazo, a Objectifix tem como objetivo posicionar a AIRUN Fixing Systems, como uma marca de renome, percecionada como a que oferece a melhor relação qualidade/preço, capaz de combater qualquer outra marca concorrente.

A nossa grande responsabilidade, bem como preocupação, é a satisfação máxima dos nossos clientes, oferecendo-lhes sempre um acompanhamento técnico especializado e os melhores produtos/soluções, a um preço justo e em tempo útil.

A Objectifix foi distinguida pela SCORING com a certificação TOP 5% Melhores PME de Portugal, edição 2022. Quais foram as estratégias implementadas pela empresa para merecer tal reconhecimento? Qual é a relevância desta distinção para a imagem e visibilidade da Objectifix?

Na Objectifix, unimos esforços diários para sermos uma empresa cada vez mais forte e competitiva, reconhecida pela qualidade dos nossos produtos e serviços, com presença em diferentes mercados, onde o nosso negócio, bem como a nossa marca própria, possam crescer de forma sustentável, sempre comprometidos com a sociedade e com o seu desenvolvimento. E foi assim que, com uma visão sempre muito bem definida, com as estratégias certas, com uma monotorização apertada, bem como a cooperação com parceiros com os mesmos ideais, que atingimos resultados exímios.

De salientar também, que a metodologia utilizada, em muito contribuiu para o nosso crescimento, uma vez que somos uma empresa rápida na sua tomada de decisão, com alta capacidade de aprendizagem com os desafios diários, com processos que podem ser escaláveis, tornando assim com que o potencial de crescimento seja maior.

Na Objectifix tem vindo a evidenciar-se uma evolução positiva ao nível dos principais rácios financeiros, com especial destaque na autonomia financeira que ultrapassa os 29,00% no ano de 2022, dos 24,32% no ano de 2021, assim como o aumento gradual do indicador da solvabilidade, demonstrando que a estabilidade financeira  da nossa empresa tem vindo a ser alcançada ao longo dos anos.

Esta distinção foi relevante na medida em que reconhece o esforço de todos os que cooperam e cooperaram para que este reconhecimento fosse possível. Contudo, estamos convictos de que há muito a fazer e que a aprendizagem é diária.

Como a Objectifix convida os seus clientes e parceiros a fazer parte da sua história? Que planos têm para o futuro?

Os nossos valores assentam em quatro pilares fundamentais: ambição de querer fazer sempre mais e melhor; orientação para o cliente, porque estamos sempre focados na solução e na satisfação dos clientes; valorização do comércio justo, porque nos regemos por um código de ética e conduta que valoriza as pessoas e a preservação ambiental; trabalho em equipa, porque o espírito de cooperação com colaboradores, fornecedores e clientes são a base do sucesso.

Estes quatro pilares são, para nós, fundamentais para a construção de uma história que não tem fim, e onde a narrativa assenta não em, e apenas, rentabilidade mas sim num espírito de entreajuda, onde os laços que se criam são verdadeiros e duradouros. Uma história muito mais emocional do que racional feita de ligações, empatia e boas memórias. Internamente, referimos inúmeras vezes que os produtos podem não ter emoção, mas que a emoção está sempre presente em tudo aquilo que entregamos e, por esse motivo, temos que, ao longo de toda a nossa cadeia de valor, entregar as melhores soluções para os problemas diários dos nossos clientes, soluções rápidas e eficazes. Mas para tal, é necessário estarmos em constante modo “ON”, para aumentar e atualizar os nossos conhecimentos técnicos sobre um mercado que está em constante mutação.

Esta “era digital” que se vive permite a qualquer empresa, de diferentes sectores e dimensão, comunicar de forma global, sendo o marketing digital um canal de comunicação que assume cada vez maior relevância. E este é um desafio que queremos abraçar, por forma a conseguir usufruir de uma maior visibilidade, quer no mercado onde estamos inseridos, como pelo mundo.

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