Brick Engenharia: Brick em constante crescimento

É possível descrevê-lo com poucas palavras, mas fortes. Exigente, direto e competente, Nuno Barroso, CEO da Brick, falou-nos do seu mais recente projeto e da expansão da empresa. O que ninguém sabe, é que guarda consigo um especial gosto por abraçar outros mercados, nomeadamente o difícil e exigente mercado britânico.

Foi no ano de 2006 que fundou a empresa que atualmente lidera: uma das mais inovadoras e promissoras do setor dos serviços de engenharia na área da avaliação imobiliária e de equipamento, assim como da peritagem. Expandida a nível nacional, a Brick decidiu novamente surpreender o mercado e apostar num projeto, que embora já exista em Portugal, será marcado pela diferença e inovação.

Consultoria de Peritagem
O projeto é inovador, diferenciador e promete poupar dinheiro aos clientes.
A empresa desenvolveu novas ferramentas de trabalho e metodologias diferentes, comparativamente a quem já está a aplicar este método de peritagem no mercado tradicional.
Trata-se de um serviço onde será executada a peritagem multirriscos e consultoria de peritagem para as seguradoras, como por exemplo, de habitação, furto ou roubo e danos por água, etc., bem como peritagem de grandes riscos. Neste âmbito, o serviço será acompanhado por software georreferenciado desenvolvido na Brick, que permitirá a qualquer perito trabalhar a partir do local onde se encontra e, no decorrer da peritagem, será possível acompanhar todo o processo no escritório.
A vantagem para as seguradoras será evidente no que concerne à questão monetária: “Pretendemos prestar um serviço às seguradoras que permita, por exemplo, reduzir em cerca de 30 por cento o valor atual de indemnizações pagas, por ano”. Admite terem know-how sobre o setor muito específico e consideram validar o trabalho feito por terceiros, o que permitirá aos clientes ter a perceção concreta de até que ponto é que estão a ser ludibriadas: “Só depois dos clientes verem e perceberem como é que estamos a trabalhar é que se vai realmente desenrolar todo o processo”.

“Desenvolvimento e investimento”
Relativamente ao cumprimentos de prazos SLA – Service Level Agreement, a Brick irá ter prazos mais curtos, mas que asseguram uma qualidade técnica muito superior, devido ao desenvolvimento de tabelas já certificadas de custo de mão-de-obra e materiais que variam consoante as diferentes zonas do país (e que são atualizadas em curtos períodos de tempo, não só consoante a inflação, mas também consoante o conhecimento da empresa no mercado e da experiência que estão atualmente a ter). Juntamente com entidades credenciadas de cariz nacional, procederam à certificação destas tabelas, tendo posteriormente avançado para o desenvolvimento do ‘web based’ software.
O serviço foi preparado para ser vendido a seguradoras, clientes particulares e a empresas que dele necessitem, como por exemplo, empresas de NPL – Non-Performing Loans, que fazem a gestão de crédito malparado. Este tipo de cliente solicita à Brick, com bastante frequência, avaliações que acabam por necessitar de verificação de patologias, ou seja, aferição do estado de conservação do bem e das necessidades específicas de intervenção de forma ao investidor perceber qual o risco associado ao investimento. Isto irá permitir compreender na hora, após a chegada do perito ao imóvel, quais os custos associados à resolução dos problemas construtivos evidenciados, sem o cliente ter de recorrer a prestadores diferenciados e especializados em diferentes artes, reduzindo também aí os custos. É um serviço que pode ser automaticamente validado e que é enviado para as seguradoras ou para o cliente de forma muito célere.
Labora com peritos e investigadores altamente qualificados e com nome no mercado, que tem vindo a acompanhar a evolução do mesmo, tanto a nível de inflação como a nível de evolução de preços, mão-de-obra e materiais: “Conseguem reconhecer facilmente determinadas situações de fraude e que, sobretudo, ajudam as seguradoras a assegurar os seus valores. Trabalhamos com os melhores peritos que existem no mercado”, reiterou.
O serviço está em fase de arranque e a começar a ser vendido!

Rigor e Competência
Trabalha com o setor da banca há alguns anos e, atualmente, o alvo de crescimento continua a ser este setor. Nuno Barroso começou a redirecionar a empresa para a área dos fundos de investimento onde fez, juntamente com a equipa, uma forte aposta nesse sentido. Começaram a ganhar novos clientes na área de ‘fundos’ e o departamento de avaliação continua a crescer de forma sustentada, mas admite que neste momento o investimento passa mais pelos fundos do que propriamente pela banca: “É uma questão de perceber qual é o caminho que temos de percorrer. Todos nós sabemos que com o aumento de custos que decorreu da implementação lei 153/15, do RGPD e outros, temos cada vez mais dificuldades”. Admite ainda, que “os peritos externos têm vindo a queixar-se de forma resoluta e veemente quanto aos honorários, sendo necessário e urgente que os clientes tenham a perceção de que os honorários têm forçosamente que subir, acompanhando a normal e transversal subida de preços verificada em Portugal. Os honorários afetos ao setor não podem depender de SLA’s, mas sim da qualidade evidenciada no trabalho”.

Passado, Presente e Futuro
Entre fases boas e menos boas, Nuno Barroso admitiu que quando criou a Brick, percecionava uma evolução natural ao nível da que atingiu ou até um pouco mais além. Já vivenciou de perto uma crise e pensa que poderá vir a viver outra em breve, referindo: “Trazem novas oportunidades, novidades e desafios. Só tenho de me queixar de mim se não evoluí ou vier a evoluir mais”.

“Os desafios fazem-nos sempre crescer. Sair da zona de conforto é a única forma de evoluirmos”.

Com um gosto próprio em abraçar o mercado inglês, Nuno Barroso identifica-se com o país devido à sua exigência e transparência. Já foi desafiado para internacionalizar a Brick, mas entendeu que ainda não era o momento. Tal como em Portugal, em Inglaterra existe uma grande luta pelos honorários: “Continuamos a estar num patamar muito inferior ao que deveríamos estar como técnicos”.
Por outro lado, a maior preocupação, atualmente, para o nosso entrevistado é ter cada vez mais qualidade técnica, melhores prazos, melhores e mais motivados profissionais e sustentar o crescimento.

Era de mudanças e seleção
A procura intensiva, de mais de um ano, levou a equipa Brick, do Porto, ao rumo certo! Mudou de instalações no início deste ano devido à necessidade de espaço, encontrando-se atualmente localizados no Edifício Olympus II, na Avenida D. Afonso Henriques, em Matosinhos. Porém, com a elevada necessidade de se expandirem, decidiram abrir um espaço em Lisboa, também no início deste ano, na Avenida da República: “Foi o sítio certo à hora certa e concretizou-se”.
Com dez colaboradores internos no escritório do Porto e em fase de contratação de mais dois internos em Lisboa, contam sensivelmente 80 colaboradores externos na área da avaliação imobiliária. Na área da peritagem e consultoria de peritagem, têm cerca de 65 peritos. Vão querer complementar ainda mais os serviços com mais colaboradores para poderem “crescer de forma calma e segura”, mas admite a dificuldade em empregar trabalhadores competentes. O processo de recrutamento, de engenheiros e arquitetos, é realizado através de empresas de Recursos Humanos, “feito com tempo e com calma”. São contratados profissionais com cursos de peritagem, registados na CMVM, como também recém-licenciados com disponibilidade para aprender: “Tento que as pessoas que trabalham comigo se sintam motivadas e envolvidas no projeto. Se não houver exigência, competência e qualidade técnica, não estamos aqui a fazer nada”, finalizou.

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