CGA – Construções e Gestão Açoriana lda. : Construir (n)os Açores

A CGA – Construção e Gestão Açoriana Lda., gerida por Rui Câmara e Pedro Pacheco, é já considerada uma das principais empresas de construção dos Açores. Sedeada em Ponta Delgada conta com três anos de existência e mais de 100 colaboradores.

Rui Câmara – nosso entrevistado – conta com mais de 20 anos de experiência na área da construção civil. Questionado sobre a origem da CGA o empresário esclareceu: “Eu já tinha uma empresa ligada ao setor e o meu sócio também. Eu dedicava-me aos acabamentos e ele à construção pelo que decidimos unir-nos numa empresa só”. Desta união surgiu a CGA – Construção e Gestão Açoriana que se dedica à construção e reabilitação de edifícios num conceito chave-na-mão: “Desde o projeto até à entrega da obra concluída”, frisou.

Turismo alavanca a construção
Com a crescente procura pelo destino Açores, a construção tem ultrapassado uma fase muito positiva na ilha micaelense: “Estamos numa fase mesmo muito boa, há muita construção nova, muita reabilitação, muita requalificação e muito investimento a acontecer”, confidenciou-nos o empreiteiro.
Com obras garantidas até, pelo menos, 2023 a CGA trabalha quase em exclusivo com investimento privado e denota que “cerca de 70 por cento desse investimento é feito por estrangeiros que veem potencialidades turísticas na nossa ilha”. Do leque de projetos que se encontram em desenvolvimento, Rui Câmara destacou o Hotel Verde Mar (que irá ser inaugurado no verão deste ano), dois hostels no centro de Ponta Delgada, um alojamento local em Ponta Garça e outro em Nordeste.
O elevado número de obras em construção justifica a existência de 120 colaboradores afetos à CGA – Construção e Gestão Açoriana: “Cerca de 60 por cento dessa mão de obra é qualificada, no entanto, notamos que é cada vez mais difícil encontrar jovens que se interessem por aprender e trabalhar neste setor”, lamentou o nosso entrevistado.

14
As principais características desta empresa prendem-se com a utilização de materiais exclusivos e topo de gama e com o cumprimento de todos os prazos de entrega das suas obras: “Nós nunca falhamos com um prazo de entrega. Nem que o material venha de avião. É um ponto de honra para nós o cumprimento do prazo de entrega da obra. Nós somos das empresas mais caras do mercado, mas asseguramos um serviço completo e de excelência”, garantiu-nos Rui Câmara.
Por outro lado, e para além da construção civil, a CGA – Construção e Gestão Açoriana também se dedica a outra atividade: a distribuição de materiais de construção pelos lojistas das várias ilhas do arquipélago. Tudo começou devido à lacuna existente nos stocks dos lojistas e armazenistas da ilha: “Uma das principais dificuldades com que as empresas de construção, localizadas nas ilhas, se deparam é com o atraso no fornecimento dos materiais. É muito caro e os barcos não têm capacidade para o abastecimento necessário para satisfazer as nossas necessidades. Outra grande dificuldade encontra-se na revenda, as lojas de materiais de construção não têm capacidade de fornecer aquilo que nós queremos comprar”. Conscientes desta realidade, os administradores da CGA começaram a agrupar todo o material que mais gastam e a comprar diretamente às fábricas: “Atualmente fornecemos também os lojistas. Trazemos para cá o material em grandes quantidades e fazemos o nosso próprio stock. Por causa disso, tornámo-nos em revendedores, distribuidores e aplicadores desses materiais, alargando assim o core business da nossa empresa”, esclareceu.
Em final de conversa, o nosso entrevistado confidenciou: “A construção civil é, para mim, mais uma paixão que uma profissão. O facto de ver algo surgir do nada, evoluir e depois de um tempo ver a obra concluída fascina-me. Acompanhar todo este processo é muito gratificante, dá gosto”.

You may also like...