Fábrica de Blocos Teodoro: De geração em geração
Quando falamos da Fábrica de Blocos Teodoro, referimo-nos a uma empresa açoriana sediada em Canaviais São Pedro (concelho de Vila do Porto, nos Açores), a mais antiga ligada à construção civil. Carlos Teodoro, filho do fundador e atual gerente, faz um balanço dos 40 anos de existência e aponta alguns fatores que os têm diferenciado no mercado.
A Fábrica de Blocos Teodoro celebra 40 anos de existência. Qual a análise que faz do caminho percorrido desde a sua fundação até aos dias de hoje?
Podemos afirmar que têm sido 40 anos assentes em muita luta, trabalho e espírito de sacrifício. Admito que nem sempre foi fácil, mas a verdade é que com a nossa capacidade de resiliência e a boa vontade entreajuda de todos os elementos da equipa, conseguimos ter sucesso e chegar até aqui. No futuro, queremos dar continuidade ao bom trabalho que tem sido feito.
Aliás, inicialmente o negócio não era para ser este, até porque o meu pai tinha outro tipo de atividade (a lavoura e a pecuária). No entanto, devido à necessidade local destes produtos e materiais, encontrámos aqui um bom nicho de mercado e, foi por aí, que enveredámos, nunca pensando que, hoje, estaríamos a comemorar os 40 anos de história.
O que é que os clientes podem encontrar na Fábrica de Blocos Teodoro, para além dos materiais destinados à construção civil?
Relativamente aos serviços, a nossa empresa destina-se à produção de material de construção civil e tem capacidade para responder a qualquer encomenda que possa ser solicitada, uma vez que a qualidade é garantida na Fábrica de Blocos Teodoro. Além disso, alugamos todo o tipo de equipamento inerente a uma obra.
Hoje em dia, contamos com cerca de 25 funcionários e temos sido responsáveis por muitas obras, pelo que temos algum volume de trabalho, felizmente. Os nossos principais clientes são a Câmara Municipal de Vila do Porto e o Governo Regional dos Açores.
Estes anos de sucesso no mercado devem-se, certamente, à confiança dos clientes. Na sua ótica, o que faz com que sejam merecedores da mesma?
Nós primamos essencialmente pela nossa seriedade, no sentido de darmos sempre o nosso melhor para responder às necessidades dos clientes. Além disso, tentamos ser pontuais, ou seja, ter a capacidade de cumprir prazos, ter tudo pronto atempadamente. Eu penso que estes são alguns dos fatores pelos quais os clientes depositam tanta confiança nos nossos serviços e, é também por isso, que somos uma referência nos Açores.
Falamos de uma empresa familiar tendo em conta que foi o seu pai que a iniciou. Hoje é o Carlos a tomar as rédeas da Fábrica de Blocos Teodoro. Podemos dizer que o futuro está assegurado com as próximas gerações?
Eu penso que sim e tudo farei para honrar o nosso nome. Em termos futuros, queremos manter aquilo que já temos e acompanhar os tempos modernos, apostar na inovação e continuar a evoluir a olhos vistos. Este é o meu espírito e é aquilo que tento transmitir aos restantes colaboradores. Já tenho um dos meus filhos a trabalhar comigo na empresa e eu espero que o negócio continue nas mãos da nossa família, tenho a certeza que era essa a vontade do meu pai.