Design, funcionalidade e sustentabilidade
Com mais de 70 anos de atividade, a RODI consolidou-se como uma referência mundial, combinando design e funcionalidade para oferecer produtos de alta qualidade.

Armando Levi, CEO
Com 72 anos de história, a RODI prioriza a qualidade, inovação e sustentabilidade. Que serviços e produtos oferecem e qual a vossa principal vantagem competitiva?
Operamos em dois mercados estratégicos – Através da RODI Home, oferecemos lava-louças e acessórios de cozinha. Já no setor de ciclismo, com a RODI Cycling, produzimos rodas e aros em alumínio e carbono. Apesar da forte concorrência, acredito que a nossa vantagem se encontra no controlo total do processo de fabrico, desde a criação do conceito à distribuição, o que garante produtos personalizados para atender às necessidades de diferentes mercados.
Que balanço faz do desempenho da RODI neste ano? E quais foram os principais sucessos alcançados e os desafios superados?
No ciclismo, o ano foi marcado por desafios, com o mercado global a desacelerar devido ao excesso de stock nos distribuidores e à instabilidade económica e política na Europa Central. Ainda assim, mantemos o foco no crescimento e fortalecimento do negócio, através da produção de novos componentes. Por outro lado, com o objetivo de diversificar o portfólio e reforçar a presença da marca em diferentes áreas da casa, a RODI Home consolidou a sua posição com a aquisição das empresas portuguesas Restone, Lda. e ASD Banho, S.A., ambas produtoras de bases de duche, lavatórios e outros artigos de banho.
A RODI é reconhecida pela aposta em inovação tecnológica e consciência ambiental. Quais foram as iniciativas mais marcantes lançados recentemente no campo da sustentabilidade? Como a empresa tem conciliado os avanços em tecnologia com os seus compromissos ambientais e sociais?
Em todas as fases do processo produtivo, a inovação e a sustentabilidade são critérios transversais da nossa estratégia. Por exemplo, no que toca à escolha dos materiais, procuramos utilizar matérias-primas recicladas, permitindo diminuir o impacto do seu tratamento. Mais de 70% do aço inoxidável utilizado nos lava-louças é reciclado, assim como algumas das ligas que utilizamos na produção de aros de bicicleta.
Para os nossos processos produtivos, temos implementados sistemas de gestão de resíduos com foco no reaproveitamento e diminuição de desperdícios. Esta racionalização também é aplicada ao consumo energético e de água, o que nos tem permitido diminuir significativamente o nosso impacto ambiental.
A nível social, continuamos comprometidos com as comunidades locais, dinamizando diversas ações, com especial enfoque na mobilidade e desporto.
Quais os objetivos e desafios da RODI para 2025? Quais as novidades que os clientes e parceiros podem esperar, tanto no segmento de RODI Home como no de RODI Cycling? E como pretendem manter a liderança no mercado global?
Com a RODI Home, vamos lançar uma nova coleção de lava-louças, recorrendo a materiais além do aço inoxidável. Serão produtos de design funcional, alinhados com as às últimas tendências. Para a área de banho, a estratégia de exportação ganhará força e vemos muito potencial de crescimento. No ciclismo, lançaremos uma nova linha de rodas e aros de alto desempenho, além de um novo componente. Este produto, desenvolvido ao longo de anos, será um marco tecnológico para a RODI Cycling, fortalecendo ainda mais o seu posicionamento como referência no setor.