Junta de Freguesia de Vilar da Veiga: “Havia muita gente a achar impossível o que realizamos até hoje”

Foi na margem sul da serra do Gerês, em pleno coração do concelho de Terras de Bouro, abraçado pelos transparentes rios que embelezam o norte de Portugal, que a Revista Business veio a conhecer a freguesia de Vilar de Veiga. Com António Príncipe ao comando desde 2005, o turismo a preservação da região tem sido as áreas sociais de maior trabalho realizado pela junta.

Com uma população um pouco acima dos mil habitantes, Vilar da Veiga é hoje uma freguesia que se mistura diretamente com uma das maiores atrações da natureza que definem Portugal. Separada entre rios na famosa serra do Gerês, e igualmente reconhecida a vila de Termas do Gerês, a freguesia é hoje presidida por António Príncipe, que em pleno terceiro mandato promete continuar a apresentar obra feita na região. Reconhecendo que os primeiros quatro anos foram marcados pelo “trabalho de recuperação económica”, realça que a freguesia se encontra hoje “recuperada”, e que continuará a tentar melhorar progressivamente os gastos da junta: “O dinheiro público é para se prezar, penso eu. Há pessoas que infelizmente acredito que pensam ao contrário, mas para mim uma regra muito importante na política é saber prezar ao máximo o dinheiro que não é nosso. E por isso é importante saber como gastá-lo da melhor forma”, explica.
Quando questionado sobre a possibilidade de um próximo mandato, António Príncipe garante ainda não ter tomado uma decisão final e esclarece que para haver uma continuidade “saudável” num cargo de presidência é preciso “haver motivação” das próprias pessoas. “Sei que os habitantes de Vilar de Veiga tem estado contentes com o nosso trabalho, ou de outra forma não teria havido reeleição. Claro que com oito anos de presidência uma pessoa já conhece os cantos à casa, como se costuma dizer, e sabe onde estão as soluções para os problemas do dia-a-dia. Mas estará tudo relacionado com a energia que terei para continuar, e que desgaste poderei ter. Mas na altura certa as pessoas saberão”, reitera o edil.
António Príncipe promete ainda continuar a apresentar obras ao longo do seu mandato, prometendo nunca mudar de modelo político para lá chegar. “Eu percebo que há algumas pessoas que possam querer tudo ao mesmo tempo, mas garanto que ninguém na política ou em qualquer cargo de gestão tem sucesso tentando resolver tudo simultaneamente. Prefiro fazer uma coisa de cada vez e passar à fase seguinte. E tem sido esse também parte do nosso segredo”, revela.
A estrada de Ermida, os passeios entre as pontes e a Assureira e a recuperação do Banco Ramalho são as principais bandeiras dos seus mandatos que, quando estiverem concluídas irão, com toda a certeza, enriquecer a freguesia. O presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Veiga confessa que o trabalho até agora efetuado “enobrece qualquer freguesia”, e acredita que houve uma resposta forte ao pragmatismo com que foi encarado nos primeiros meses. “Houve muita gente que achava impossível, mas com uma grande vontade das pessoas e com um apoio extraordinário do Presidente da Câmara de Terras de Bouro, os resultados foram surgindo e creio que temos hoje uma freguesia muito mais completa, pronta para receber todo o tipo de pessoas, de todas as idades”, prometendo ainda continuar a melhorar o turismo e os acessos da região caso continue num próximo mandato.

You may also like...