Crescimento e inovação

A Caetano Aeronautic, empresa do Grupo Salvador Caetano, tem vindo a crescer e a internacionalizar-se através da sua parceria estratégica com o Grupo Aciturri. Filomena Sabença, Plant General Manager, fala-nos da equipa altamente qualificada, flexibilidade produtiva e foco na sustentabilidade e digitalização.

 

 

Tendo em conta a parceria estratégica entre o Grupo Salvador Caetano e o Grupo Aciturri, como é que esta joint venture tem influenciado a vossa estratégia de crescimento e internacionalização?

A Caetano Aeronautic foi criada em 2012, tendo iniciado a sua atividade em 2013 unicamente com a tecnologia de maquinação de peças aeronáuticas metálicas em alumínio, aço e titânio. A joint venture do Grupo Salvador Caetano com o Grupo Aciturri surge em 2015 quando a empresa inicia o seu alargamento para a tecnologia de compósitos. Esta parceria foi efetivamente estratégica e revelou-se crucial para a entrada da Caetano Aeronautic, como fornecedor da Airbus e Boeing, tanto de peças metálicas (término em 2022) como em compósito prepeg . Todo o know-how dessa tecnologia foi partilhado connosco e permitiu o nosso crescimento tanto em termos de novos equipamentos como de novas competências e qualificações. As competências adquiridas ao longo dos anos e o crescimento em volume de negócio permitem-nos ao dia de hoje sermos mais competitivos e considerados como uma empresa de referência no setor aeronáutico nacional na laminação manual de prepeg carbono.

Quais os fatores diferenciadores da empresa que a destacam face à concorrência?

As quatro Certificações Nadcap que possuímos, nomeadamente Processo de Compósitos, Processo de Pintura, Processo Ultrassons manual e automático (peças monolíticas e peças sandwich) e Processo de Inspeção e Medição são fatores de referência e de competitividade. No entanto, considero que o skill dos nossos colaboradores e a sua formação especifica é sem dúvida a nossa maior competência, somos uma equipa jovem e dinâmica, com elevada destreza na laminação manual, com conhecimento técnico especializado e possuímos os meios industriais adequados e qualificados pelo cliente. A nossa dimensão permite-nos ter grande flexibilidade produtiva, uma condição necessária para a rápida resposta a alterações, pedidos de pequenas series e prestação de serviços. Tudo isso nos posiciona de forma destacada no mercado e na cadeia de fornecimento do setor aeronáutico e aeroespacial.

Como a Caetano Aeronautic pretende alinhar-se com as novas tendências e inovações, face à sustentabilidade e digitalização na indústria aeroespacial?

A procura contínua por processos mais eficazes, mais eficientes e com menos desperdício é um valor sempre presente nas nossas equipas. Anualmente, desafiamos os colaboradores a liderar e a participar em projetos de melhoria com objetivo de alcançarmos uma maior sustentabilidade da empresa e a redução do consumo dos recursos naturais. A digitalização dos processos faz parte da nossa visão futura e a experiência e lições aprendidas de outras empresas, nomeadamente, dos Grupos dos quais fazemos parte, serão por nós aplicadas para garantirmos o sucesso na sua implementação.

Quais as metas futuras da Caetano Aeronautic em termos de inovação e expansão? Existe alguma iniciativa ou projeto específico que pretende destacar?

Na Caetano Aeronautic estamos sempre disponíveis para abraçar novas tecnologias, adquirir novos conhecimentos e novas competências. Este ano está a ser um ano de enormes desafios internos. Estamos na fase final de industrializar um novo programa para um novo cliente, que nos deu a oportunidade de, para além dos processos já implantados (laminação e cura, recorte automático, medição tridimensional e ultrassons automático), avançarmos para a montagem de componentes, algo que seguramente nos irá abrir novas oportunidades de negócio, pois O NOSSO FUTURO COMEÇA EM 2024.

You may also like...