Credibilidade, rigor e inovação

A CONSULAI é uma empresa de consultoria de referência que atua nos setores agrícola, alimentar, florestal, do mar e do desenvolvimento rural. Com um compromisso sólido com a inovação e a sustentabilidade, a CONSULAI oferece soluções integradas e personalizadas que ajudam a transformar desafios em oportunidades. A empresa trabalha lado a lado com os seus clientes, promovendo práticas avançadas que estimulam a eficiência, a competitividade e o desenvolvimento sustentável, como refere em entrevista, Luís Mira da Silva, Sócio da CONSULAI.

 

Luís Mira da Silva, Sócio

 

A CONSULAI foi reconhecida com o Estatuto Inovadora‘24. Qual a importância desta conquista e como esta reflete o compromisso da empresa com a inovação, o crescimento sustentável e em manter a sua posição de destaque?

O Estatuto é obviamente importante, porque reconhece aquilo porque lutamos todos os dias. Mas o compromisso existe com ou sem estatuto. Quando criámos a CONSULAI, selecionámos três valores que deveriam estar na base de tudo o que fazemos: a credibilidade, o rigor e a inovação. Se houvesse um estatuto para a credibilidade e outro para o rigor, faríamos tudo para ter também esses reconhecimentos. Estão os três na nossa génese e no nosso dia a dia. Mas é uma luta diária, e de toda a equipa. E é obviamente mais fácil dizer do que fazer. O reconhecimento é apenas a “cereja em cima do bolo”.

Criada em 2001, a CONSULAI tornou-se na maior empresa de consultoria nos setores agrícola, alimentar, florestal, do mar e do desenvolvimento rural em Portugal. Como descreve o percurso e posicionamento da empresa?

A CONSULAI tem crescido de uma forma segura e sustentável, todos os anos. Mas crescer é difícil. Existem dores de crescimento e às vezes demoram a passar. Podíamos ter crescido de forma mais rápida, mas os riscos seriam maiores, e não podemos abdicar em nenhum momento dos nossos valores. A inovação está naturalmente na base do nosso crescimento. Mas se abdicamos uma vez que seja do rigor, ou se achamos que a credibilidade é um valor relativo a que podemos dar menos importância aqui ou ali, não vamos longe. O nosso posicionamento é este e, como disse antes, é mais fácil dizer do que fazer. É uma luta de todos os dias. Crescer sim, mas crescer com segurança e de uma forma sustentável.

A CONSULAI é parceira dos melhores projetos nacionais, do setor agrícola e agroalimentar, ao mesmo tempo que desenvolve parcerias com projetos internacionais. Que projetos pode destacar e qual a sua importância na trajetória de sucesso da organização?

É muito difícil destacar um projeto, ou dois ou três. Talvez seja mais fácil dizer quais são os projetos que, de uma forma geral, são mais importantes, e porquê. Para mim há dois aspetos que são determinantes. O impacto que criamos e o que aprendemos. às vezes, apostamos num projeto novo só porque acreditamos que é inovador, porque nos vai ajudar a saber mais, ou porque acreditamos que vai ter um impacto grande no setor. E pronto. Não resisto a destacar um. Há cerca de um ano, criámos uma iniciativa, chamada B-Rural (https://b-rural.com/), com o objetivo de comunicar o setor agrícola de forma positiva, e desmistificar algumas questões que afetam negativamente a imagem da agricultura em Portugal. Conseguimos, entretanto, que as organizações mais importantes do setor se juntassem a nós, e tem sido uma curva de aprendizagem fantástica. O impacto também tem sido enorme. Até agora não ganhámos um euro, antes pelo contrário. Foi só investimento. Mas é assim que crescemos e que nos tornamos mais fortes.

Quais são as principais tendências que a CONSULAI  identifica para o futuro do setor agrícola nos próximos cinco a dez anos? De que forma a empresa está a preparar-se para dar resposta aos desafios do setor?

As tendências são muitas e algumas imprevisíveis. Não consigo num parágrafo ou dois fazer esta análise de forma séria. Mas a forma como nos estamos a preparar é simples. Estamos sempre atentos ao que se passa em nosso redor, e vamos continuar a fazer o que fizemos até agora, e com base nos mesmos valores de sempre. Nos últimos dez anos, e como assinalámos no B-RURAL, a agricultura evoluiu muito. Nos próximos dez anos vai evoluir ainda mais. Nós temos uma equipa fantástica, muito jovem e altamente qualificada, e estamos por isso bem preparados para acompanhar e promover essa evolução.

You may also like...