Excelência operacional e progresso tecnológico

Através das palavras de Dmitry Zadorozhny, CEO da AUTODOC SE e Diretor-Geral da AUTODOC Portugal, conhecemos o universo de um dos principais retalhistas online de peças e acessórios para veículos na Europa.

 

 

Dmitry Zadorozhny

 

 

A AUTODOC foi fundada em 2008 e desde então tem registado um crescimento notável. Qual foi o desempenho da empresa em 2023 e quais as perspetivas de crescimento para o futuro?

O desempenho tem sido de crescimento contínuo desde 2008. Nos últimos cinco anos, as nossas vendas aumentaram, em média, 26% por ano.  Quando comparado com 2022, em 2023, alcançámos resultados recorde: o volume de negócios cresceu cerca de 16% para 1.3 mil milhões de euros, demonstrando um crescimento robusto. O resultado operacional aumentou 30,8% para 134 milhões de euros. Este é um resultado das estratégias bem-sucedidas de otimização de custos e da melhoria da eficiência operacional. O lucro permaneceu constante e forte, com uma margem superior a 10%.  Estes números mostram o quão promissor é o nosso modelo de negócio e refletem a nossa capacidade de ganhar nova quota de mercado, mesmo em condições adversas. Estamos otimistas quanto ao crescimento no futuro. Vamos, por isso, investir na expansão e inovação dos negócios, oferecendo ao mesmo tempo aos nossos clientes um verdadeiro valor acrescentado: gama de produtos alargada, aumento e melhoria da infraestrutura logística e otimização de preços. A satisfação do cliente, a excelência operacional e o progresso tecnológico continuam a ser vitais. Este ano, esperamos um crescimento de vendas na ordem dos dois dígitos percentuais.

 

A AUTODOC é reconhecida como um dos principais retalhistas online de peças e acessórios para veículos na Europa. Como é que garantem que continuam a ser líder de mercado e o campeão dos clientes?

O foco sempre foi a expansão da nossa gama de produtos e a oferta mais ampla de peças e acessórios de alta qualidade a preços atrativos aos nossos clientes. Em 2023, expandimos a nossa gama para 5,8 milhões de produtos de cerca de 2.300 fabricantes de marcas – um aumento de mais de 11% em comparação com o ano anterior. Com isto, respondemos também à tendência de os proprietários de veículos preferirem cada vez mais as reparações e a manutenção do que a compra de um carro novo. O número de clientes ativos aumentou em cerca de 800.000, atingindo 7,4 milhões. Isto significa que, apesar da inflação elevada e da queda da confiança dos consumidores, o número de pessoas que encomendou na AUTODOC, pelo menos uma vez, aumentou cerca de 12% em comparação com 2022. Assistimos a um aumento do número total de encomendas – em 1.6 milhões – para cerca de 14,3 milhões, com mais de metade dos clientes a encomendar através da aplicação AUTODOC.

Estamos continuamente a trabalhar na otimização e personalização da experiência de compra, oferecendo aos clientes a melhor experiência possível.

 

Que tipo de estratégias utiliza a AUTODOC para garantir que o seu crescimento é saudável e sustentável a médio e longo prazo?

A diversificação da nossa atividade é o fator-chave. Lançámos as nossas próprias marcas “RIDEX” (2016) e “STARK” (2013), com base nos conhecimentos adquiridos nas relações comerciais com os clientes finais. As nossas marcas próprias são fundamentais para oferecer preços competitivos e gerar margens atrativas. A quota das marcas próprias nas nossas vendas totais era de cerca de 18%, em 2023, e ainda há espaço para crescer. Continuamos a desenvolver novas linhas de produtos em diferentes segmentos de preços sob as nossas marcas, atendendo às preferências dos clientes e expandindo o seu alcance no mercado. Como empresa líder no mercado europeu de pós-venda automóvel online (B2C), a expansão para o mercado de oficinas (B2B) é um passo natural. Em 2022, lançámos a AUTODOC PRO, em França, uma plataforma digital destinada a clientes B2B. Fizemos crescer a gama de produtos para aumentar as vendas e para desenvolver conceitos de produtos inovadores adaptados às necessidades das oficinas. No futuro queremos que a AUTODOC PRO sirva novas regiões para aumentar o seu impacto no mercado B2B.

A estratégia continua a centrar-se na expansão da nossa atividade na Europa. Queremos reforçar os nossos principais mercados, nomeadamente Alemanha, Áustria, Suíça e França, e aumentar as vendas em mercados mais pequenos. A abertura de novos pontos logísticos, ajuda-nos a estar mais perto dos clientes e a diminuir os prazos de entrega. Por fim, estamos a aumentar a nossa presença na Europa através da abertura de novas localizações, como o Tech Hub em Portugal, o que nos permitirá trabalhar com grandes talentos. Só contratando os melhores profissionais vamos continuar a crescer de forma sustentável.

 

O Tech Hub no Lagoas Park comemora um ano de funcionamento. Qual o impacto da digitalização e que papel desempenham a tecnologia e as IT na AUTODOC?

Somos uma empresa de e-commerce, pelo que a digitalização é o motor do nosso negócio. Temos um historial de soluções tecnológicas próprias que são desenvolvidas internamente e adaptadas às necessidades da empresa. A análise de dados avançada, a automatização e a personalização baseada em dados ajudam-nos a otimizar a jornada do consumidor com o objetivo de aumentar o seu envolvimento, a frequência de compra e o tamanho médio das mesmas. Todas as estratégias implementadas são para fortalecer a fidelidade do cliente, promovendo a retenção e aquisição de clientes. Analisamos dados para otimizar a tomada de decisões em todas as fases da cadeia de valor do comércio eletrónico. Utilizamos a base de dados para: identificar e preencher espaços em branco na oferta de produtos (que podem ser introduzidos como parte da oferta de marca própria da AUTODOC), prever e otimizar a disponibilidade de produtos e identificar novas oportunidades. Os nossos sistemas de IT são um fator competitivo importante, uma vez que nos permitem posicionar melhor e aos nossos produtos no mercado. Atualmente, estamos a desenvolver ferramentas baseadas em IA que irão aumentar a nossa eficiência ao longo da cadeia de abastecimento.

 

A AUTODOC opera em 27 países e emprega funcionários de mais de 60 nacionalidades. Como é que a empresa consegue gerir esta diversidade cultural e quais são os maiores benefícios que resultam desta abordagem multicultural?

A AUTODOC tem sido uma empresa internacional desde o início. Pouco depois de abrir a loja online na Alemanha, a empresa rapidamente se expandiu para outros países europeus. Este rápido crescimento levou a uma necessidade crescente de equipas qualificadas, à abertura de novas localizações e à internacionalização da equipa. Temos atualmente cerca de 5.000 pessoas num total de dez localizações, incluindo três locais de logística. Estamos cada vez mais focados em abrir novas localizações e distribuir estrategicamente as nossas divisões de negócio e equipas por elas, de forma  a alcançar uma estrutura mais global. Como empresa, podemos melhorar a  estratégia de contratação, recorrendo a diferentes grupos de talentos e promovendo a colaboração interfuncional, garantindo a continuidade das atividades e a distribuição do volume de trabalho. Para garantir a transparência e o fluxo de informação entre unidades de negócio em diferentes países e para alavancar o sentimento de pertença, organizamos Global Town Halls trimestralmente para todas as equipas. Defendemos que a diversidade estimula a inovação, desafia o pensamento convencional, encoraja novas ideias e promove a resolução criativa de problemas e tomadas de decisões.

 

A promoção de um ambiente inclusivo e solidário são valores da AUTODOC. Quais são as principais iniciativas implementadas para promover o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional dos colaboradores, dentro e fora do ambiente de trabalho?

Em 2023, oferecemos a todos os colaboradores afetados pela guerra na Ucrânia a oportunidade de se mudarem para o Tech Hub em Portugal. Enquanto empresa, cobrimos alguns dos custos iniciais e apoiámos-los no processo de integração.  Embora este projeto esteja concluído, continuaremos a oferecer esta oportunidade de se mudarem para os países onde temos presença, se assim o desejarem e se a sua função o permitir. Atualmente, muitos vêem-no como essencial para o  desenvolvimento profissional e pessoal.

Oferecemos horários flexíveis e um modelo de trabalho híbrido para que os colaboradores possam organizar melhor o seu tempo. Para quem preferir ou precisar, também temos sempre disponível  o nosso escritório totalmente equipado.  Além disso, oferecemos formações em conformidade com os nossos principais objetivos estratégicos, a fim de desenvolver as competências técnicas e pessoais dos colaboradores. Enquanto empresa internacional, damos acesso a diferentes cursos de línguas para facilitar a comunicação e a colaboração no trabalho.

 

A AUTODOC disponibiliza aos seus colaboradores uma linha telefónica de apoio psicológico disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana. Qual foi a motivação para a implementação desta medida e quais os impactos observados em termos de bem-estar e prevenção do burnout?

No que diz respeito ao apoio psicológico, a AUTODOC trabalha com uma empresa líder em aconselhamento sistémico para oferecer uma linha gratuita e confidencial 24 horas por dia, 7 dias por semana, e sessões online com psicólogos altamente qualificados, disponíveis para colaboradores e para o seu agregado familiar. Reconhecemos que o bem-estar dos colaboradores é crucial para manter a produtividade. Este serviço às equipas permitem que tenham acesso aos recursos de saúde mental necessários com vista à prevenção de burnout, melhoria da satisfação, retenção no trabalho e redução do estigma.

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