CEIA- o maior centro português de hipismo
O CEIA – Centro Equestre Internacional de Alfeizerão é um complexo direcionado para o hipismo, mas com um conjunto de infraestruturas independentes para servir o cliente de forma personalizada e com qualidade. Rogério Nunes, Gerente, assume que o centro é atualmente um forte veículo de promoção do distrito a nível nacional e internacional.
O centro Equestre Internacional de Alfeizeirão (CEIA) tem, atualmente, uma das maiores pistas cobertas de hipismo da Europa. Como se atinge esta dimensão? É resultado da grande procura pela modalidade?
O CEIA possui atualmente: quatro pistas cobertas, três descobertas, qualquer delas preparadas especificamente para o hipismo, nas suas várias vertentes. Esta dimensão foi atingida com trabalho, investimento e pretensão de atrair jovens, alguns familiares. Não é resultado de grande procura pela modalidade, se tomarmos por comparação outras.
No entanto, o CEIA tem muito mais para além do hipismo, existem muito outros serviços como a criação de cavalos, a escola, o restaurante, lojas?
Para além do hipismo, estão ao serviço do público em geral: Restaurantes, Pastelaria/Confeitaria, assim como outras lojas. Também o CEIA se dedica à criação selecionada de equinos, de várias raças, tendo ainda em permanente atividade uma Escola de Equitação para iniciados, além de um centro de treinos dedicado aos equitadores que treinam e são treinados para obterem melhores performances e preparação para provas.
Equitação de trabalho, Trec, Horseball, Volteio artístico e Pentatlo, são várias as atividades que podemos encontrar no Centro?
São várias as modalidades equestres que se podem praticar no CEIA.
Todos os amantes do hipismo têm a possibilidade no CEIA de obter uma formação prática?
Estamos preparados para fornecer e proporcionar, a qualquer amante da modalidade, condições práticas, mas também aulas teóricas e técnicas, dirigidas às várias formações do Hipismo.
As empresas ou grupos organizados podem realizar várias atividades no Centro, como almoços ou passeios?
Estão os nossos departamentos de restauração – Restaurantes e Pastelaria – preparados e equipados para fornecer diariamente, nas nossas instalações, aproximadamente 700 refeições diárias – exceto às Terças-feiras, dias de descanso – além de solicitações para o exterior. Efetuamos passeios acompanhados, por técnicos profissionais e experimentados, que garante segurança aos grupos em passeio, que querem desfrutar e conhecer a nossa região – Praias, Campos, Monumentos, Aldeias e outras ofertas que o concelho de Alcobaça oferece.
Organizam passeios equestres, em parceria com operadores de turismo, que contribuem para o enriquecimento histórico local e apoio gastronómico e de alojamento. São também promotores do turismo equestre?
Apesar de jamais, o CEIA ter recebido qualquer ajuda ou colaboração do Município de Alcobaça, somos um grande veículo de promoção do distrito, não só no espaço nacional, mas também no internacional, proporcionando aos hotéis, fabricantes de produtos, artigos regionais e outros operadores, não só a expansão dos seus nomes e marcas, mas também resultados na faturação dos seus serviços e produtos.
Damos a conhecer que organizamos anualmente 22/23 concursos oficiais, que fazem parte integrante dos calendários da Federação Equestre Portuguesa.
Para que se possa realizar qualquer um dos concursos são obrigatórios oficialmente: Diretor de Competição, Júri de Terreno composto por 3 técnicos, Comissão de Recurso, Chefe de Pista, 3 delegados técnicos, 3 comissários, Veterinário Oficial, Serviço de Saúde, Cronometrista, Informático (composto por 2 técnicos, com toda a informação online), Secretariado, o que faz normalmente um staff de 18/20 pessoas, além de colaboradores diversos para outros trabalhos.
Por regulamento, temos que alojar e alimentar estes técnicos, sendo da nossa inteira responsabilidade estes atos assim como os seus custos.
Se equacionarmos que, 22 concursos ano, vezes mínimo de 4 dias por concurso, é igual a 88 dias, o que multiplicado por 18 técnicos, perfaz cerca de 1584 diárias, só da nossa responsabilidade. Se acrescentarmos: concorrentes, treinadores, acompanhantes, e outros, verifica-se o impacto que a região de Alcobaça, beneficia com os factos descritos.
O CEIA espera, que a Câmara Municipal de Alcobaça, reconheça as nossas valências, o nosso trabalho e o interesse do mesmo, para toda a região, tal como já outos municípios, por todo o país o fazem – alguns bem próximos. Tomamos ainda a liberdade de lembrar a colaboração dos nossos colaboradores, e que o CEIA não só paga aos mesmos, como nada deve aos departamentos estatais.