“Liderar pelo exemplo será sempre a melhor postura”
A PetroSátão diferencia-se ao priorizar a qualidade dos combustíveis de origem nacional e ao oferecer um serviço de atendimento bastante prestável. Conversámos com Raquel Pina, Sócia-Gerente, que partilha insights sobre a liderança feminina no setor de combustíveis automóveis e os planos futuros da empresa.
Com mais de 45 anos de atuação no mercado, a PetroSátão destaca-se pela ênfase na qualidade dos combustíveis de origem nacional. De que forma esta abordagem impacta a satisfação dos clientes?
A empresa está aberta há mais de 50 anos por optar sempre por produtos de máxima qualidade. A qualidade do produto, aliada a um preço altamente competitivo e um serviço de atendimento ao cliente extremamente prestável continua a fazer a diferença num mundo cada vez mais mecanizado e menos humano. Nas pequenas localidades onde atuamos, tentamos sempre que esta seja a nossa imagem de marca, que me foi passada pelo meu pai, fundador desta empresa.
A PetroSátão atua como posto de abastecimento e na distribuição e venda direta de combustíveis a empresas da região. Quais as principais estratégias que a empresa utiliza para se destacar no mercado?
A distribuição de combustíveis é um ramo do grupo PetroSátão bastante mais recente e altamente competitivo. Já fui eu, à frente das empresas, que adquiri as cisternas para o podermos fazer e avançar por este caminho. O nosso truque é servir o cliente final, empresas ou particulares, de uma forma praticamente imediata, não deixamos o cliente à espera. Um cliente à espera é um cliente que tem tempo para pensar, para mudar de opinião, para cancelar uma encomenda ou para mudar de planos, pelo que agimos de imediato. Somos muito rápidos e breves nas nossas distribuições de vários combustíveis e produtos pelo que o cliente muitas vezes fica atendido e satisfeito no próprio dia da encomenda.
Como Sócia-Gerente, a Raquel desempenha um papel de liderança na PetroSátão. Qual a importância da liderança feminina no setor de combustíveis automóveis?
Ser mulher num mundo altamente competitivo e num ramo francamente masculino não foi fácil e não o é. Iniciei este percurso depois de ter perdido o meu pai e como filha única a empresa foi me entregue pelas piores razões. Mas a PetroSátão já era uma empresa consolidada, estável e com muito boa imagem no mercado. Inicialmente, o que queria era não estragar o que tão bem tinha sido feito até ali. Com poucas bases em gestão, restava-me usar os meus recursos de licenciada em psicologia. Ser mulher num mundo de homens, implica muitas vezes negócios que não são fechados, margens que não são ajustadas e algumas coisas que ficam por dizer porque não vamos jantar com fornecedores, tomar um copo ao final do dia com um cliente. Ainda, neste século, é preciso analisar a nossa comunicação verbal e não verbal para não sermos mal interpretadas por um sorriso mais aberto ou algo dito de maneira mais efusiva ou brincalhona. Por outro lado, há muitas coisas que são imediatamente mais respeitadas pelo facto de ser uma mulher a liderar e a dar o exemplo. Eu abasteço as viaturas, carrego gás, sei trabalhar com todos os nossos sistemas informáticos de venda direta ao cliente, posso conduzir as cisternas de distribuição de combustível, porque tirei as formações necessárias, sirvo cafés, apanho papéis do chão, basicamente sei fazer tudo o que a minha equipa sabe fazer e tenho muito orgulho nisso. Liderar pelo exemplo será sempre a melhor postura.
A PetroSátão inaugurou um novo posto de abastecimento em Aguiar da Beira. Pode partilhar detalhes sobre este projeto? Quais os planos futuros da empresa, considerando a conquista da certificação “Top 5% Melhores PME de Portugal”?
O novo posto em Aguiar da Beira foi um sonho tornado realidade, ao qual dei o nome de PetroPina em homenagem ao meu pai. A PetroPina faz parte do Grupo PetroSátão e fica na zona Industrial de Aguiar da Beira. É um bebé ainda em crescimento onde vamos aprendendo a ajustar-nos da melhor maneira possível, de modo a servir o cliente final com a máxima eficiência e satisfação. Já é o terceiro ano consecutivo que recebemos esta distinção o que muito nos orgulha. Neste momento estamos à espera da aprovação para PME Líder, um sonho que desde que cheguei à empresa quis alcançar de modo a poder dedicá-lo à minha família, à minha equipa e a quem tenho ao meu lado todos os dias que não me deixa desistir. Temos crescido muito nos últimos anos, não só em volume de vendas e faturação, como também em termos humanos e em aprendizagens sucessivas e diárias. Para o grupo PetroSátão, temos como futuros objetivos adaptar-nos à nova realidade que aí vem, a um mundo em franca mudança, sabendo que vamos ter que continuar a evoluir para nos mantermos competitivos e na linha da frente. PetroSátão Combustíveis somos rápidos e incríveis!