Em plena transformação digital, como está a presença online da sua empresa?

A sociedade encontra-se em plena mudança de paradigma.

A pandemia veio acelerar uma série de mudanças que se encontravam em estado latente há alguns anos, mas que agora não só se tornaram manifestas, como se estão a revelar vitais na sobrevivência de pessoas e negócios.

Já batizada de “quarta revolução industrial, esta forma de estudar, trabalhar e comprar com o auxílio dos meios digitais acaba por colocar uma pressão extra sobre as estruturas empresariais para que acelerem a sua reconversão de modo a satisfazer as necessidades do novo perfil de consumidor que, entretanto, emergiu.

A este processo dá-se o nome de “transformação digital”.

O que é a transformação digital?

O crescimento da procura e aquisição de bens e serviços via on-line revela a face de um novo consumo que exige das empresas respostas à altura. É aqui que entra o neologismo “transformação digital”.

Na prática, esta ideia descreve a reestruturação de processos das empresas de modo a acomodar e absorver uma cultura digital com o objetivo de continuar a ter o reconhecimento dos consumidores e melhorar a produtividade interna através da simplificação dos canais de comunicação entre colaboradores e gestão do tempo.

Prosseguir uma estratégia de transformação digital significa assim reestruturar os processos da sua empresa colocando a tecnologia como elemento central. Isso não significa apenas ter um site, utilizar as redes sociais ou armazenar arquivos na cloud. A mudança é mais radical e passa também por trabalhar em função das informações que os consumidores deixam on-line.

Quando, por exemplo, alguém acede ao site da sua empresa ou deixa um comentário na sua página de Facebook, está a deixar à sua disposição dados relevantes que, quando quantificados e tratados, revelam informações que, entre coisas, serão uteis na criação de estratégias de marketing mais acutilantes e direcionadas para o cliente e até na reestruturação do próprio modus operandi interno da empresa.

É isso que fazem grandes empresas tecnológicas como a Apple ou a Uber, mas esta área da transformação digital não está restrita apenas a estes gigantes, nem a estes setores. Otimizar a presença da sua empresa no mundo digital de modo a colocar o seu site nas preferências dos consumidores e nas melhores posições dos rankings dos motores de busca não implica orçamentos gigantescos e, em alguns casos, pode, numa primeira fase, até ser gratuita.

Veja-se o caso da agência de marketing digital, focada em SEO – Unik SEO, sedeada em Lisboa já com um longo trajeto no apoio a empresas nacionais e internacionais, dos mais variados sectores na otimização e rankeamento de sites. Com uma equipa de experientes profissionais, esta agência está pronta realizar uma auditoria SEO gratuita sem qualquer vínculo comercial, que inclui análises on-page, dos conteúdos e uma avaliação técnica ao website, de acordo com o seu nicho industrial.

Esta auditoria tem como objetivo principal ajudar as empresas e negócios, neste processo de transformação digital por forma a que as pequenas e médias empresas e start-ups não deixem de estar presentes na linha da frente, além de continuar a fazerem frente aos grandes concorrentes.

SEO como mais valia na transformação digital

Tal como referimos, trabalhar o SEO (Search Engine Optimization) vai permitir à sua empresa obter posições mais favoráveis nas pesquisas em motores de pesquisa. Mas, afinal, vantagens é que isso traz a uma empresa? De uma forma metafórica, pensemos no mundo digital como um enorme oceano onde se encontram milhares de “peixes” (consumidores) e em que a sua empresa seria o equivalente a um pequeno barco de pesca. Para que consiga o maior número de “peixes”, é essencial que o seu radar seja preciso e as suas redes grandes e sem buracos.

Ora, o que o SEO faz é exatamente servir de GPS e dar comprimento e largura às suas ferramentas de pesca de modo a ir ao encontro dos cardumes, antes da concorrência.

Por exemplo, uma empresa que atue no sector do calçado. Uma das formas de o consumidor chegar aos seus produtos pode ser através de uma pesquisa por “scarpin preto” no Google. Estar na primeira página do motor de pesquisa para essa palavra-chave pode trazer à empresa centenas de visitantes por mês, mas caso apareça já na segunda página, a probabilidade de a sua empresa online ser visitada poderá ser remota.

Para que a segunda hipótese não se verifique, o que uma agência de marketing digital que ofereça serviço de SEO vai fazer é explorar estratégias, ferramentas e recursos para chamar a atenção dos motores de pesquisa e trazer mais tráfego orgânico para a sua página. No entanto, chegar à primeira página do Google não é o mais importante, mas si manter-se e continuar com uma presença forte no topo. O trabalho destes profissionais qualificados em SEO não se esgota nisto. Voltemos ao exemplo da Unik SEO.

SEO para PMEs

Esta agência de SEO e marketing digital, lança as pequenas e médias empresas portuguesas no trilho de uma presença online credível e pujante através de uma ferramenta SEO concebida especificamente para PME. Através da SEO para PME, a Unik SEO proporciona às empresas mais pequenas a criação de autoridade no espaço digital, a agregação de novas bases de clientes e a sua transformação numa fonte fiável de bens, serviços e informação.

Webdesign friendly de páginas, conteúdos criativos, utilização de múltiplas plataformas e envolvimento da audiência são algumas das estratégias colocadas em prática por esta ferramenta que une forças com o marketing digital e que irão garantir à sua empresa um significativo aumento da visibilidade no digital, independentemente do ramo de atividade a que se dedique.

À semelhança do que acontece com as estratégias de SEO, a solução SEO para PME entra pelo Marketing Digital adentro promovendo a marca, cimentando a confiança do público nos produtos e serviços, melhorando a acessibilidade e interação com o público e garantindo o bom nome da sua empresa.

SEO local

Para além disto, a SEO para PME ainda lhe fornece uma solução SEO Local que permite que a sua empresa ou marca promova os seus produtos ou serviços localmente.

Ao aumentar a visibilidade do seu negócio, o SEO Local conduz o seu site para o topo das listas locais dos motores de busca indo, desta forma, ao encontro dos clientes-alvo que se estão na sua zona geográfica.

Internacionalizar o seu negócio com uma agência de SEO

O mundo digital não conhece fronteiras e as estratégias de SEO também não. Se uma empresa pretender diversificar as suas fontes de receitas, proteger-se de eventuais oscilações do mercado interno ou alavancar uma posição no mercado internacional, o SEO Internacional é a ferramenta ideal para o fazer.

Apesar de, na sua génese, o SEO Internacional não diferir de forma muito exacerbada do SEO para consumo nacional, a forma de ser aplicado será diversa porque o seu site será trabalhado de forma a ser otimizado para receber visitantes de outras nacionalidades.

Isto representa um grande desafio e, tal como acontece no domínio nacional, o melhor que uma empresa com aspirações internacionais tem a fazer é entregar a tarefa nas mãos de uma agência de SEO que começará por identificar o potencial a ser explorado pela empresa e, posteriormente, otimizará o site de modo a que os seus conteúdos atraiam o trafego que deseja alcançar para a sua página.

Para que possa usufruir de um serviço de SEO Internacional de qualidade, não basta, contudo, que a agência domine o idioma do mercado alvo. Fatores como a experiência na internacionalização de marcas, atendimento personalizado, táticas multilíngue e conhecimento do nicho de negócio, são fundamentais no processo de escolha.

E, uma última coisa, internacionalizar uma empresa e marcar posição nos rankings dos motores de pesquisa internacionais exige tempo, logo não se compadece com a oferta de crescimentos “miraculosos”.

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