Intermarché da Lourinhã: A essência da mudança
O Intermarché da Lourinhã faz parte do Grupo Os Mosqueteiros, reconhecido pela sua presença marcante no mercado europeu. Localizado na região Oeste de Portugal, o Intermarché da Lourinhã destaca-se por oferecer uma vasta gama de produtos alimentares. O casal, Leandra Pereira e José Pereira, assumiu recentemente a gerência desta unidade comercial e, em entrevista à Revista Business Portugal, contou-nos o seu processo e as metas futuras.
Foi em 2016 que o casal, Leandra Pereira e José Pereira, assumiu o Intermarché de Vila Nova de Santo André, uma unidade que já na altura contava com 20 anos de história. O gerente revela que, na altura, foi um desafio bastante interessante, e que fez com que crescesse a nível profissional. “Esse desafio foi crucial para o meu percurso, e para chegarmos aqui, o Intermarché da Lourinhã já existia, e graças ao nosso passado soubemos a melhor maneira de agir”, recorda o gerente, salientando que reforçar, ainda mais, o ADN dos mosqueteiros é uma meta bem traçada pela nova gerência.
Leandra e José viram a sua vida mudar quando souberam que iam ser pais de gémeos e, sem dúvida, que isso foi a razão de procurarem a mudança. “A nossa vida mudou completamente, estávamos longe da família, e não queríamos isso para os nossos filhos, queríamos dar-lhes uma infância feliz perto da família. Aqui na Lourinhã estamos felizes e realizados, a nossa equipa tem sido incrível e dá-nos um carinho singular”, confessa Leandra.
Marcar pela diferença
O Intermarché da Lourinhã reconhece que o sucesso da sua operação está diretamente ligado à qualidade do atendimento e à competência dos seus colaboradores, devido à sua cultura o Intermarché consegue que cada loja seja uma família. E o grupo é gerido pelos gestores que dois dias por semana, vão todos à central e cada um desempenha uma função num determinado departamento, é um grupo bastante dinâmico e acolhedor.
Este grupo então, investe continuamente em programas de formação e desenvolvimento profissional, garantindo que as equipas estejam preparadas para responder às necessidades do mercado e dos clientes, e no Intermarché da Lourinhã não é exceção. “Queremos continuar a investir na formação dos nossos colaboradores, para oferecer o melhor serviço de excelência ao cliente. Gostamos que os nossos colaboradores saibam com o que trabalho, e isso também os deixa satisfeitos, e isso é uma vitória” remata José. A decoração de Natal do Intermarché da Lourinhã não deixa ninguém indiferente, a responsável por isso é Leandra, “queremos marcar pela diferença, gostamos que os clientes gostem do que veem e, sem dúvida, que a decoração natalícia é para que eles se sintam bem e entrem no espírito do Natal”, afirma Leandra.
Mudar a ideia que as pessoas têm sobre o talho das grandes superfícies comerciais também é uma das ambições do casal, “algo que quero mudar é o facto das pessoas verem os produtos do talho de supermercado como produtos de qualidade inferior, é uma das novas novidades em que iremos investir, queremos dar a máxima qualidade em todos os produtos ao nosso cliente” revela José.
Aposta nos produtores locais
Uma das mais-valias no contexto português, passa por o Intermarché ser conhecido por apoiar a agricultura nacional, trabalhando com produtores de várias regiões do país. Este foco na produção local também ajuda a preservar tradições culturais e gastronómicas, enquanto reduz o impacto ambiental associado ao transporte de mercadorias, a aposta em produtores locais é uma estratégia que beneficia todas as partes envolvidas e reforça em grande parte o compromisso do Intermarché com a sustentabilidade e a proximidade com a comunidade.
Um dos maiores desafios do casal tem sido conservar essa cultura com os produtores locais. “Estamos empenhados em fazer crescer ainda mais a nossa variedade de produtos locais, estamos muito contentes com os que temos até agora, e queremos aumentar a nossa variedade, estamos abertos a novas oportunidades. Queremos sem dúvida investir no bom, no local, no que é nosso”, afirma José.
A proximidade para com o colaborador e consumidor
O facto de os gerentes estarem em loja, com muita proximidade dos seus colaboradores faz toda diferença, “a melhor maneira de levar a minha equipa a bom porto também é isto que nós insistimos em fazer, mostrar o exemplo, mostrar que estamos ali com eles, eu tenho de estar cá para os ajudar, e também para perceber o que é o cliente procura. Fico muito feliz quando me abordam à procura de algo que não temos, gosto de saber o que procuram, para depois claro, fazer de tudo para efetivamente ter esse produto” refere José.
A área do retalho alimentar é uma área que está sempre em crescimento e, por consequência, aumenta também o volume da concorrência, mas isso não intimida o casal. “Acho que a concorrência é bastante positiva, faz-nos mudar, evoluir, e eu quero reinventar-me e ser melhor, melhorar o nosso espaço” revela José.
Foco no futuro
O casal demonstra ter uma dinâmica bastante organizada, focados sempre em reinventarem-se e melhorarem. Leandra, está mais ligada à parte da imagem do espaço e revela algumas ideias que tenciona pôr em prática. “Queremos apresentar ao cliente uma loja cuidada, que acompanhe as estações, e que transpareça os eventos que vivemos na nossa vida, como por exemplo o Natal. Não queremos criar uma rotina, uma loja que esteja sempre igual, esse claramente não é o nosso objetivo, queremos ser diferentes, não só pela decoração, mas também pela nossa resiliência, qualidade e atenção aos nossos clientes e colaboradores. Acredito que o Intermarché da Lourinhã tem ainda pela frente uma bonita história para viver”.