Inovação e Sustentabilidade no Setor Logístico
Em entrevista à Revista Business Portugal, Elvira Prada Rodriguez, CEO da VLE Transit, partilhou a sua visão sobre o papel da empresa na transformação dos serviços de transporte e distribuição. Com foco em soluções inovadoras e sustentáveis, a VLE Transit tem-se destacado pela sua capacidade de adaptação às necessidades dinâmicas do mercado.
Elvira Prada Rodriguez, CEO
Com base na sua experiência em multinacionais de referência e na formação que obteve na Alemanha, como é que tem sido o processo de implementar e adaptar práticas internacionais de excelência ao contexto do mercado português? Que desafios encontrou e como foram superados?
Foi bastante interessante com algumas complicações, especialmente no que se refere a métodos organizados e no foco de temas em desenvolvimento. O que me ajudou a superar e encontrar outros meios para continuar a viagem profissional foi, sobretudo, o entendimento e adaptação cultural em Portugal, uma vez que nasci, estudei e trabalhei na Alemanha antes de vir para Portugal. O entendimento cultural também foi uma grande ajuda em outros países da Europa para desenvolver parcerias fortes que ajudaram no crescimento e “internacionalização” da nossa organização em Portugal.
A VLE Transit destaca-se pela flexibilidade e capacidade de adaptação às necessidades dos clientes. Poderia dar exemplos concretos de soluções inovadoras ou personalizadas que desenvolveram recentemente, e como é que estas contribuíram para melhorar a eficiência logística dos clientes?
A flexibilidade e a adaptação é para nós um hábito natural. A comunicação com os nossos clientes é de uma forma humana com um profundo entendimento dos seus processos e atividades e, neste sentido, as nossas soluções são adequadas, permitem ao cliente resoluções pontuais, mas também planificação para o futuro. Mantendo a organização e o rigor dos nossos processos internos é-nos possível colaborar transmitindo confiança.
Num setor altamente competitivo e em constante transformação, de que forma a VLE Transit alia a experiência acumulada da equipa com o know-how técnico para se posicionar como um operador de referência no mercado de logística e transportes?
Estamos sempre atentos à evolução e transformação “no mundo” e é para nós um ponto essencial acompanhar essa evolução. Para isso, procuramos e temos parcerias com empresas em outros setores com as quais temos uma visão em comum.
Com o tráfego diário entre Portugal e o centro da Europa, e com operações quase diárias na Península Ibérica, como a VLE Transit garante a otimização dos recursos, a redução de custos e o cumprimento de prazos rigorosos? Qual o impacto das novas tecnologias e ferramentas digitais na gestão de operações e na comunicação com os clientes?
A VLE Transit tem um planeamento rigoroso e bastante antecipado. Isto permite-nos, para além da otimização dos recursos e o cumprimento dos prazos, manter também uma excelente colaboração com os nossos parceiros. O nosso método leva a evitar desperdícios na VLE Transit, mas também nos nossos clientes e parceiros. As novas tecnologias e ferramentas digitais são fundamentais para facilitar a transmissão e minimizar esforços nas atividades que não adicionam valor aos clientes, parceiros e tão pouco à equipa da VLE Transit.