“Fazer mais, melhor e com propósito”
![](https://revistabusinessportugal.pt/wp-content/uploads/2021/08/IMG_18082_rgb-1024x639.jpg)
Começou em 2014 como gabinete de fisioterapia e desde então tem vindo sempre a crescer em motivação, vontade, saber, e desde julho 2018, em espaço. A Fisiosolutions é resultado do sonho de Joana Leão Saygi, para quem a criatividade na liderança é fundamental, numa área em que se lida com pessoas que precisam de estímulo positivo.
A FisioSolutions é o resultado da vontade de criar um espaço onde o ser humano é visto como um todo e onde se procura o bem-estar e saúde, mas também fruto de um sonho de uma mulher que ser quer afirmar como líder de sucesso na área da fisioterapia?
Onde me afirmo é na procura constante e incansável em ir mais além, compreender e saber mais para conseguir ajudar mais e melhor vendo a pessoa no seu todo, com a integração e correlação dos vários sistemas do ser humano, é essa a marca e desafio que pretendo deixar no mundo da fisioterapia através da FisioSolutions. Considero que o sucesso da minha liderança só me podes ser atribuído pelos meus pares, clientes e concorrência. No entanto, creio que o facto de ser mulher ajuda na diferenciação da mesma.
Em 2014, começou como um gabinete de fisioterapia, mas, felizmente, tem vindo a crescer, quer em espaço quer em valências, fruto de grande motivação, vontade, saber e de resiliência. Que outras características foram importantes e diferenciadoras pelo facto de ser mulher?
Ser mulher e ser mãe traz muitas mais-valias ao mundo empresarial. À partida, (não é assim tão linear) trazemos mais flexibilidade na medida em que as mulheres estão habituadas a gerir e conciliar vários ambientes – trabalho, filhos, a casa, a vida com conjugal, mas também mais competência emocional. Se aplicarmos a nossa capacidade de “gestão do caos” (bem útil nestes tempos de pandemia), conseguimos levar o barco ao destino. Além disso, creio que a subtileza e capacidade empática são também características, mais comuns nas mulheres, que contribuem para esta evolução.
A missão da FisioSolutions, e de todos os seus colaboradores, será sempre a prestação de cuidados de saúde diferenciados e reconhecidos pelos clientes. No seu percurso profissional, muito rico e diversificado, o que contribuiu para gerir o espaço de forma mais assertiva e rigorosa, e que pode servir de exemplo e ser mais reconhecida?
Cada profissional traz consigo a sua “bagagem”. O mais importante é pôr essa bagagem ao serviço em tempo e modo útil e manter a mente aberta e espírito crítico para aprendermos com os bons e maus exemplos pelos quais passamos. Procuramos que a FisioSolutions não se deixe estagnar no espírito e cair no hábito e na rotina. Buscando ativamente a melhoria contínua e o crescimento sustentável e gradual. Motiva nos quando recebo estagiários curriculares das diversas Escolas Superiores especialmente quando referem que “… afinal existem sítios onde se aplicam as boas-práticas que tanto nos falam na faculdade”.
Além disso, procuro, juntamente com a minha equipa, manter-me atenta às necessidades do nosso público e comunidade. Exemplo disto é a especialização que alguns fisioterapeutas da equipa obtiveram em Reabilitação Cardiorrespiratória Pós-Covid, Osteopatia Pediátrica o Pilates Clínico. Acrescentámos ainda à nossa oferta o serviço de Psiquiatria, que na época de extrema exigência que vivemos, faz cada vez mais sentido para todos.
![](https://revistabusinessportugal.pt/wp-content/uploads/2021/08/Imagem1-17.jpg)
No vosso quadro de valores podemos observar alguns não tão comuns, neste mercado em particular, como a criatividade, a ecologia, positivismo e educação. De que forma se incorporam estes últimos nos vossos métodos de trabalho? Este é um diferenciador da liderança feminina?
Se há ponto diferenciador em termos de liderança feminina ou masculina, creio ser este um deles, os valores. A criatividade é fundamental! Lidamos com seres humanos que precisam e beneficiam de estímulo positivo. Em cada sessão, em cada exercício podemos inovar, criar, desafiar o corpo e mente do cliente, potenciar resultados – nada de rotinas e protocolos rígidos. Positivismo, pois, a atitude positiva (não ilusória) é fundamental para o alcance de objetivos, mantendo o espírito livre para acreditar, pois só assim conseguimos erguer-nos de cada vez que caímos (e acontece muito!). Educação no sentido de formação académica, mas também no sentido da educação e crescimento do “EU” como pessoa/colega/chefe/profissional. Ecologia, pois, compete-nos, individualmente e coletivamente, reduzir o impacto ambiental o mais possível e, isso, recai nas nossas escolhas diárias de equipamentos e consumíveis.
O lema sempre foi e continuará a ser “Fazer mais, melhor e com propósito”, apresentando soluções diferenciadoras?
O tempo é cada vez mais um bem precioso para cada um de nós, por isso mesmo, nós profissionais de saúde, temos de ser e saber fazer mais para conseguir no menor curto espaço de tempo, conseguir resultados. Este frame de tempo é dependente de cada situação e não significa consultas rápidas de cinco minutos, pelo contrário, mantemos a nossa qualidade de uma hora por cliente. Porém, a nossa busca pela formação constante permite que situações que se tratavam em 20 sessões passem para 6/9 sessões (por exemplo).