Fisioterapia no Tratamento da Lombalgia
A lombalgia é uma patologia que afeta praticamente todas as pessoas do mundo pelo menos uma vez na vida. Estudos demonstram que a dor lombar ocupa o primeiro lugar em frequência de queixas referidas pelos pacientes em todo o mundo.
Segundo a carta de Ottawa a Promoção da Saúde é essencial ao ser humano, e a Fisioterapia desempenha um papel primordial nesse sentido, uma vez que favorece “o processo que visa aumentar a capacidade dos indivíduos e comunidades para controlarem a sua saúde, no sentido de a melhorar. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social, o indivíduo ou o grupo devem estar aptos a identificar e realizar as suas aspirações, a satisfazer as suas necessidades e a modificar ou adaptar-se ao meio. Assim, a saúde é entendida como um recurso para a vida e não como uma finalidade de vida”.
Estudos realizados pela Organização Mundial de Saúde (OMS), mostram que mais da metade da população mundial sofre de dores lombares pelo menos uma vez na vida, cuja incidência estima-se que entre 60% a 90% da população mundial. Segundo esta mesma Organização, estima-se que 80% da população mundial ainda vai sofrer ou já sofreu de dores nas costas. Aproximadamente 60% dessas dores são causadas por dores musculares, em geral por retrações dos músculos devido à má postura, esforço físico, movimentos repetitivos feitos de maneira errada, predisposição genética e sedentarismo.
Uma das maiores causas de afastamento prolongado do trabalho e de sofrimento humano são os transtornos da coluna vertebral. As cervicalgias e lombalgias apresentam uma incidência impressionantemente alta no trabalhador, muitas vezes precipitada pelas condições de trabalho que decorrem da utilização biomecanicamente incorreta da “máquina humana”. A dor lombar ou lombalgia tem sido considerada uma das alterações músculo-esqueléticas mais comuns nas sociedades industrializadas, que limita o trabalho, principalmente em indivíduos com menos de 45 anos de idade.
Além da fadiga muscular imediata, os efeitos a longo prazo de posturas inadequadas são vários: sobrecarga imposta ao aparelho respiratório, formação de edemas e varizes e afeções nas articulações, principalmente na coluna vertebral.
O tratamento consiste em medicamentos (anti-inflamatórios e analgésicos), repouso, fisioterapia e em último caso cirurgia. Hoje em dia, a Fisioterapia tem ótimos resultados, atuando tanto no episódio de dor como também na realização de programas de prevenção que visam prevenir novas crises e é por isso que com muita frequência, pessoas procuram um fisioterapeuta para resolver este tipo de problemas. Na maioria das vezes, a dor é a principal queixa e diante desse quadro o fisioterapeuta baseia-se nos sinais, sintomas e exames complementares de diagnóstico, desenvolvendo ações que eliminem ou minimizem a sintomatologia inicial.
Nas clínicas NBfisio, os fisioterapeutas avaliam e desenham planos que vão de encontrou às necessidades de cada indivíduo. Numa fase inicial, após diagnosticada a origem do problema, é realizada uma primeira abordagem que visa o controlo da dor, de seguida é realizado todo o ensino para eliminar e corrigir os fatores que desencadearam o problema. O tratamento pode consistir em agentes físicos, eletroterapia, prescrição de exercício, manipulação vertebral ou terapia manual. Neste caso, o fisioterapeuta, é o profissional de saúde de referência, especializado e habilitado a realizar uma intervenção segura e consistente, quer na prevenção quer na reabilitação da patologia ou disfunção da coluna vertebral.
Dia Mundial da Fisioterapia
O Dia Mundial da Fisioterapia acontece todos os anos no dia 8 de setembro. Este é um dia de sensibilização para o contributo do fisioterapeuta para a saúde e para a autonomia do ser humano e um dia de divulgação da profissão.